EM DEFESA DA SOCIEDADE

Assembleia março LEI

Ságuas Moraes denuncia que Brasil, Argentina e Paraguai trabalham pelo enfraquecimento do Mercosul

Deputado lembrou que os governos Lula e Dilma trabalharam para fortalecer o Mercosul

Brasil

471 acessos

Ságuas Moraes denuncia que Brasil, Argentina e Paraguai trabalham pelo enfraquecimento do Mercosul

O deputado federal Ságuas Moraes (PT) denunciou esta semana, durante sessão plenária do Parlasul, em Montevidéu, a atuação dos governos do Brasil, Argentina e Paraguai para enfraquecer o Mercosul. A sessão foi esvaziada em função da ausência de deputados argentinos que não tiveram suas diárias pagas pelo governo Macri.

“Há uma atuação conjunta desses três Países para prejudicar o Mercosul, o que é um absurdo pois o bloco visa o fortalecimento comercial, cultural e a integração Sul Americana”, disse o deputado.

Ságuas Moraes lembrou que os governos Lula e Dilma trabalharam para fortalecer o Mercosul. “A América do Sul possui 400 milhões de habitantes. É uma região que detém um potencial econômico, cultural e turístico fantástico, por isso o Mercosul foi tratado com prioridade pelos nossos governos do PT. Mas infelizmente o atual governo do Brasil com sua visão caolha tem trabalhado pelo enfraquecimento do bloco”, disse.

O deputado criticou a reorientação da política externa brasileira que voltou a priorizar os interesses dos Estados Unidos. “Enquanto nosso governo estabeleceu relações multilaterais com a África e a Ásia, enquanto nós criamos os BRICs e a China passou a ser nosso principal parceiro comercial, o atual governo voltou a puxar o saco dos Estados Unidos”.

Segundo o parlamentar, “nesse puxa-saquismo” o chanceler José Serra (PSDB) está passando por uma saia justa, pois confiante na eleição de Hillary Clinton à presidência Americana declarou no final de julho, que uma vitória de Donald Trump seria um pesadelo. “Com a vitória do republicano, o Serra está agora com dificuldades de se justificar”, ironizou. 

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé