EM DEFESA DA SOCIEDADE

ALMT - Entrega Ambulancia

Aluno do Corpo de Bombeiros é torturado por instrutora e vai parar na UTI

Tenente é acusada pela mãe por praticar sessões de afogamento com alunos

Denuncia

José Marcondes Muvuca 19166 acessos 105

Aluno do Corpo de Bombeiros é torturado por instrutora e vai parar na UTI

O aluno Bombeiro Militar, Rodrigo Claro, sofreu afogamento durante treinamento aquático realizado na Lagoa Trevisan, nesta quinta-feira (10). Ele foi levado para o Hospital Jardim Cuiabá e se encontra na UTI. Na tarde de hoje saiu um Boletin Médico apontando estado grave.

O Muvuca Popular entrou em contato com a mãe do aluno, Jane Claro, que mora em Tangará da Serra e disse ter chegado em Cuiabá por volta da 00:20h de hoje. A mesma informou que a responsável pelo afogamento do filho é a tenente BM I. L. Há relatos de outras práticas abusivas por parte dela, que teria inclusive provocado um traumatismo na bacia de outro aluno da mesma turma.

A mãe disse ainda que o filho mandou mensagem de texto antes de sair no dia do treinamento avisando que algo poderia acontecer com ele, pois a tenente L. ameaçava de pegar pesado e afogá-lo. Informações de outros alunos dão conta que o treinamento é na base da tortura, tratamento desumano, degradante e levado à exaustão quando então finaliza com afogamentos.

Todos os outros alunos que estão fazendo o curso para a formação dos Bombeiros estão temerosos porque à partir de segunda-feira eles estarão indo para a última semana de curso e vão para o teste de sobrevivência no Coxipó do Ouro onde ficarão uma semana sem alimentação, no mato, em treinamento com uma tenente que humilha e abusa de todos ao extremo e ainda desafia aos Alunos a denunciarem.


NOTA DE ESCLARECIMENTO 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso vem a público esclarecer fatos ocorridos durante etapa do Curso de Formação de Soldados, realizada nesta semana em Cuiabá. Nesta quinta-feira (10), durante instrução de salvamento aquático na Lagoa Trevisan, o aluno Rodrigo Claro queixou-se de dor de cabeça ao seu instrutor. O aluno realizava uma travessia a nado na lagoa com os demais companheiros de curso, com toda a estrutura de segurança exigida para o evento. Quando chegou à margem do lago, reclamou que não conseguia continuar a instrução porque estava com muita dor de cabeça. Em seguida, foi liberado para retornar ao Batalhão, onde deveria apresentar-se à coordenação do curso para explicar o problema de saúde ocorrido. Ao chegar ao Batalhão, Claro foi encaminhado à policlínica do Verdão, que fica em frete ao quartel, acompanhado por um bombeiro do curso, onde foi atendido. Enquanto era medicado, sofreu uma convulsão. Após isso, com o conhecimento dos pais, ele foi transferido para o Hospital Jardim Cuiabá, onde foi diagnosticado com aneurisma cerebral, passou por cirurgia e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva. O Corpo de Bombeiros Militar está prestando todo o apoio ao militar e sua família e se coloca à disposição para prestar outros esclarecimentos, se necessário. Ainda de acordo com o instrutor da matéria de salvamento aquático, o aluno vinha apresentando os mesmos tipos de sintomas quando era submetido aos esforços exigidos para os treinamentos, não só na matéria especifica, mas também em outras atividades que demandavam esforços. Mesmo assim, o comandante-geral da instituição, determinou a abertura de um procedimento administrativo para apuração dos fatos.

O que dizem sobre isso?

  1. Fiquei muito feliz porque de certa forma foi feita a justiça Parabéns o comando geral do corpo de bombeiros por ter afastado todos os envolvidos nas torturas e humilhação desses jovens. E quero dar meus parabéns também a muvuca popular por ter coragem de espor essas verdades ao público. Obrigado

  2. Duvido que, quando a tal da instrutora fez o curso, a tenham tratado da forma como tratou esse pobre rapaz!

  3. E´uma retardada que usa ou regulamento pra cometer atos abusivos, sujando a imagem de uma das últimas instituiçôes brasileiras que ainda tem o respeito da população. Sem o seu posto, uma pessoa prepotente dessas serias muitos menos que um grão de areia frente ao universo humano. LIXO..

  4. Meus sentimentos a família. Também já perdi um filho muitto jovem imagino a dor que eles devem tá passando. Mas o nosso Criador Jeová sabe da dor de perder um ente querido, uma pessoa amada por isso que ele nos deu uma solução por meio do filho Dele Jesus Cristo João 11 : 25 .

  5. COXINHAS !!! Site aproveitador de merda ! Ninguém sofreu tortura porra nenhuma, esse treinamento não é nem de perto comparável ao de policiais e forças especiais... TINHA CASO DE ANEURISMA NA FAMÍLIA, Pesquisem antes de falar merda seus inúteis !

  6. Infelizmente existem o abuso e a humilhação por parte da coordenação do curso, todos os alunos sabem disso, mas se mateem calados por causas das ameaças e punições que sofrem. Quando ocorre qualquer denúncia interna os próprios comandantes chamam um a um e fala que se alguém denunciar vai sofrer punições. O mais alarmante é que todos sabem disso, até a própria corregedoria. Infelizmente é um curso de formação obsoleto, nao preparam o aluno para salvar vidas, só fazem o aluno sentirem ódio, raiva e desiquilíbrio emocional. Formam alunos que visam somente a remuneração. Quantos alunos devem morrer? Quantos precisam de tratamento psicológico? O curso de formação de bombeiro é uma vergonha e deveria ser revisto imediatamente, e punir essas pessoas que praticam esses abusos, lógico que existem pessoas qualificadas, mas essa ten Ledur, e alguns outros deveriam ser exonerados, denigrem totalmente o curso. Meus sentimentos a família, que Deus console a todos da família, e tenham fé, se a justiça da terra nao fizer nada, a justiça Divina vai fazer!!!

  7. Boa tarde! Houve a prática de afogamento sim, ( caldo ), pela ten. E pelo sgt. Houve humilhações, foram chamados de inúteis, vagabundos, vermes, escória e que manchavam a corporação. A hierarquia arcaica prevalece ainda, DENTRO destes cursos de formação. Há casos que se alunos forem submetidos à exames psicológicos, notar-se-a, o prejuízo. Um verdadeiro líder, jamais permitiria que tal situação chegasse ao ponto referenciado. Não existem justificativas que mostrem que este ato, é condizente com as normas do curso. Não se treina um funcionário de uma empresa, onde o treinado fará parte do efetivo no qual você é parceiro... No BM não pode ser diferente. Me façam entender como um aluno, pode estudar para aulas teóricas, quando nem se quer existe tempo para estudar, pois estão de castigo, sem dormir, cantando hino de hora em hora e tirando foto para postar em grupos dos pelotões. O que entendo, é que os oficiais que coordenam o curso, não querem irmãos para atuarem em salvar vidas... Eles querem escravos, com medo e com o psicológico afetado. Acordem!!! Este tipo de militarismo já está ultrapassado...atualizem seus conceitos e normas para ministrarem o curso. Assim irão formar profissionais aptos e com um entendimento melhor do que realmente significa CBM. Acordem, e parem de defender pessoas que mancham o BOMBEIRO. Parem de publicar notas para tirar o ** da reta. A missão de salvar vidas, está contrária aos acontecimentos. Para ensinar a salvar vidas, é necessário tirar a de alguém??? E no treinamento de sobrevivência? Como será de segunda a sexta nos dias 14,15,16,17,e 18 no Coxipó do ouro? Jogará gás de pimenta, nos alunos? Choque nos alunos? Vcs não são instrutores!!! Conhecemos isso por outro nome. Passar bem, e que o aluno internado, possa sair ileso, sem sequelas deste terrível ato inconsequente. .'.

  8. O CUIABANO PORRETA essa Ten e fillha de Coronel

  9. COMO SEMPRE O CORPORATIVISMO CLARAMENTE PREVALECE ..NAO BASTA TER UMA PENCA DE ALUNOS DIZENDO QUE SOFREM HUMILHAÇÃO E ATE MESMO TORTURA POR PARTE DESSA TENENTE ...PORQUE NAO ACHAR QUE ESSA DOR DE CABEÇA NAO TENHA SIDO CAUSADO DENTRO DO TREINAMENTO ? IMPUNIDADE QUE VAI FAZER COM QUE ESSA TENENTE CONTINUE PRATICANDO ESSES TIPOS DE ATOS EM FUTURAS TURMAS DE FORMAÇÃO...É RIDICULO ESSA NOTA DE ESCLARECIMENTO POR PARTE DO CORPO DE BOMBEIROS , QUE CLARAMENTE JÁ QUER ISENTAR ESSA TENENTE ...QUE A FAMILIA DESSE JOVEM NAO DESCANSE ENQUANTO NAO COLOCAR ESSA PÉSSIMA SERVIDORA PRA FORA DESSA INSTITUIÇÃO E RESPONDER CRIMINALMENTE AQUI FORA POR SEUS ATOS QUE SE DEPENDER DOS AMIGUINHOS OFICIAIS ELA VAI SE SAFAR, ATÉ MESMO PORQUE DEVE UM TER RABO PRESO COM OUTRO.

  10. Quando vão concluir o processo administrativo do caso Abinoão, que veio a óbito, em 2010, durante o Curso de Tripulantes Operacionais? Sabemos que o julgamento do aludido caso na esfera judicial vai demorar, o que não faz sentido é se arrastar há mais de 6 anos na esfera administrativa. Se houvesse uma solução justa mais rápida, certamente produziria efeito pedagógico na realização de futuros cursos de formação. Chega de impunidade!

  11. Quando vão concluir o processo administrativo do caso Abinoão, que veio a óbito, em 2010, durante o Curso de Tripulantes Operacionais? Sabemos que o julgamento do aludido caso na esfera judicial vai demorar, o que não faz sentido é se arrastar há mais de 6 anos na esfera administrativa. Se houvesse uma solução justa mais rápida, certamente produziria efeito pedagógico na realização de futuros cursos de formação. Chega de impunidade!

  12. Certeza q esse comentario falando sobre "HIPOCRISIA" deve ser de um oficial. Seu comentário. Eduardo, nós sabemos q esse tipo de treinamento não leva à aprendizado nenhum, isso só se torna um ciclo, formando um militar com fundamentos errados, precisamos de profissionais capacitados e não dentro de uma UTI lutando pra sobreviver, onde na verdade, ele poderia estar salvando vidas. Exitem militares e militares, e vc desse ser da mesma linha de raciocínio de espancamento e tortura.

  13. Quanta hipocresia. Se a sociedade soubesse o quanto somos incompetentes, em todos os escaloēs. Salvo raras exceçoēs, estão todos na busca de um emprego e não de um ideal de vida Quantos companheiros que saem xingando e amaldiçoando quando o alarme toca..só querem saber de escala e salário melhor, alheios a situação que vive o país. Esbravejam de um regulamento militar mas a grande verdade é que perde-se mais de mes para punir uma simples transgressão. Pergunte a un trabalhador da empresa privada se precisa de 30 dias para ser punido por um simples atraso...ah meu camarada, é na hora!!! A grande verdade é que essa onda de direitos está acabando com a instituição. O aluno soldado acredita que a sua obrigação é fazer o que acha que deve ..e pasmem, ainda säo encorajados por militares mais antigos...é, a vdd é que estamos fadados a sermos um bando de vagabundos em extinção....não falo pelo acontecimento noticiado pois nao estava lá, mas este papo de massacrado, abusos podem até acontecer, e devem ser apurados com rigor, mas de longe é o que noticiam...o fim está próximo!!

  14. Isso é mais comum do que se imagina!

  15. Li quase todos os comentários e tive a percepção de julgamento antecipado por parte da maioria.....existem situações onde o preparo e o condicionamento físico são essenciais para o bom trabalho prestado à sociedade. Se existe algum tipo de excesso que seja apurado e punido de forma exemplar mas cuidado com os pré julgamentos e, por favor, essa de praça ficar jogando pedra em oficial por que é oficial é hipocrisia já que tem e teve as mesmas oportunidades de serem também oficiais através do concurso. Enfim pare de julgar e ficar lamentando....

  16. Uma instituição que usa a tortura como método de instrução é considerada um LIXO. Acompanho essas mortes há 18 anos. São instrutores merdas e acéfalos que não conseguem aplicar uma metodologia de ensino capaz de desenvolver habilidades que serão requeridas ao longo de toda a vida do aluno - vida de riscos. Os inquéritos sempre apontam culpa exclusiva da vítima, porque rompe com o nexo de culpabilidade com base no art. 37, parágrafo terceiro da Constituição Federal. Sugestão: criação de Associação nacional para acompanhar junto com os Ministérios Públicos estaduais e federais os absurdos e ilegalidades praticadas por aqueles que jamais deveriam ostentar uma FARDA, bem como os valores militares.

  17. Gov. Pedro Taques, já passou da hora de promover mudanças nos cursos de formação de Militares deste Estado! Até quando vamos conviver com situações vexatórias como a desse aluno e de vários outros, por exemplo, caso Kobayaschi e Abinoão. Vossa Excelência precisa determinar que esses Cursos sejam, de fato, acompanhados e todos os desvios de conduta sejam punidos de forma rápida e exemplar. O caso Abinoão ocorreu em 2010, ou seja, há mais de 6 anos e ninguém foi expulso da Polícia Militar até a presente data (13/11). Não dá para continuar dessa forma!

  18. Gov. Pedro Taques, já passou da hora de promover mudanças nos cursos de formação de Militares deste Estado! Até quando vamos conviver com situações vexatórias como a desse aluno e de vários outros, por exemplo, caso Kobayaschi e Abinoão. Vossa Excelência precisa determinar que esses Cursos sejam, de fato, acompanhados e todos os desvios de conduta sejam punidos de forma rápida e exemplar. O caso Abinoão ocorreu em 2010, ou seja, há mais de 6 anos e ninguém foi expulso da Polícia Militar até a presente data (13/11). Não dá para continuar dessa forma!

  19. No caso Abenoão que mataram ele nas águas de manso, no mesmo episódio a Sgt Flavia que de tantos afogamentos foi para na UTI também do Jardim Cuiaba, os Bombeiros Militar ninguém foi punido, desculpa foi punido sim, um foi promovido a Ten Coronel. Né TC Metelo. Até quando esses cursos vai destruir família no ensinamento de Vidas Alheias Riqueza a Salvar.

  20. Vejo nestes comentários pessoas que se defende a corporação com unhas e dente. A população reconhece nosso trabalho, mas não sabe o que é ser um Aluno Bombeiro Militar. Para entrar cá corporação é através de concurso e ele passou, nadando mal mas conseguiu o mínimo. Sou bombeiro militar e vi colegas dizer que para ser bombeiros tem que saber nadar, bom de água etc. Cabeça de verme, bombeiro militar não é só água, são ns funções. Todos sabem que êxito oficiais que nem escrever seu nome correto sabem, é também há oficiais que tem mais de 20 anos de servico que não sabem nadar e são bons de serviços de outra natureza. Os que consideram fodoes estão no Bom Jesus Parque cuiaba. Eu também fui aluno, quantas água suja tomei, quantas humilhações passei sendo pai de família, quantos afogamentos levei, torturas psicológica, emocional, ofensas. Quantos palavrões essa Ten falou no curso, mandando aLino pra pqp, fdp, burro, tardo e muitos outros. O Comandante Geral é ditador com praças e omissos com os oficiais. Pede para sair Comandante, o Senhor é o principal responsável por esta situação.

  21. Vejo nestes comentários pessoas que se defende a corporação com unhas e dente. A população reconhece nosso trabalho, mas não sabe o que é ser um Aluno Bombeiro Militar. Para entrar cá corporação é através de concurso e ele passou, nadando mal mas conseguiu o mínimo. Sou bombeiro militar e vi colegas dizer que para ser bombeiros tem que saber nadar, bom de água etc. Cabeça de verme, bombeiro militar não é só água, são ns funções. Todos sabem que êxito oficiais que nem escrever seu nome correto sabem, é também há oficiais que tem mais de 20 anos de servico que não sabem nadar e são bons de serviços de outra natureza. Os que consideram fodoes estão no Bom Jesus Parque cuiaba. Eu também fui aluno, quantas água suja tomei, quantas humilhações passei sendo pai de família, quantos afogamentos levei, torturas psicológica, emocional, ofensas. Quantos palavrões essa Ten falou no curso, mandando aLino pra pqp, fdp, burro, tardo e muitos outros. O Comandante Geral é ditador com praças e omissos com os oficiais. Pede para sair Comandante, o Senhor é o principal responsável por esta situação.

  22. 1) Tem algum Instrutor/PM preso pela morte do Soldado Abinoão, que ocorreu no Curso de Tripulantes Operacionais em 2010? 2) Quantos Instrutores/PM foram expulsos da Corporação pela morte do Soldado Abinoão? Por fim, é imperioso punir, caso comprovado, os responsáveis por excessos nos cursos aplicados ao pessoal da área de Segurança Pública neste Estado! Chega de Impunidade!

  23. Os únicos crimes em que praticados por funcionário público onde a exclusão é automática é tortura e participação em organizar. Criminosa.

  24. Passou dos limites

  25. O que me assusta é que quando o aluno passa mal de verdade eles fala que é frochura, manha que ta acochanbrando e aí forçando mais ainda não ligando se esta de fato machucado. E pra piorar termina a instrução e manda o aluno pegar carro ou moto e vazar do local sem se quer da uma atenção.

  26. Sou aluno do curso eu estava lá na instrução . Não aconteceu nada disso. O colega sentiu dor de cabeça durante a instrução, foi encaminhado para o hospital lá ele teve convulsão . Não estou defendendo ninguém mas não houve execesso algum por parte da Tenente ou dos demais instrutores. estou vendo aqui comentários de alguns dizendo q são bombeiros criticando sem saber o q aconteceu . Confesso q estou assustado de saber q estou entrando em uma instituição q os componentes preferem acreditar em uma denúncia sem fundamentos .

  27. Sou aluno do curso eu estava lá na instrução . Não aconteceu nada disso. O colega sentiu dor de cabeça durante a instrução, foi encaminhado para o hospital lá ele teve convulsão . Não estou defendendo ninguém mas não houve execesso algum por parte da Tenente ou dos demais instrutores. estou vendo aqui comentários de alguns dizendo q são bombeiros criticando sem saber o q aconteceu . Confesso q estou assustado de saber q estou entrando em uma instituição q os componentes preferem acreditar em uma denúncia sem fundamentos .

  28. Vo falar uma coisa pode acompanhar a imprensa, promotoria, oficial que não vão ver e nem achar nada errado. Sabe porque? Porque são covardes e aproveitadores que só fazem as coisas quando estão só eles e os alunos. Duas realidade bem diferente. Pra saber a verdade tem que filmar sem eles saberem porque aí eles se soltam e faz coisas orrendas.

  29. Sabe o que me admira, é saber que praças sao escluidos a todo tempo,abre se sindicancia ate se esquecer de tirar uma carne da geladeira para a guarnicao do dia seguinte.Esses oficiais ganham por hora de intrucao ,humilhando os alunos ,sendo que os proprios oficiais nao sabem se quer fazer um resgate, ai quando os alunos chegam no batalhão ja formados ficam desesperados quando toca um codigo3 , sabe por que ? Porque durante o curso so aprenderam a recebersomente humilhações ,nem se quer uma motossera aprenderam a funcionar. Agora sabe oque me deixa pasmem e ver supostos militares criticando e ficando a favor do erro de oficial,mas sei pq fazem isso , e pq querem viajar para ganhar diária, querem ficar dentro de uma seção no batalhão e dirigir para oficiais ,ai nao sabem a realidade das ruas. Agora me digam quantos soldados ABINOÃO terao que morrer para justiça acontecer,e a justica determinar prisao e ninguem ser preso.

  30. Acho uma palhacada esses tipos de treinamentos que torturam pq a pessoa passa anos estudando para concurso pra ser tão humilhado e para ser transformado em um selvagem querem ser Deus infelizmente não.sabem de nada

  31. A imprensa poderia acompanhar o cbmmt nas instruções para poder ver e publicar as verdades, exemplo essa semana terá um acampamento para os alunos, no Coxipo do ouro, a imprensa poderia fazer um relato de experiência nos 5 dias lá acampados juntos!

  32. Esta semana que passou, o Cel. Rodrigues recebeu uma correspondência, com informações que revelam tais abusos. Não só a Ten. Ledur como outros oficiais, abusam da força no treinamento. Não fizeram nada a respeito, e deu no que deu...mas saibam... Haverá informações que virão a tona, expondo a realidade... não é verdade Cel. Júlio César Rodrigues?

  33. Qual é o benefício que tem sair com perna quebradra, joelho estourado, queimaduras, braço e ombro quebrado. De 2013 pra ca muitos tiveram e estão se recueprando das lesões. Sempre haverá uma boa desculpa... colocar no papel não tem coragem. Mas falar para os alunos que não adianta entrar com uma ação que eles seriam os únicos prejudicados. .. Ten. Falar que pegaria essa ou aquela Fem. E não pegaria aquela por ser isso ou aquilo. Safado. Pega eu.. falar que Pm e exército é frocho.. vamos lá Ten. Não se esconde aparece ai. É facil subjugar, umilhar intimidar o Praça. Seja o mesmo homem que fala isso e muito mais aos alunos. Não tem coragem né. .

  34. Não existe instrutor malvado, e sim uma história contada por pessoas que nao tem conhecimento do que realmente aconteceu. Os pais do aluno não tem nada a ver com a denúncia apresentada, pelo contrário estão recebendo todo apoio da corporação que está sim preocupada com a situação do aluno e não com as instruções ministradas pois tem plena confiança nos instrutores que foram escalados na missão de transformar civis em bombeiros militares cuja função requer muito treinamento. Essa notícia foi certamente elaborada por pessoas mal intencionadas que estão visando manchar exclusivamente a imagem da tenente. O que muitos aqui deveriam saber é que nem todos tem aptidão para ser bombeiro militar. Muitos destes alunos acabam ingressando na carreira visando a estabilidade financeira e nao se preocupando com o principal , que é se preparar para estar em condições de atender qualquer ocorrência quando a população precisar. Agora o que eu vou escrever serve somente para os alunos que estão escrevendo bobagens aqui O TREINAMENTO SERVE PARA TE PREPARAR, SE VOCÊ ACHA QUE ISSO NÃO É VIDA PRA VOCÊ PEÇA BAIXA E VAI FAZER OUTRO CONCURSO. NÃO VENHA COM FALSAS DENÚNCIAS DENEGRINDO ESTA INSTITUIÇÃO QUE NÓS BOMBEIROS FORMADOS TANDO AMAMOS E VALORIZAMOS.

  35. Existe abuso sim, meu sobrinho escapou de ser afogado no rio Manso porque a família entrou em oração e o pai falou com o comandante da aquipe denunciando.

  36. Não tenho parentes nesses cursos mas tennho vizinhos que estão fazendo e sempre pergunto à eles sobre o treinamento eles sempre me disseram sobre essa tenente malvada que vai aos extremos com eles sem piedade. Fico muito triste de saber disso sinceramente meu coração dói só de imaginar a situação que eles passam sem necessidade, com serteza muitos vão sair desse curso traumatizados. Como já foi comentado e muito bem comentado eles esses treinamentos devem ser para eles salvarem vidas e não para perderem as suas próprias vidas e ficarem com traumas e sequelas para o resto da vida. Acho lindo e admiro muito os bombeiros mas não sabia que pra serem bombeiros precisavam passar por toda essas situações.

  37. Ten Ledur fez história quando era aluna no Bombeiro de Goiás.

  38. Ten Ledur fez história quando era aluna no Bombeiro de Goiás.

  39. Eu ainda não consigo entende o porque desse tipo de treinamento nas instituições militares. Tem no manual isso? que eles devem ser torturados psicologicamente, fisicamente? ah deve ter pq isso não para. E sabe pq não existe denuncia? medo de perseguição, eh sabido que eles sabem de tudo que eh dito dentro dos batalhões. Eu, enquanto mãe, enquanto ser humano, lamento saber que existe isso. Ser Bombeiro é ser Herói, mas chegar lá é necessário passar pelo processo de "quase morte"? Parem, preparar bons soldados, bons combatentes, bons socorristas eh muito mais que isso. Pensem no trauma desse e de tantos outros que passam por esse tipo de situação. Por mais consciência nesses cursos, que formem homens de bem, sem traumas, sem medos e sempre sempre com maior disposição e preparo para salvar vidas alheias, as riquezas, mas que antes de tudo, que as suas vidas sejam salvas. Ser Bombeiro eh antes de tudo amar a vida, presar por ela, estar bem para sempre fazer o bem.

  40. Denunciem! Existem abusos sim, deixar aluno sentado no asfalto quente até ocasionar queimadura de 3 grau, é desumano, n é treinamento. Aluna com costela quebrada por ter ficado pendurada. Aluno com bacia quebrada. Fatos que ocorreram no último curso de formação... Quem foi aluno, sabe.

  41. Esta semana que passou, o Cel. Rodrigues recebeu uma correspondência, com informações que revelam tais abusos. Não só a Ten. Ledur como outros oficiais, abusam da força no treinamento. Não fizeram nada a respeito, e deu no que deu...mas saibam... Haverá informações que virão a tona, expondo a realidade... não é verdade Cel. Júlio César Rodrigues?

  42. Esta semana que passou, o Cel. Rodrigues recebeu uma correspondência, com informações que revelam tais abusos. Não só a Ten. Ledur como outros oficiais, abusam da força no treinamento. Não fizeram nada a respeito, e deu no que deu...mas saibam... Haverá informações que virão a tona, expondo a realidade... não é verdade Cel. Júlio César Rodrigues?

  43. Infelismente venho falar a real situação que ocorre hoje em dia durante as instruções. As instruções são feitas na lagoa Trevisan, muito funda, e os instrutores afogam o aluno que não tem muita perícia na Natacao, aqueles que sabem nadar ela nem chega perto! A VTr UR ambulância é enviada, mas não tem condições de se atender alguém, não tem oxigênio, é muito velha, e os bombeiros que estão por lá não tem preparo para atender um aluno que se afogue! Essa TEN afoga mesmo, sempre fez isso em todos os cursos, todo mundo sabe disso, e agora esperamos que o Coronel Rodrigues tome as devidas providências e afaste ela até que tudo se esclareça. Se realmente o aluno enviou uma mensagem para sua mãe na noite que antecedeu a instrução já é uma prova muito forte de pressão psicológica, todo mundo sabe que isso acontece, chega de enganação por favor, devemos ser formados para salvar vidas não para morrer!

  44. Infelismente venho falar a real situação que ocorre hoje em dia durante as instruções. As instruções são feitas na lagoa Trevisan, muito funda, e os instrutores afogam o aluno que não tem muita perícia na Natacao, aqueles que sabem nadar ela nem chega perto! A VTr UR ambulância é enviada, mas não tem condições de se atender alguém, não tem oxigênio, é muito velha, e os bombeiros que estão por lá não tem preparo para atender um aluno que se afogue! Essa TEN afoga mesmo, sempre fez isso em todos os cursos, todo mundo sabe disso, e agora esperamos que o Coronel Rodrigues tome as devidas providências e afaste ela até que tudo se esclareça. Se realmente o aluno enviou uma mensagem para sua mãe na noite que antecedeu a instrução já é uma prova muito forte de pressão psicológica, todo mundo sabe que isso acontece, chega de enganação por favor, devemos ser formados para salvar vidas não para morrer!

  45. Kkkkk

  46. Essa tenente é uma mulher despreparada, não sabe instruir ninguém! Me admiro o Coronel Rodrigues mantenham pessoa na instrução que já recebeu várias reclamações, e não adianta dizer ao contrario porque fui aluno, e ela me afogou sim é mais de uma vez! Nesse curso tem muitos instrutores ótimos preparados mas ela não é merece ser afastada antes que alguém afaste ela de outro jeito! Fica a dica

  47. Assitam: https://www.youtube.com/watch?v=hH1FlHL8wzs

  48. Como sempre não vai dar em nada,sempre passam a mão na cabeça dos errados,ainda mais que essa TEN e parente de coronel,Muvuca vai nesses treinamentos chega de surpresa.

  49. Para tirarmos nossas conclusãoperações, precisamos saber o que realmente houve! Nos dias atuais, não existem mais esses abusos. Sou bombeiro militar formado em 1987, e desde aquela época isso já não era visto como transgressões disciplinares! Conheço a índole dos militares envolvidos e sei que o fato vai ser esclarecido e traído a público! E quanto ao que se chama de "rala" é necessário sim haver para forjamos esses profissionais que, sem discutir o mérito, doam suas vidas pelas de outrem! Desculpe correção " desde essa época já eram vistos como transgressões

  50. Para tirarmos nossas conclusãoperações, precisamos saber o que realmente houve! Nos dias atuais, não existem mais esses abusos. Sou bombeiro militar formado em 1987, e desde aquela época isso já não era visto como transgressões disciplinares! Conheço a índole dos militares envolvidos e sei que o fato vai ser esclarecido e traído a público! E quanto ao que se chama de "rala" é necessário sim haver para forjamos esses profissionais que, sem discutir o mérito, doam suas vidas pelas de outrem!

  51. Para tirarmos nossas conclusãoperações, precisamos saber o que realmente houve! Nos dias atuais, não existem mais esses abusos. Sou bombeiro militar formado em 1987, e desde aquela época isso já não era visto como transgressões disciplinares! Conheço a índole dos militares envolvidos e sei que o fato vai ser esclarecido e traído a público! E quanto ao que se chama de "rala" é necessário sim haver para forjamos esses profissionais que, sem discutir o mérito, doam suas vidas pelas de outrem!

  52. treinamento difícil guerra fácil sim! Mas tortura e exagero... Bombeiro morto não salva ninguém! Não é a primeira vez que ouvimos casos como esse partindo dessa tenente aí...aonde tem fumaça...tem fogo! Quando essa palhaçadas vai acabar?! Quantos precisarão morrer, qtas famílias precisarão chorar para que alguém faça algo?! Aos alunos do curso atual e aos que formaram nas turmas anteriores sob essa mesma equipe/coordenação...Denunciem mesmo... não deixem na impunidade! Além dos salários (que já não são baixos) cada um deles recebe um nota para dar aulas e formar combatentes! A coordenação então...um nota preta! Tortura não faz parte da grade curricular de curso nenhum...e tá mais que comprovado que isso não trás benefício nenhum em nenhuma formação!

  53. JOÃO VOCE JA TEVE ESSE TIPO DE TREINAMENTO?? ALIAS, VOCE JA SALVOU ALGUEM DE UM AFOGAMENTO??? O INTUITO DO AFOGADO É NÃO QUERER MORRER E FAZ QUALQUER COISA PRA SE AGARRAR EM ALGO OU ALGUMA COISA... VITIMAS DE AFOGAMENTOS NO ATO DO SEU DESESPERO E CANSAÇO FÍSICO PROCURAM ALGO PRA SE SEGURAR E NÃO QUERER MORRER.. AO VER O SOCORRISTA, A TENDÊNCIA DO AFOGADO É SE AGARRAR EM QUEM ESTA O SALVANDO... LEMBRA DO CASO DOS DOIS CADETES DA PM QUE SE AFOGARAM NO PANTANAL??? POIS É,,, ELES FORAM ENCONTRADOS ABRAÇADOS SABE ??? O CADETE ESTAVA SE AFOGANDO E SEM TÉCNICAS NENHUMA FOI TENTAR SALVAR E FOI AGARRADO PELO CADETE EM DESESPERO.. OS DOIS MEU AMIGO MORRERAM ABRAÇADOS.. ISSO QYE ACONTECE NO NOSSO TREINAMENTO:: OS INSTRUTORES E MONITORES SIMULAM COMO SE FOSSE A VITIMA EM DESESPERO.. E AGARRAM OS SOCORRISTAS,, IGUALMENTE COMO AS VITIMAS DE AFOGAMENTOS FAZEM. VCs CHAMAM ISSO DE CALDO E NÓS CHAMAMOS DE TREINAMENTO.. POR ISSO E POR ESSE MOTIVO NUNCA MORREU NENHUM BOMBEIRO TENTANDO SALVAR A VITIMA. POR ISSO EXIGIMOS DOS ALUNOS.. POR ISSO EU TROCO MINHA VIDA PELA SUA. TREINAMENTO DIFICIL, SALVAMENTO FACIL.. PROCURE SABER MAIS DE NOSSA PROFISSÃO, O QUE FAZEMOS E POR QUE TREINAMOS..

  54. Nota falsa... ele levou caldo, pediu para sair. E não deixaram... passou mal e sequer levaram para um atendimento com a unidade de resgate, falaram para sumir de lá, ele percorreu até o 1bat de moto onde já chegou sem condicoes... só daí então foi ouvido e atendido... dias antes apagaram outro aluno com esses caldos sem fundamentos.

  55. PRA QUEM NÃO SABE O PAI DELE TAMBÉM É OFICIAL DO CORPO DE BOMBEIROS... E PASSOU E PASSA PELO MESMOS TREINAMENTOS DO SEU FILHO ??? NÓS PREPARAMOS HOMENS E MULHERES (BOMBEIROS) QUE TROCAM A VIDA DELES PELA SUA....... E VC FARIA O MESMO SEM PASSAR PELO TREINAMENTO ??? PENSE NISSO

  56. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso vem a público esclarecer fatos ocorridos durante etapa do Curso de Formação de Soldados, realizada nesta semana em Cuiabá. Nesta quinta-feira (10), durante instrução de salvamento aquático na Lagoa Trevisan, o aluno Rodrigo Claro queixou-se de dor de cabeça ao seu instrutor. O aluno realizava uma travessia a nado na lagoa com os demais companheiros de curso, com toda a estrutura de segurança exigida para o evento. Quando chegou à margem do lago, reclamou que não conseguia continuar a instrução porque estava com muita dor de cabeça. Em seguida, foi liberado para retornar ao Batalhão, onde deveria apresentar-se à coordenação do curso para explicar o problema de saúde ocorrido. Ao chegar ao Batalhão, Claro foi encaminhado à policlínica do Verdão, que fica em frete ao quartel, acompanhado por um bombeiro do curso, onde foi atendido. Enquanto era medicado, sofreu uma convulsão. Após isso, com o conhecimento dos pais, ele foi transferido para o Hospital Jardim Cuiabá, onde foi diagnosticado com aneurisma cerebral, passou por cirurgia e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva. O Corpo de Bombeiros Militar está prestando todo o apoio ao militar e sua família e se coloca à disposição para prestar outros esclarecimentos, se necessário. Ainda de acordo com o instrutor da matéria de salvamento aquático, o aluno vinha apresentando os mesmos tipos de sintomas quando era submetido aos esforços exigidos para os treinamentos, não só na matéria especifica, mas também em outras atividades que demandavam esforços. Mesmo assim, o comandante-geral da instituição, determinou a abertura de um procedimento administrativo para apuração dos fatos.

  57. Para quem defende para que dar caldos nos alunos oque eles vão aprender com isso mês aí aos. Defensores oque vc aprendeu no seu curso. Já usou isso em um afogamento

  58. esta certa Camila não tiro sua razão são poucos que sabe oque faz acorda corte de árvore são bom

  59. Só falo uma coisa esse afogamento existe e se chama caldo aos que se acha fortão e diz que o curso é uma frochura rezo a Deus por nunca precisar de um atendimento pq o despreparo é grande salvo alguns mas é muitos que são despreparados .

  60. Só falo uma coisa esse afogamento existe e se chama caldo aos que se acha fortão e diz que o curso é uma frochura rezo a Deus por nunca precisar de um atendimento pq o despreparo é grande salvo alguns mas é muitos que são despreparados .

  61. O cara oculta uma doença crônica, (sendo que o edital do concurso pede exames), passa mal após uma instrução ligth e a imprensa vem culpar os instrutores. Só de 2014 pra cá se formaram quase 450 bombeiros e todos passaram pelo mesmo treinamento, e isso não aconteceu com nenhum, raciocinem o garoto tinha um problema de saúde um problema congênito que foi ocultado caso contrário ele teria sido reprovado nos exames a instrução apenas acelerou o aparecimento desse problema

  62. Oooooh tenente...vou lá no Coxipó...vem com essa graça de me afogar...ensina a rapaziada de modo correto, seu estropicio....kkkkkk....vote, tenho medo de mulher brava

  63. Revoltante !!!! Absolutamente inadmissível que pessoas com tal comportamento estejam à frente da preparação de profissionais tão importantes à sociedade. Um tratamento desse só pode resultar em traumas, prejuízos físicos e emocionais. Truculência!

  64. SENSACIONALISMO porcaria nenhuma...conheço um moleque que ficou quase dois dias na piscina: moleque ficou todo queimado, arrebentado...e tem quem defenda: ah é treinamento técnico...isso é imbecilidade...ninguém me falou, eu vi o aluno quando voltou p casa...a mãe doida atrás de remédio p passar...bando de hipócritas, menosprezar essas barbaridades...mania que esse povo militar tem de querer ser durão, macho...o CBMT não precisa disso, os soldados são valorosos demais, na minha opinião é a instituição junto a POLITEC com maior credibilidade...não deixem esse tipo de coisa sujar vcs...a crítica e contra esses métodos jamais a instituição

  65. Quando precisarmos ser salvos, quem vocês gostariam que fosse o bombeiro, para te salvar? Um que passou por um treinamento, no qual venceu seus medos, se preparou para as situações de risco, ou um que não treinou, cujo treinamento foi falho, não teve experiências adversas para superar. Treinamento difícil, guerra fácil. Eu preferiria mil vezes um que foi bem treinado por essa Tenente, do que um que foi treinado de forma a não conseguir me salvar ou a qualquer um dos meus entes queridos. Temos que decidir o que queremos, quais os profissionais que queremos para cuidar dos nossos...

  66. Romilda toma vergonha na cara, desejando o mal ao próximo e usando o nome de Deus para na mesma publicação, esses cristão cristãos são a raça mais nojenta e hipócrita que existe

  67. Só quem já passou pela formação sabe que não existe excesso, e na moral esse curso tá uma froxura.

  68. O que mais me deixa indignado são os comentários de possíveis militares aqui, que acham o máximo o que aconteceu, que dão risada, que não se colocam no lugar da família, que não se importam com uma vida de um futuro irmão de farda que nesse momento está na UTI, cirurgiado, dopado, sem saber se restarão sequelas... que acham exemplo o que essa militar fez, pessoas com esse pensamento não deveriam estar nessa instituição que tem o intuito em salvar vidas.

  69. Eu conheci ele uma pessoa legal, nunca acreditei que ia chegar esse ponto afogar uma pessoa mesmo que sabe nadar isso uma injustiça , esse treinamento um tortura com todo eles , eu tenho certeza se fosse um dos filhos dela sei não ia gostar . Tem que ter compaixão a próximo se eles tão lá por que lutou por esse sonho..

  70. Acredito na justica divina,essa mulher que se dis preparada para dar treinamentos, nao passa de uma pessoa que passou por algum trauma na infancia e hoje tortura pessoas. Sera que ela tem filhos sabe o que e amar um filho e ser amada,acho que nao. Na verdade e uma despreparada, desumana, falta palavras para classifica-la. Mas acredito em um Deus vivo e esse rapaz vai sobreviver. Essa mulher tem quer expulsa do Corpo de Bombeiros, que e uma profissao linda,sao anjos que salvam vidas e nao matam. Fora Tenente Ledur.

  71. a instrucao e essencial realmente na profissao a qual o aluno escolheu... porem tem limite ou tem que morrer? espero que o guerreiro tenha melhoras... sera q a tenente esta preparada psicologicamente pra instruir? ja quebrou a bacia de uma aluno e agora afogou outro... tenho minha duvidas sobre a profissional que e OFICIAL da CBM

  72. Força ao soldado e a família, neste momento de indignação e sofrimento.

  73. Sensacionalismo, estão virando um tabloide. Coloquem a informação com os dois lados envolvidos. Só uma dica verifique primeiro ou mais um processo a vista.

  74. Fossa à esse guerreiro, e para família.

  75. O soldado Abinoão foi morto por esse tipo de treinamento. Acredito que a pessoa que disse que esse tipo de instrução é arcaico está certa. Ainda bem que tem um veículo para denunciar. E ninguém está falando mal do CBM, apenas se posicionando contra essa forma cruel e bestial de se ensinar.

  76. Este cara que falou ter trauma de agua com certeza nao e bombeiro. Pq não tem lugar para casa frouxo na corporação.... Não estou defendendo o exesso, mas o treinamento e essencial.

  77. Bom que tem direito de falar alguma coisa é só que passou por isso eu já passei e falo não é fácil mas tem muitas coisas boas no curso de formação e tem multarás coisa desnecessária que não precisa ter ; mas digo isso não é a primeira vez E já faleceu. Um aluno do curso de formação 2014 Eo motivo da morte desse guerreiro quem sabe ? Isso só vai mudar quando o instrutor Tiver conhecimento. Pq o rala só existe por falta de conhecimento .

  78. já passei por esse trenamento e hoje é não faria de novo tenho trauma de água

  79. Esse guerreiro aí sabia que era pau você tem filho mãe e pai cuida com que fala

  80. É fácil fazer comentário desse tipo ,para quem não estar preparado fisicamente e psicologicamente pra salvar vida não deve ser bombeiro. Fizeram o concurso pra ter estabilidade e não querer responsabilidade. Eu tenho orgulho dessa comparação onde eu confio muito nela.Os meninos mimado que não aguenta o sistema pede pra sair.

  81. Acho bem desnecessária essa verdadeira tortura com os alunos do curso de formação de soldados. Conheço alunos que foram afogados, que desmaiaram, quase morrem nessa desumana e arcaica forma de disciplinar que o militarismo utiliza em seus cursos de formação. Fico me perguntando como pode alguém encontrar sentido nessa violência. Isso não educa ninguém. As ocorrências que os bombeiros atendem são realmente dramáticas, e por isso deviam inspirar em seus alunos o sentimento de preservação da vida em vez de revolta, medo e raiva. À sociedade eu afirmo com toda certeza, que qualquer delinquente trancafiado nas prisões tem um tratamento mais humano do que os alunos dos cursos de formação de soldados militares. É revoltante!

  82. Sempre comentam a forma como essa tenente trata os alunos. Alguns estão vivos por sorte. Ela merece ser afastada não tem disernimento para ensinar

  83. As instruções dessa tenente, não é instrução é uma secção de tortura, afogamento e muitos caldos... Um dia anterior ao caso desse aluno, outro aulo tbm teve a secção de tortura que chegou a desmaiar.

  84. As instruções dessa tenente, não é instrução é uma secção de tortura, afogamento e muitos caldos... Um dia anterior ao caso desse aluno, outro aulo tbm teve a secção de tortura que chegou a desmaiar.

  85. Pra vocês que não sabe: Treinamento difícil faz com que as ocorrências que enfrentamos dia a dia se tornem fáceis.. Antes de falar mal e o que não deve, incitando a população, vão conhecer a nossa corporação. Muvuca vai uma sugestão: O que acha de fazer uma matéria sobre o dia a dia dos bombeiros, mande seus profissionais, passar 24 horas conosco acompanhando nossas ocorrências

  86. Pra vocês que não sabe: Treinamento difícil faz com que as ocorrências que enfrentamos dia a dia se tornem fáceis.. Antes de falar mal e o que não deve, incitando a população, vão conhecer a nossa corporação. Muvuca vai uma sugestão: O que acha de fazer uma matéria sobre o dia a dia dos bombeiros, mande seus profissionais, passar 24 horas conosco acompanhando nossas ocorrências

  87. O rapaz que disse que bombeiros são técnicos... Qual a técnica para afogar um novato. Kkkkk Seja profissional na atitude é não em suas palavras.. Melhoras ao rapaz

  88. Mto fácil escrever com so um lado da história, o site deveria no mínimo ter procurado o comando do Corpo De Bombeiros para ter a outra versão. Uma mãe desesperada fala eu ate entendo, agora um site que se diz profissional, nao!

  89. Tinha que fazer o mesmo com um ente querido dela se é que ela tem. Essa infeliz tinha que ser presa . ... Que Deus com sua infinita misericórdia restaure a saúde do Rodrigo e acalma os nossos corações aflitos. Amém

  90. Respondendo as criticas, principalmente de quem não conhece a nossa profissão. Pra ser bombeiro tem que estar preparado e estar bem fisicamente. Não me lembro nesses meus 15 anos de serviço na corporação ter esse tipo de denuncia. Denuncia caluniosa, mentirosa que faz que os bombeiros são malzinhos... Clovis somos profissionais, somos técnicos. Te faço uma pergunta simples: Vc já tirou algum afogado da água?? Vc viu alguma pessoas se afogando?? Se viu... Viu o desespero da vitima?? Pra fazer o que fazemos, somos sim colocados a prova de ferro.. São treinamentos duros que faz com que as ocorrências que encontraremos no dia a dia se tornem fácies... Então antes de difamar a nossa Tenente.. Procure saber dos cursos que ela tem.. Do que somos capazes para salvar vidas.. Isso é ser bombeiro... Deixo aqui meu repúdio pelos comentários maldosos.. Quer ser bombeiro por um dia para conhecer nossa corporação??? Saber o que fazemos??? Nossos quartéis esta a disposição para qq cidadão conhecer.. Salvamos Vidas mesmo com o risco de nossa própria vida

  91. Mais uma matéria sensacionalista para tentar denegrir a imagem do Corpo de Bombeiros e da tenente. Esse é o tipo de matéria que só serve para a discordia. O curso de formação e feito para preparar o bombeiro. Ai o aluno chega andando no hospistal, depois passa mal, e culpa a tenente. Acredito que esse site deveria ao menos procurar ouvir o outro lado.

  92. Sei bem oque é isso já tentarão me afogar. Eo guerreiro que falou aí sabia que era pau entrou porque quis . Teve sorte de não ver você Sr .

  93. Trabalho na upa do verdão e sempre aparece os bombeiros novatos com problemas de saúde por conta desses tratamento grotescos.

  94. Trabalho na upa do verdão e sempre aparece os bombeiros novatos com problemas de saúde por conta desses tratamento grotescos.

  95. pelo que sabemos bombeiro ja formado é para salvar vida e não tirar uma vida essa ''tenente'' por ser um bombeiro teria que dar a vida dela para salvar a vida desse rapaz e não tirar a vida dele.

  96. O que está sendo relatado no site não coresponde com a verdade, o aluno chegou cociente e andando para atendimento médico, o AVC aconteceu durante o atendimento... E depois se eles não forem testados teremos militares sem comprometimento e despreparados para a atividade BOMBEIRO MILITAR, onde somos obrigados a jurar que, MESMO COM O RISCO DA PROPRIA VIDA.

  97. Processo nela, que abram uma sindicância e um Inquérito Policial Militar para averiguação, mas como sabemos tudo irá ficar em panos quentes.

  98. O aluno passou mal depois da instrução e o que nao se fala na matéria é que o aluno tem histórico de aneurisma cerebral na família. Muito facil julgar o trabalho dos outros sem saber o que realmente dos fatos.

  99. kkkkkkk veio porque quis sabia que era pau...

  100. kkkkkkk veio porque quis sabia que era pau...

  101. OFICIAL DE PÉSSIMO PREPARO, O ALUNO TAVA FAZENDO TREINAMENTO PRA BOMBEIRO OU PRO BOPE, PROCESSO NESSA DESPREPARADA.

  102. Agora resta a família denunciar o estado e requerer uma indenização do tamanho do estrago que se fez com a mesma

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG