EM DEFESA DA SOCIEDADE

Cuiabá humanizada substituição

Livro de Ivan Belém resgata história do teatro, da globalização de Cuiabá e do ilustre Liu Arruda

Cultura

725 acessos

Livro de Ivan Belém resgata história do teatro, da globalização de Cuiabá e do ilustre Liu Arruda

O memorável ator Liu Arruda é a grande estrela da tese de doutorado de Ivan Belém, lançada este mês através do livro “Liu Arruda – A travessia de um bufão”.

O historiador narra o nascimento, brilho e morte do amigo e colega de palco retratando paralelamente o contexto histórico e social de Cuiabá nas décadas de 1980 e 1990 e a contribuição do “Teatro do Oprimido” praticado pelo Grupo Gambiarra diante deste cenário.

Muito além da história de Liu, o autor discorre sobre o período que foi marcado por um forte impacto da globalização em Mato Grosso, refletindo sobre os problemas sociais da época e o papel da arte nesse contexto.

De acordo com o autor, o momento refletiu, principalmente, nas críticas severas ao sotaque cuiabano. Com o trabalho do Grupo Gambiarra, Liu, Ivan e outros atores usam as artes cênicas para valorizar a característica linguística do povo, na contramão das críticas.

“O teatro recupera esse linguajar e leva esse sotaque para as ruas, praças e bares e, inclusive, para o teatro. Com isso, recupera a autoestima do cuiabano, que estava se sentindo desconfortável dentro de sua própria casa”, explica o autor.

Detalhes do cotidiano são narrados por Ivan Belém retratando a cuiabania. O cochilo depois do almoço, o movimento em direção aos novos prédios e à periferia da cidade que crescia rapidamente, a ocupação do território e as noções de sustentabilidade são algumas das observações analisadas no doutorado, dialogando sempre com a arte e o teatro.

“Foi muito bacana, tranquilo fazer esse livro. Eu nunca tinha imaginado que o que nós fizemos nos anos 1980 e 1980 poderia um dia ser de interesse da academia. Uma universidade pública se interessar por aquilo que um grupo de jovens considerados marginais fizeram. Vendo hoje com um certo distanciamento, me deixa muito feliz”, conclui Ivan.

O livro foi um dos premiados com o Prêmio Mato Grosso de Literatura 2016 e pode ser adquirido pelo site da editora Carlini e Caniato.

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG