PL deve obrigar União a reembolsar municípios | MUVUCA POPULAR

Sábado, 22 de Setembro de 2018

GERAL Quarta-feira, 11 de Julho de 2018, 14h:50 | - A | + A




PL deve obrigar União a reembolsar municípios

Por: Redação

Quando um paciente da rede pública precisa de um tratamento, muitas vezes recorre à Justiça para obrigar o poder público a realizar a compra de medicamentos. Quando essa conta recai sobre os municípios, eles são obrigados a remanejar um orçamento apertado e que já estava previamente determinado.

Em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 2008 até 2015, foi observado um crescimento de 1000% nas demandas judiciais atendidas. Os valores foram de 103 milhões de reais em 2008 para 1 bilhão de reais em 2015.

Para resolver essa questão, uma proposta (PL 4869/16) obriga a União a ressarcir gastos de estados e municípios com a compra de medicamentos determinada por decisão judicial.

O autor da medida, deputado Fabio Souza (PSDB-GO), defende que a medida deve proteger os pacientes que não podem ser prejudicados pela falta de medicamentos.

"Porque o cidadão precisa ter seu medicamento. Muitas das vezes, o uso continuo e que em caso não venha usá-lo poderá acarretar numa piora da sua saúde, e quem sabe até a morte dependo do tratamento que ele estava sustentando. "

Mesmo previsto na Constituição, segundo Igor Roque, presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, o Estado tem falhado nos seus deveres básicos, pela falta de recursos.

"O acesso à saúde, o direito à saúde, o medicamento todo é um direito do estado e está previsto na Constituição, mas o estado alega uma limitação de recurso que, na nossa concepção, é muito mais um problema de gestão para (...) não conceber. Então a gente tem os hospitais como estão, o caos que é a saúde pública no Brasil."

O projeto tenta sanar um problema que afeta principalmente os municípios. Eles são obrigados a mexer em seus orçamentos, anualmente pré-determinados para cobrir as decisões judiciais. O deputado Fabio Souza defende que a União seja solidária nesse pagamento.

"O que eu quero é a que a união participe. A união não pode ficar de fora principalmente quando os municípios passam por imensas dificuldades financeiras... então a prefeitura continua arcando, continua honrando essa decisão judicial, esse compromisso para com seus munícipes, para com seus cidadãos então depois ela pode cobrar da união federal que ela vai ressarcir o gasto que foi feito."

O projeto que obriga a União a cobrir gastos de estados e municípios na compra de medicamentos feita por decisão judicial foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social, e segue para análise da Comissão de Finanças e Tributação.

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do MPopular. Clique aqui para denunciar um comentário.

comentários

coluna popular
Wellington reúne centenas de pessoas em caminhada
Morrem peixes em massa na Salgadeira
Mulher chora ao encontrar "o professor"
Seria machismo?
O que explica o MDB apoiar Mauro Mendes?

Últimas Notícias
22.09.2018 - 14:11
22.09.2018 - 13:54
22.09.2018 - 13:52
22.09.2018 - 12:18




Informe Publicitário