Igreja Batista Getsemâni

Secretário de Saúde propõe terceirização do novo Pronto Socorro

Reunião extraordinária foi marcada para esta sexta-feira (9)

Helena Corezomaé

O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá irá se reunir amanhã (9), ás 14h30, no auditório da Secretaria de Saúde para discutir a pauta: “Novo Modelo de Gestão do Novo Pronto Socorro de Cuiabá”.

A reunião extraordinária foi convocada pelo Secretário Municipal de Saúde, Huark Douglas Correia, que também atua como presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Conforme denuncia, de um dos membros do Conselho que preferiu não se identificar, o objetivo da reunião é articular uma forma de terceirizar o funcionamento do novo Pronto Socorro da Capital, que será inaugurado em dezembro.  

Em 2011, quando a prefeitura era comandada por Chico Galindo, a administração tentou estadualizar os Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande. Na época, a medida foi barrada pelos Conselheiros.

Porém, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde agora é tentar terceirizar a administração do Hospital, sem que aconteça uma ampla discussão com a sociedade cuiabana.

Segundo um dos conselheiros a intenção da atual gestão é entregar a administração do novo Pronto Socorro para Empresa Cuiabana de Saúde, que foi criada em 2015.

A Empresa Cuiabana tem equipe própria e terá liberdade para efetuar contratos profissionais e aquisição de equipamentos, diferentes do que ocorre na administração direta feita pela Secretária de Saúde, cujos procedimentos precisam se submeter a processos licitatórios.

A reunião entre os conselheiros de saúde está marcada para esta sexta (9) e será aberta ao público.


Fonte: MUVUCA POPULAR

Visite o website: http://www.muvucapopular.com.br