EM DEFESA DA SOCIEDADE

TCE abril

Confira a programação de carnaval para cidades da Baixada Cuiabana

Chapada, Acorizal, Santo Antônio e Livramento terão desfiles e shows regionais.

Cultura

Redação 817 acessos

Confira a programação de carnaval para cidades da Baixada Cuiabana

O tradicional carnaval popular de Cuiabá começa nesta sexta (24) em três pontos da capital. Shows regionais, apresentação do grupo baiano Olodum e desfiles dos blocos estão entre as atrações programadas que devem se estender até a próxima quarta (1º). Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Acorizal também terão programação especial para a folia.

Na capital, o carnaval de rua deve acontecer na orla do Porto, Praça da Mandioca e no distrito de Nossa Senhora da Guia. Nesta sexta (24), shows regionais de lambadão, sertanejo, samba e pagode serão realizados em dois palcos simultâneos instalados na orla do Porto. No sábado (25), o grupo baiano Olodum animará a folia.

No dia 28, seis blocos de carnaval da capital irão transformar o trecho da orla em “passarela do samba” e contarão histórias em forma de enredo. Inscritos no grupo especial, os blocos Banana da Terra, Tradição do Araés, Unidos do Porto, Bloco dos Melados e Boca Suja concorrerão à premiação em dinheiro.

Os grupos Vaidade e Afoxé também concorrerão ao prêmio na categoria 'embalo', que não têm enredo. O bloco Luxo Folia fará sua estreia na mesma categoria. As apresentações de bandas locais também acontecerão nos dias 27 e 28. O grande vencedor do desfile de blocos será anunciado no dia 29, após a apuração dos votos.

A estrutura da orla contará, ainda, com praça de alimentação e espaço de recreação para as crianças. As atrações começam a partir das 18h.

Já na Avenida Mato Grosso, dos dias 24 a 28 um trio elétrico deverá agitar os foliões. Na Praça da Mandioca, haverá shows tradicionais com Roberto Lucialdo e Charanga Bola de Ouro entre os dias 26 e 28. Também estão previstas matinês nessas datas, das 17h às 20h.

No distrito de Nossa Senhora da Guia a folia acontecerá dos dias 25 a 27 com shows regionais da Banda Diva, Banda Santoque e Os Originais. O horário é das 20h às 3h, em todos os pontos de carnaval.

Sesc Arsenal
O Sesc Arsenal também preparou agenda especial para os dias de folia. As matinês acontecerão nos dias 24 e 25, das 18h às 22h. A programação conta com música ao vivo com banda e cortejos pelas varandas.

O evento é aberto para todas as faixas etárias e todos podem ir fantasiados, porém crianças e menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsável. A entrada é gratuita.

Chapada dos Guimarães
A programação de carnaval em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, acontece do dia 25 a 28, com desfiles de blocos tradicionais do município, como o bloco Beijo Me Liga, Flor de Pequi, Bafo de Onça e Xô Oss. Ao todo 14 blocos animarão as festas.

Durante o Carnaval, ruas e avenidas do centro da cidade ficarão fechadas para evitar tumultos e prejuízos a população. É proibido o consumo de bebidas em garrafa ou qualquer outro recipiente de vidro no local de festa, exceto nas áreas delimitas pelo comércio local.

Nossa Senhora do Livramento
Diferentemente dos outros municípios da baixada, o carnaval em Nossa Senhora do Livramento, a 32 km de Cuiabá, deverá ser do dia 25 a 27, na praça de eventos Fernando de Barros. O “Banana-Folia” acontece todos os anos. E bandas regionais animarão os foliões na festa que deve durar cinco horas.

Além disso, a matinê será no domingo (26), das 18h às 20h, com bandas regionais, marchinhas, axé e samba enredo. A estrutura conta com palco, banheiros químicos, área de alimentação e espaço para crianças.

Santo Antônio do Leverger
No município de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, a programação de carnaval começara no dia 24, das 20h às 1h, animada pelos tradicionais blocos Pelô Meu Saco, Garanhões da Madrugada e Pau Brilhoso. A agenda deve se estender até o dia 28, e grupos folclóricos de siriri e cururu também se apresentarão.

Acorizal
Em Acorizal, a 59 km de Cuiabá, a folia começa no dia 24 com apresentação de bandas regionais e DJs e termina no dia 28 com desfile do Bloco das Piranhas.

Barão de Melgaço
No município de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, serão cinco dias de carnaval, além de duas matinês. Do dia 24 ao dia 28 bandas regionais se apresentarão a partir das 16h. As matinês acontecem nos dias 27 e 28. O desfile dos blocos acontece no dia 28, com abertura do bloco dos idosos a partir das 15h.

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé