EM DEFESA DA SOCIEDADE

AL ago mais 2 com link

Esquadrilha da Fumaça faz show no céu do Parque Tia Nair neste domingo

Promovido pela FAB em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, o evento está programado para acontecer a partir das 16h.

Cultura

Redação 547 acessos

Esquadrilha da Fumaça faz show no céu do Parque Tia Nair neste domingo

Voos de ponta-cabeça, piruetas, loopings e muitos desenhos no céu. É dessa forma que, por onde passam, os aviões de acrobacia aérea da Esquadrilha da Fumaça, sob comando da Força Aérea Brasileira (FAB), encantam públicos de todas as idades.

Neste domingo (23.07), o palco das performances será o Parque Tia Nair, em Cuiabá. Promovido pela FAB em parceria com a Prefeitura local, o evento está programado para acontecer a partir das 16h.

Na ocasião, sete aeronaves A-29 Super Tucano, fabricadas pela Embraer, irão demonstrar a grande versatilidade de sua frota em uma apresentação dinâmica – e sem intervalos – de cerca de 50 minutos. O público poderá conferir as acrobacias mais esperadas, como a “Lancevaque”, com giros em posições verticalizadas, bem como o “Chumboide”, que tem como base um voo mais horizontal.  

Se antes o efeito visual de formas no céu era produzido apenas com óleo para lubrificar máquinas, hoje a substância foi substituída por uma versão sustentável. Tal fumaça ecológica é gerada pela vaporização do óleo pulverizado pelo escapamento do motor. O contato do ar com o substância se transforma nesse gás.

“Será um evento diferenciado e voltado para toda a família. Esperamos reunir mais de 15 mil pessoas durante este grande espetáculo no Parque Tia Nair. Se os céus brasileiros ganharam ares históricos desde a época de Santos Dumont – o ‘Pai da Aviação’ –, a Esquadrilha da Fumaça consegue manter vivo esse legado e ainda desperta valores de cidadania, amor a pátria e orgulho de nossas equipes da aeronáutica”, comenta o administrador do Parque Tia Nair, Ricardo Fagundes.

A atração envolve mais de 50 militares da FAB. Além de Cuiabá, a Esquadrilha da Fumaça também vai se apresentar nas cidades de Barra do Garças, no próximo dia 26, e Rondonópolis, no próximo dia 29. Vale ressaltar que, no dia 23 de julho, o Parque Tia Nair, localizado na Avenida Érico Preza (Jardim Itália), abre suas portas a partir das 11h.   

EXPOSIÇÃO E PALESTRA – No dia 23 de julho, no período da manhã, às 10h, o público poderá apreciar uma exposição das aeronaves no Hangar Skyline, no aeroporto em Várzea Grande. Enquanto que, na segunda-feira (24.07), os alunos da rede municipal de ensino irão contar com uma palestra com os pilotos da FAB, a partir das 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA – Há 65 anos, a Esquadrilha da Fumaça surgia na Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, com os instrutores de voo treinando acrobacias aéreas a bordo dos aviões T-6 Texan em seus momentos de folga. Depois de mais de seis décadas, os “Fumaceiros” ainda possuem o privilégio e a honra de comemorar a força que a instituição possui até hoje, sempre com a nobre missão de difundir a imagem institucional da FAB.

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé