EM DEFESA DA SOCIEDADE

Bom de bola prefeitura cuiaba novembto

Fora de controle

Artigos

Redação 170 acessos 1


ROSIVALDO SENNA

Muitos cidadãos - algumas convivendo diariamente com o problema - insistem em dizer que a violência que assola Cuiabá é, nada mais, nada menos, o reflexo do que vem acontecendo em todo o País. Tal "conceito", apesar de certa lógica, é muito perigoso, já que está servindo de parâmetros para que algumas autoridades justificarem o aumento da violência na Grande Cuiabá e a sua incapacidade em dar segurança à população. 

Se aceitarmos isso como exemplo, poderemos dizer, tranquilamente, que o quadro não será revertido e em questões de dias outra instituição, a dos marginais, poderá estar controlando tudo. Antes de qualquer tipo de comparação, é necessário que se faça uma divisão - principalmente levando-se em contas as proporções - do que acontece nos chamados grandes centro do Brasil e no mundo. 

E enquanto essa separação não é feita, os marginais caminham para o domínio total. Em Mato Grosso temos tudo para contornar tal situação e evitar o descontrole total. Basta que as autoridades da área de segurança façam alguma coisa. O combate à violência, é bom deixar bem claro, não se resume apenas a ação policial. O Cancro, podemos assim dizer, passa, necessariamente, pela Educação. E é ai que entra o Governo e as instituições não governamentais. 

Na teoria, é muito fácil dizer que a fome, a miséria e o descaso não justificam quaisquer atos de violência. Porém, na prática a coisa é bem diferente. Uma barriga vazia e o isolamento social leva o cidadão, principalmente se ele não tem uma boa formação cultural, a aos extremos e violentos. 

A impotência diante deste quadro de violência, acaba mudando muitos conceitos, a ponto de alguns defenderem a atuação de justiceiros na cidade para eliminar aqueles que a polícia, sequer, consegue prender. E olha que mesmo de forma acanhada, tais grupos já estão agindo. Seguidamente, são encontrados cadáveres crivados de balas e a maioria deles com nenhuma boa folha de serviços prestados em favor da comunidade. Pelo contrário. 

Porém, este não é o caminho. Afinal, ninguém tem o direito de fazer justiça com as próprias mãos. Mas o que fazer quando a violência começa a fugir do controle? 



ROSIVALDO SENNA é jornalista em Cuiabá 

O que dizem sobre isso?

  1. ESSE ROSIVALDO SENNA (JORNALISTA?) É UM DESQUALIFICADO ISSO SIM! CRIMINALIDADE NADA TEM A VER COM POBREZA, COM FOME OU COM ISOLAMENTO! ISSO NÃO JUSTIFICA! ISSO É UMA DESCULPA PARA COMETER O CRIME! QUANTOS CRIMINOSOS AÍ, TEM GRANA QUE A MAIORIA DOS BRASILEIROS NUNCA VIU NA VIDA! PROVENIENTE DE ONDE? DA CRIMINALIDADE! O PROBLEMA SE RESOLVE, IGUAL A UM POLICIAL FEDERAL DISSE: VIOLÊNCIA SE COMBATE COM MAIS VIOLÊNCIA - OS BONS ELIMINANDO SUMARIAMENTE OS MAUS ELEMENTOS, INCLUSIVE NA CADEIA (QUE TIVESSE MAIS UNS CEM CARANDIRUS POR ANO). A POLICIA ACERTANDO TIROS BEM NO MEIO DA TESTA. QUE VENHAM AS MILICIAS E AOS MONTES. VENDEU DROGA ILICITA = MORTE; ROUBOU = MORTE; MATOU, SEQ

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG