EM DEFESA DA SOCIEDADE

Diário de contas novo (TCE)

Vento espalha incêndio no Parque Estadual Serra Ricardo Franco (MT)

Fogo já destruiu 5,8 mil hectares do parque, o que corresponde a 3,8% do total da reserva.

Cidades

Redação 166 acessos

Vento espalha incêndio no Parque Estadual Serra Ricardo Franco (MT)

ombeiros continuam o combate no incêndio no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado na região do município Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo identificado na última quinta-feira (7) e é combatido pelos militares nesse final de semana.

Segundo o último levantamento da corporação, o fogo já destruiu 5,8 mil hectares do parque, o que corresponde a 3,8% do total da reserva.

No combate desse final de semana, uma equipe de militares subiu a serra no extremo norte para realizar combate direto, com uso de soprador, da principal linha que vem ameaçando o parque. Um avião, equipado para combater incêndios florestais, também é usado pela equipe.

No entanto, fortes ventos ocasionaram um novo foco em uma área que já estava extinta, o que proporcionou um rápido incêndio no pasto que adentrou uma área de floresta que faz parte da parte do parque que estava protegido.

Para tentar conter esse incêndio foi necessário mobilizar todos os maquinários que estavam trabalhando no aceiro próximo a serra. Com as rajadas de vento, o fogo se propagou rapidamente para o setor sudeste da reserva dificultando a construção de aceiros.

A equipe, por questões de segurança, foi retirada do local. Um novo aceiro deve ser construído para controlar o incêndio que avança na reserva.

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG