EM DEFESA DA SOCIEDADE

Conciliação prefeitura

Psicotécnico pode eliminar candidato em concurso público

A PM abriu processo seletivo interno para o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos

Cotidiano

Redação 570 acessos 2

Psicotécnico pode eliminar candidato em concurso público

A exigência do exame psicotécnico, de caráter eliminatório, ainda que em processo seletivo interno, de caráter eliminatório, não configura ilegalidade, desde que previsto em lei e no edital regulamentador do certame e seja realizado de forma objetiva, com critérios previamente conhecidos. Com este argumento a Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou o pedido de liminar feito em Mandado de Segurança impetrado por um candidato reprovado em concurso da Polícia Militar (PM).

De acordo com o processo, a PM abriu processo seletivo interno para o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos. Um candidato que é 1º Sargento e integra a corporação há 12 anos foi aprovado nas quatro fases eliminatórias, mas foi reprovado na avaliação psicológica, por não ter demonstrado adequação ao perfil profissiográfico para o exercício do cargo.

Inconformado com a decisão do processo seletivo o candidato impetrou Mandado de Segurança contra o comandante-geral da Polícia Militar. Ao julgar o caso, os desembargadores, à unanimidade, denegaram a ordem, por entenderem que a jurisprudência do Tribunal tem se orientado no sentido de que a exigência do exame psicológico, de caráter eliminatório, para ingresso na carreira militar não fere nenhum dispositivo constitucional, desde que previsto em lei.

Com o indeferimento da liminar, o colegiado determinou a manifestação do comandante da PM, para o julgamento do mérito

O que dizem sobre isso?

  1. O exame psicotécnico é importante, através dele podemos eliminar possível criminosos nas polícias.

  2. Pra que serve isto mesmo hem????? Na Sema tem uma louca de pedra, já passou por quase todos os setores, ninguém suporta "a louca" como é chamada por todos, passou por um PAD e continua lá. Ela adora pregar o "certificado do curso de tiro" na baia dela. Talvez seja por isto que ela não foi avaliada como deveria. Apavora as pessoas. Pra que serve estes exames todos pra tomar posse??? Sinceramente....

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé