EM DEFESA DA SOCIEDADE

Conciliação prefeitura

PGR denuncia Bolsonaro por racismo, e seu filho por ameaças a jornalista

O deputado federal pelo Rio de Janeiro comparou negros a animais

Brasil

Redação 1107 acessos 12

PGR denuncia Bolsonaro por racismo, e seu filho por ameaças a jornalista

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) por racismo praticado contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. Filho de Jair e igualmente deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também foi denunciado por ameaçar uma jornalista. Se condenado, Jair Bolsonaro poderá cumprir pena de reclusão de um a três anos; a PGR também pede o pagamento mínimo de R$ 400 mil por danos morais coletivos. Já no caso de Eduardo, a pena prevista – de um a seis meses de detenção – pode ser convertida em medidas alternativas, desde que sejam preenchidos os requisitos legais.

Jair Bolsonaro – Durante palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril do ano passado, em pouco mais de uma hora de discurso, Jair Bolsonaro usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais. Na denúncia, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, avalia a conduta de Jair Bolsonaro como ilícita, inaceitável e severamente reprovável. Para a PGR, o discurso transcende o desrespeito aos direitos constitucionais dos grupos diretamente atingidos e viola os direitos de toda a sociedade. Ela ressalta que a Constituição garante a dignidade da pessoa, a igualdade de todos e veda expressamente qualquer forma de discriminação.

Logo no início do discurso, amplamente divulgado na internet e na imprensa, o deputado faz um paralelo da formação de sua família para destilar preconceito contra as mulheres: “Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”. Em seguida, Bolsonaro apontou seu discurso de ódio para os índios, impondo-lhes a culpa pela não construção de três hidrelétricas em Roraima e criticando as demarcações de terras indígenas. O ataque a variados grupos sociais continuou mirando os quilombolas. Segundo o parlamentar, essas comunidades tradicionais “não fazem nada” e “nem para procriador eles servem mais”.

Para Raquel Dodge está evidenciado que Jair Bolsonaro praticou, induziu e incitou discriminação e preconceito contra comunidades quilombolas, inclusive comparando-os com animais. Durante o evento, o deputado também incitou a discriminação com relação aos estrangeiros, estimulou comportamentos xenofóbicos e discriminação contra imigrantes – o que é vedado pela Constituição e pela lei penal. A denúncia reúne ainda outros discursos de Jair Bolsonaro contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros.

Eduardo Bolsonaro – Por meio do aplicativo Telegram, Eduardo Bolsonaro enviou várias mensagens à jornalista Patrícia de Oliveira Souza Lélis dizendo que iria acabar com a vida dela e que ela iria se arrepender de ter nascido. Questionado se o diálogo se trataria de uma ameaça, respondeu: “Entenda como quiser”. O parlamentar escreveu ainda diversas palavras de baixo calão com o intuito de macular a imagem da companheira de partido: “otária”, “abusada”, “vai para o inferno”, “puta” e “vagabunda”. A discussão ocorreu depois que Eduardo Bolsonaro postou no Facebook que estaria namorando Patrícia Lélis, que nega a relação. Além de prints das conversas que comprovam a ameaça, a vítima prestou depoimento relatando o crime.

Analisando os fatos, Raquel Dodge concluiu ser clara a intenção do acusado de impedir a livre manifestação da vítima, e para isso a ameaçou. Como a pena mínima estabelecida a Eduardo Bolsonaro é de um ano de detenção, ele pode ser beneficiado pela Lei de Transação Penal, desde que não tenha condenações anteriores, nem processos criminais em andamento. Caso seja interesse do denunciado, ele deve apresentar certidões de antecedentes criminais do Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e das Justiças Federal e Estadual de São Paulo e do Distrito Federal. Se cumprir as exigências legais, a proposta de transação penal é para que Eduardo Bolsonaro indenize a vítima, pague 25% do subsídio parlamentar mensal à uma instituição de atendimento a famílias e autores de violência doméstica por um ano, além de prestação de 120 horas de serviço à comunidade. O relator do caso no STF é o ministro Roberto Barroso.

Assessoria MPF

O que dizem sobre isso?

  1. Seu "mito" já está desmitificado: racista. É melhor jair se explicando à justiça.

  2. O MITO VEM AI É MELHOR JAIRSEACOSTUMANDO

  3. Pois é, o Datena agora acaba que passar mais um trecho da entrevista com o Bolsonaro, em seu novo programa que estreia no domingo...Agora É Com o Datena. Explicou que a entrevista vai passar na íntegra no próximo domingo, e que terá 5o minutos de duração. Vamos assistir pra ver os posicionamentos do Bolsonaro, em diversos setores. Hoje o Bolsonaro e o Datena concluíram que o Sistema e a Rede Globo não querem Bolsonaro de jeito nenhum. Por que será? Datena informou que tava marcado com ele uma entrevista no programa do Jô Soares, e foi cancelada pela Globo. Tem um turma que não gosta que as pessoas expressem sua opinião...doa a quem doer. Tem que ser tudo politicamente correto. Ficam só naquela de fazer o povo gravar como quer o Brasil...aí, o programa Encrenca da RedeTV fez uma sátira igualzinho, onde a pessoa tá gravando na rua, passa um ladrão e rouba o celular da gravação. Em determinados lugares do Brasil, se a pessoa tirar o celular pra gravar alguma coisa, tá assinando sua sentença de morte. Alguma facção criminosa já tomou conta. É um perigo.

  4. Esse jumento de calças não ganha essas eleições apesar dos votos de muitos outros jumentos e burros. Fascistas não passarão.

  5. Pai ,filhos ,netos ,avós ,genros ,irmãos ,noras ... todos na politica . E mais ..ai eu fraquejei e fiz uma MULHER !!! - Eu só sei matar , não sei administrar ,para isso tenho uma equipe de... - Você não merece ser estuprada ,pois é feia ... Pérolas de um CAFAGESTE !!!

  6. CARLOS, O QUE CHAMA OS BOLSONAROS (PAI E FILHO) DE TRASTES, VOCE É VIADINHO É? É GAYZINHO? É ENRUSTIDO? SÓ PODE!

  7. Para votar nesses dois trastes só pessoas iguais a eles, homofóbicos, machistas e folgados, além de corruptos.

  8. Hoje na pré estréia do novo programa do Datena...Agora É Com o Datena...o Bolsonaro foi entrevistado e deu todas as explicações sobre este caso desta matéria. Com referência aos quilombolas, o Bolsonaro tá visitando todos no Brasil, identificando quais são produtivos e quais não produzem nada...seu projeto é fazer que todos sejam produtivos. Inclusive verificou que...em alguns podem ser explorados ouro e outros minérios. É, a turma tá querendo é desmoralizar o Bolsonaro pra que ele não seja eleito. O Datena concordou com muitas posições do Bolsonaro. Estão pegando declarações do Bolsonaro fora do contexto. Dentro da lógica tudo que ele diz tá correto. Ele não é contra ninguém.

  9. DIZEM QUE QUANDO A GENTE NÃO GOSTA DE UM "APELIDO" AÍ É QUE ELE GRUDA E FICA, PEGA! O MESMO ACONTECE COM LGBT, VIADOS, GAYS, NEGROS E OUTROS! POR QUE ESSE POVO NÃO FICA QUIETO NO SEU CANTO? GOSTAM DE APARECER? GOSTAM DE PARECEREM O QUE NÃO É? OU MELHOR, NÃO SÃO? POR QUE NÃO TEM ESSE TIPO DE COISA CONTRA BRANCO? PORQUE O BRANCO NÃO FICA COM "CHILIQUES; NÃO DÁ "PITI" POR PICUINHAS! AGORA, ESSES GÊNEROS CITADOS, NÃO SE PODE NEM OLHAR DE CARA FEIRA QUE ESTÃO PROCESSANDO! AH! CONVENHAMOS! A JUSTIÇA TEM COISAS MUITO, MAS MUITO MAIS SÉRIAS MESMO PARA CORRER ARÁS DO QUE CORRER ARÁS DE BOLSONARO E O FILHO POR EXPRESSAREM SUAS OPINIÕES E MUITAS DAS VEZES, A MAIORIA, COM RAZÃO! E A "JUSTIÇA" PERDENDO TEMPO!

  10. Pro Eleitor...sou fã do Trump...posso não concordar com nada que ele diz, mas ele tem uma vantagem, diz o que pensa na cara, na lata. Igual o Bolsonaro. O pior não é esse tipo de pessoa, pois podemos muda-las...o pior são aqueles que escondem o jogo, mentem. Na história temos o exemplo do Júlio César, imperador, a ficha só caiu, quando foi apunhalado pelo filho de criação, e disse: Até, tu, Brutus...Puxa vida! Se o Brutus tivesse revelado quem era realmente antes...nada disso teria acontecido. O mundo ficou hipócrita...as pessoas mentem descaradamente, escondem o jogo. No tocante à Corrupção então, no final vamos acreditar que nem existe isso no Brasil...SÓ INOCENTES. Todo mundo que é pego declara que é inocente. Teve um cara que disse que era o mais honesto do país...já pegou 12 anos, li num Jornal que, se ele for condenado por todas as acusações que tem contra ele, vai pegar 118 anos de cadeia. Era melhor não ter dito que era o mais honesto do Brasil. No fundo acho que o Bolsonaro nem vai ganhar a eleição...não é o candidato do Sistema...é incontrolável, pra ele a Pátria amada Brasil vem em primeiro lugar.Vai ganhar a pessoa que o Sistema puder controlar, manipular.

  11. Vc so pode ser alienado...defender esse tipo de coisa...esses facistas desgracados, racistas e mentirosos, homofobicos, machistas e covardes nao merecem o minimo de confianca....e ainda tem idiota apoiando....vejam as ameacas q ele fez a jornalista e que ele tera q responder...que impeçam a candidatura desse doido...ja tem provas mais que suficientes p isso

  12. Como será que a gente analisa essa notícia? De que jeito? Vou expressar o que penso: cada cidadão tem o direito de expressar sua opinião; posso não concordar com nenhuma palavra que ele diz, discordar de todas. Mas defendo sua liberdade de expressão. Nessa matéria parece que tão atrás do Bolsonaro...onde ele vai, ficam vigiando o que ele diz...pra ver se pegam? Isso pra mim é CENSURA. Pensam...Bolsonaro vai pra tal lugar, vamos lá gravar o que ele vai dizer. Deixa o cara. É evidente que o Bolsonaro não é perfeito, aqui na Terra ninguém é. Até JESUS, quando o chamaram de bom mestre, ele disse: Bom, é só DEUS. Querem um Bolsonaro santo, perfeito, politicamente correto? Pra mim cravar o voto nele...só quero saber sobre a sua HONESTIDADE. Qual é o seu patrimônio? Quantos fazendas tem? Tem triplex? Tem conta em algum paraíso fiscal? Tem muito cara no Brasil, que passou a mão em Milhões ou Bilhões, e dá uma de politicamente correto...santo na aparência. Raquel Dodge cita a Constituição...aquele livro que todo dia é rasgado e jogado na lata do lixo. Principalmente quando a população da raça negra vai no Posto de Saúde e não encontra médico, nem remédio, nem vaga em UTI. Ué, Saúde não é direito constitucional do cidadão e cidadã, seja ele de que raça for. Aí, a pessoa sai do Posto humilhada porque não teve assistência...seu direito constitucional acabou de ser jogado na lata do lixo. Isso acontece todos os dias, em todas as partes do Brasil. O que tá morrendo gente por falta de vaga em UTI não tá no gibi. Aqui em Cuiabá mesmo, outro dia, uma senhora (que por conscidência era da raça negra), levou um tombo em casa, teve traumatismo craneano, precisou urgentemente de uma vaga em UTI...não tinha...como doença não espera vaga de UTI aparecer...MORREU.

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG