EM DEFESA DA SOCIEDADE

TCE - PI 81198 - MÊS DE JANEIRO 2017

Morre aluno torturado em treinamento dos Bombeiros (atualizada)

Rodrigo Claro foi parar na UTI após sessão de afogamentos na última quinta-feira

Geral

José Marcondes Muvuca 566315 acessos 204

Morre aluno torturado em treinamento dos Bombeiros (atualizada)
RETROSPECTIVA 2016

O aluno do curso de formação do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Rodrigo Claro, de 21 anos, faleceu por volta das 22:30 desta terça-feira (15), no hospital Jardim Cuiabá. Ele estava em coma na Unidade de Terapia Intensiva, após passar mal em uma aula prática na tarde de quinta-feira (10), na Capital.

Segundo denúncias, o aluno sofreu afogamento por parte de uma instrutora durante treinamento realizado na Lagoa Trevisan. Após reclamar da exaustão ele havia sido dispensado e teve convulsões quando já foi encaminhado em estado crítico ao Jardim Cuiabá.

O Muvuca Popular entrou em contato com a mãe do aluno, Jane Claro, que mora em Tangará da Serra e a mesma disse que seu filho havia enviado mensagem de texto avisando que algo poderia acontecer com ele, pois a tenente que dava instrução o ameaçava.

Colegas de Rodrigo Claro disseram que ele foi torturado “Ele levou vários ‘caldos’ (quando a pessoa é forçada a ficar embaixo d'água) e chegou a reclamar que não estava passando bem. Mas os caldos continuaram e ele só foi tirado da água quando não aguentava mais. E ainda o mandaram ir embora, que era para ele sumir de lá”, disseram.

Informações de outros alunos dão conta que o treinamento se dava na base da tortura, tratamento desumano, degradante e levado à exaustão quando então finaliza com afogamentos.

O corpo do aluno está sendo levado neste momento ao IML para fazer autópsia.

ATUALIZAÇÃO (08:30): O corpo de Rodrigo Claro chegou às 01:20h no IML, e até até as 08:30 da manhã desta quarta-feira (16) não havia sido liberado da necrópsia por falta de luvas cirúrgicas estéreis. O governo do estado havia comunicado que comprou essas luas especiais na semana passada, quando um outro corpo chegou a passar 12 horas esperando para ser liberado, no entanto o Instituto alega que não tem e deverá pedir emprestado para uma instituição particular, caso queira que se libere o corpo. O Muvuca Popular entrou em contato com a mãe de Claro, que já abalada disse estar sofrendo duas vezes por não saber o que fazer após perder o filho e não poder velar.

ATUALIZAÇÃO (12:00hs): Em mensagem de texto enviado por Rodrigo Claro a sua mãe, antes de ir para o treinamento da morte, ele expôs o medo que sentia da tenente-instrutora que o teria afogado. No texto ela se mostra apreensiva:  “Do jeito que vc fala parece que está até desistindo”, diz Jane Claro.

Rodrigo avisa sobre sua sentença: “Eu to meio que prometido já”

A mãe tenta amenizar: “O que te falaram filho? ... Tudo isso é somente pressão”

Rodrigo revela o motivo de seu medo: “A Ten. (Ledur) tá pegando no meu pé... e hoje ela vai tá lá... por isso fico com medo.

VELÓRIO: O corpo de Rodrigo Patrício Lima Claro será velado no Batalhão dos Bombeiros, no bairro Verdão em Cuiabá, das 15:00hs às 17:30hs, depois segue para Tangará da Serra no Helicóptero do Ciopaer, e amanhã segue para Sinop onde será sepultado. Os demais alunos continuam em instrução no Coxipó do Ouro, sem direito a despedirem do amigo.

O governo do estado não emitiu sequer uma nota de pesar sobre o ocorrido.  O Batalhão de Bombeiros, por sua vez, declarou de forma sucinta que está dando todo apoio a família. Veja

NOTA:

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do aluno do 16º Curso de Formação de Soldados, Rodrigo Claro.De acordo com laudo preliminar da Politec, a causa da morte é indefinida e um novo laudo será emitido no prazo de 15 dias.

O velório acontecerá em Cuiabá, no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, das 14h às 16h30. Em seguida o corpo segue para Tangará da Serra, onde será velado até às 7h, do dia 17.11. E por fim, será levado para Sinop, onde ocorrerá o sepultamento.

A Corporação já designou um Coronel como encarregado do Inquérito Policial Militar para apuração dos fatos, permitindo assim que não paire qualquer dúvida sobre os acontecimentos. O Corpo de Bombeiros Militar está prestando todo o apoio à família do militar para as providências necessárias do translado, velório e sepultamento.

Qualquer fato novo sobre o caso será divulgado pela Corporação.

ATUALIZAÇÃO (18:20) - Mãe cobra punição e diz que vai lutar para que outras não passem o que ela está passando

"Vou lutar para que outras mães não passem o que estou passando. O sonho dele era ser um profissional como o pai. Os dois se formariam agora no dia primeiro, juntos. Meu esposo é aluno oficial e ele soldado, já estava com tudo pronto, arrumado o fardamento, tudo prontinho, mas foi interrompido infelizmente.” Disse Jane Patrícia Lima Claro, mãe do aluno soldado do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Claro, ao velar o corpo do filho no Batalhão do Corpo de Bombeiros em Cuiabá. 

Ela diz ainda que não foi procurada pela Polícia, e aguarda uma resposta pra saber o que de fato aconteceu e que até o momento não tem informações sobre o caso. De acordo com Jane, durante a madrugada dois Coronéis do Corpo de Bombeiros estiveram com ela e garantiram que vão levar a investigação às últimas conseqüências.

“Do fundo do meu coração é exatamente isso que eu espero, porque o Corpo de Bombeiros é uma instituição de tanta credibilidade que não deve ser manchada por poucas pessoas. Tem que de fato procurar o que realmente aconteceu e que os culpados sejam punidos no rigor da lei, como deve ser.”

“Por que tanta atrocidade? Por que deixam pessoas fazerem isso com as outras? São pessoas que estão ali para salvar vidas e, de repente, matam um seu. Fica difícil expressar o sentimento no meu coração nesse momento”, disse.

ATUALIZAÇÃO: Tenente Isadora Ledur é afastada mas promoção não será barrada

A tenente Isadora Ledur, foi afastada dos treinamentos do Corpo de Bombeiros. A informação foi confirmada pelo coronel Alessandro Borges Ferreira, na tarde desta quarta-feira (16), durante entrevista coletiva. Ele será o presidente do inquérito que irá apurar as denúncias de que a bombeira teria torturado o aluno durante treinamento na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

“Todas as denúncias serão levadas para o bojo do inquérito. É obvio que a tenente, até pelo que ocorreu, não irá neste momento participar dos treinamentos deste pelotão. Todos os fatos serão apurados, não vou fazer um pré-julgamento. Vamos buscar a verdade. Tudo o que ocorreu no dia, será constatado. A corporação não coaduna com excessos e atos ilegais. As decisões serão tomadas baseadas em fatos reais”, disse o coronel.
 
O presidente do inquérito ainda adiantou que a promoção da tenente para capitã, que ocorrerá nos próximos dias, não será barrada: “São dois fatos diferentes. Esta comissão se reuniu no início deste mês. Já foi feito todo o procedimento para a promoção. Não podemos condenar sem o inquérito. Não temos como segurar uma promoção sem o inquérito ser finalizado. Cada um vai responder pelos seus atos, se for culpado”.

Velório em Tangará da Serra reune mais de 500 pessoas.

Namorada tinha planos de casar

A namorada de Rodrigo Claro, Nadine Hurtado, falou ao Muvuca Popular. "O lema dos Bombeiros é salvar vidas e não matar uma vida", disse, comovida. " A formatura dele seria no final do ano, e havia um monte de planos, a gente ia casar". Segundo Nadine, a reclamação tanto de Claro quanto dos outros alunos era sempre da tenente Ledur. "Todo mundo reclamava dela, que ela pegava no pé, que ela fazia isso com todos. A gente estava lutando para salvar ele, agora só queremos que a justiça seja feita.". 

 

EXPULSA JÁ

Uma campanha está rolando nas redes sociais, com o lema 'Expulsa já", onde os internautas pedem a expulsão da tenente Ledur, acusada de ter torturado o aluno Rodrigo Claro até a exaustão e posterior morte. Está marcada a promoção dela para Dezembro, quando deverá ser condecorada capitã. De acordo com o governo de Mato Grosso, o fato dela ter feito o que fez não tira o direito de sua promoção. 


Leia também:
EDTORIAL: O que está acontecendo com os Bombeiros de MT

Em áudio, Sargento dos Bombeiros desafia alunos denunciar torturas

Antes de ir para a morte Rodrigo Claro avisa sua mãe pelo whatsapp

 

O que dizem sobre isso?

  1. Onde está a Ten Ledur? 02 meses da morte do Aluno Rodrigo Claro e ninguém sabe dessa mulher? Cadê a imprensa investigativa? Se está faltando serviço já deu tempo de abandono de serviço, demissão justa causa.

  2. será que a oficial teria condições de passar o aperto e o treinamento que o recruta teve, será que ela e capaz nao sei.

  3. Acredito que o Coronel poderia barrar essa promoção sim, tem Súmula do STF (RE) 577688 que trata do assunto, não fere a presunção da inocência, sendo devidamente justifica a medida, sinto Coronel, o senhor não foi claro na sua decisão. Meus sentimentos a família.

  4. Boa noite a todos, meu nome é Jane Claro mãe do Rodrigo Claro, muitos foram os comentários nesta materia.. Agradeço a todos que se solidarizaram com minha dor e de minha família, ja vamos para 30 dias do falecimento do meu filho, pouca coisa mudou nas vidas daqueles que torturaram meu filho ,mas a vida da família bom essa virou de cabeça para baixo, sonhos destruídos ,planos desfeitos e uma profunda dor que nem mesmo o tempo será capaz de curar. Mas estou aqui de pé, sustentada pelo Amor de Deus, este tem me carregado no colo e me mostrado o caminho a seguir com sabedoria, e de uma coisa tenho certeza, a JUSTIÇA DE DEUS essa é perfeita, aos olhos do Pai nada passa desapercebido, sigo firme segurando nas mãos de Deus na luta pela JUSTIÇA do HOMEM tbém e lutarei sem cessar para que tudo se esclareça. Chega de impunidade de tudo ficar por isso mesmo, não tenho que bater continência a ninguém e não vo desistir da minha luta, sei que essa luta sera longa, mas Deus esta do meu lado e ao lado da minha família juntos eu Creio que venceremos.

  5. O PAPEL DO REPORTE JORNALÍSTICO É INVESTIGAR E PUBLICAR OS FATOS. DESDE DA MORTE DO BOMBEIRO RODRIGO CLARO A POPULAÇÃO QUER SABER DE UMA COISA: ONDE ESTÁ A TEN LEDUR, O POR QUE O CEL REVELLES AINDA ESTÁ NO COMANDO DO BATALHÃO DOS BOMBEIROS DO VERDÃO? DESCUBRA PARA NÓS MUVUCA.

  6. o fato dela ter feito o que fez não tira o direito de sua promoção. Como que é? Assassinato mesmo que doloso é crime!!!! Fato este comprovado por colegas da turma, uma turma toda como testemunha, laudo apontando que a desculpa de aneurisma não colou. Corporativistas de merda, antes defendia apenas a expulsão agora quero cadeia como todos para todos os envolvidos! Absurdo! A pessoa sofre tortura e ainda querem passar ela ( vitima ) como culpado? É desaforo. Gente vamos nos manifestar senão a coisa não muda!!!

  7. Não sei o que levou a instrutora do Corpo de Bombeiros a perseguir o aluno a ponto de levá-lo ao óbito. Tomou gosto de ver o sofrimento alheio? Tem de ensinar a salvar e não de se afogar. Expulsar da corporação não fará justiça ao caso. Tem de ser presa e responder inquérito criminal, para que outros instrutores, não só dos bombeiros, mas também de outras instituições, que gostam de extrapolar e com crueldade maltratam os iniciantes. Ouvi relatos que sempre tem um instrutor em meio ao grupo de instrutores que gosta de ser conhecido como linha dura, talvez pra esconder o lixo que é.

  8. Não sei o que levou a instrutora do Corpo de Bombeiros a perseguir o aluno a ponto de levá-lo ao óbito. Tomou gosto de ver o sofrimento alheio? Tem de ensinar a salvar e não de se afogar. Expulsar da corporação não fará justiça ao caso. Tem de ser presa e responder inquérito criminal, para que outros instrutores, não só dos bombeiros, mas também de outras instituições, que gostam de extrapolar e com crueldade maltratam os iniciantes. Ouvi relatos que sempre tem um instrutor em meio ao grupo de instrutores que gosta de ser conhecido como linha dura, talvez pra esconder o lixo que é.

  9. Tem alguma coisa de mto errado nesse Bombeiro. Essa comissão de promoção com seu comércio imoral tá se afogando. Se a tenente teve suspensa sua promoção por responder a um inquérito, o que dizer do capitão q vai sair Major e responde ação penal por tortura ao Abinoão; e do Major q saiu Tenente Coronel respondendo ação penal tbm pela morte do Abinoão? A novela ja tem seu final. A casa caiu cmt geral. Mas as merdas estão apenas no início. Ainda virão mais denúncias....

  10. JUSTIÇA ESTA SENDO FEITA A TEN NÃO SERA PROMOVIDA, TEM QUE SER EXPULSA

  11. Nesse momento não temos palavras pra expressar pra toda a família meu Deus eu me coloco no lugar da mãe dele por que muitas das vezes a gente incentiva os filhos pra participar desse trabalho e as vezes a gente acha que que eles estão com moleza mais aí a gente vê uma coisa dessas fica muito indignado com uma coisa dessas meu Deus quanta dor no coração coração e uma mistura de tristeza e raiva mais vamos colocar tudo nas mãos de Deus a melhor justiça pq por oque se ve justiça dos homens já está sem crédito justiça seja feita

  12. Dr Aurélio 18/11/2016 22:34:36 Eu estou do lado de vocês. Da justiça. Escutem meus conselhos. Está difícil ler algum comentário. Pelo amor de Deus. Vocês acham que não pode ter um juiz lendo o apelo popular. Ele precisará entender o que vocês querem. Não coloquem a culpa no corretor ortográfico, pois o nome dele já é: CORRETOR ORTOGRÁFICO, então não pode errar. Escrevam seus comentário com o coração. Traduzam o que sentem pelo caso com imparcialidade. Vamos acreditar na justiça. ( Resposta )>> O conteúdo das informações que pessoas humildes postam, as vezes por não terem oportunidade de uma educação escolar requerida, apresentam erros gramaticais e ortográficos que não são levados em consideração tratando-se de opinião pública. A critica de pessoas despreparadas, fazem com que a atitude de boçais iguais a você, declarem sua indignação ao ver que existem pessoas com menos oportunidade que você, postarem sua valiosa opinião... independente de escreverem certo ou errado. Um juiz não determina um veredito baseado em ( português correto ou não ) , mas sim , baseado em fatos. Fatos estes que propiciaram a morte de um aluno do Corpo de Bombeiros. Portanto Sr. Dr. Aurélio, reforço minha repugna a sua medíocre pessoa, que nem sequer tem base no julgamento de pessoas que escrevem errado. Mais uma vez VTC, e vai SF. Ass. Ordo Ab Chao .'.

  13. Quero informar que passei por essas situaçaos trágica e cruel em meu curso de Soldado; e tenho pavor e ódio desse criminosos que estao lá pra ensinar e eles cometem esses crimes e sao impune; vamos todas as sociedades pedir a EXCLUSÃO dessa criminosa bem como buscar a prisão dela junto ao ministério público e lançar ela na cadeia

  14. Desde quando morrer faz parte do treinamento? Arnaldo nela!!!

  15. Antes de mais nada rogo a Deus que acolha este irmão que partiu de forma tão trágica. E que Ele dê o devido suporte aos familiares e amigos. Agora quanto à vida militar eu não conheço nada. Mas pelo que vi eu diferentes publicações estava havendo excessos no treinamento do jovem(foi o que li). Aliás, dizem que isto é mais comum do que se imagina(é o que dizem). Mas acho errado pois o cadete também é ser humano; seus limites precisam ser respeitados. Que a paz do Senhor esteja com todos vocês.

  16. Mal amada..sem Deus no coração, infelizmente justiça só de Deus porque dos homens não existe, esse vai ser mais um na estatística isso não é o primeiro caso e com certeza outras vítimas virão esse é o nosso Brasil, onde a impunidade corre solta.

  17. ISSO TUDO É UM ABSURDO. UMA FAMÍLIA CHORA A DOR DA PERDA, ENQUANTO A RESPONSÁVEL POR ESSA DOR, PPR ESSA PERDA IRREPARÁVEL ESTÁ LIVRE E PRESTES A SER PROMOVIDA. INCONCEBÍVEL! QUEREMOS JUSTIÇA!

  18. Eu estou do lado de vocês. Da justiça. Escutem meus conselhos. Está difícil ler algum comentário. Pelo amor de Deus. Vocês acham que não pode ter um juiz lendo o apelo popular. Ele precisará entender o que vocês querem. Não coloquem a culpa no corretor ortográfico, pois o nome dele já é: CORRETOR ORTOGRÁFICO, então não pode errar. Escrevam seus comentário com o coração. Traduzam o que sentem pelo caso com imparcialidade. Vamos acreditar na justiça.

  19. Pessoal. Se a familia desse menino nao corre atras. Procura um advogado excellente , isso nao vai da em.nada , agra se fosse um cidadao comun ja estaria preso a muito tempo ,os politicos nao tem capacidade e nem postura pra. Tomar uma decisao tao sabias como essa , obrigacao ja era ela ter sido exonerada ela foi imprudente e se ainda existe esses tipos de treinamento intao porque permitimos , sao os politicos que colocamos no poder que nao resolve isso vamos tirar intao , unidos somos mais do que eles nosso poder se quadriplica quando nos juntamos , se esse governador e esse prefeito nao exonerarem esse projeto de ser humano que e essa tenente intao vamos fazer como fizemos com a presidente Dilma. Vamos tirar eles e coloca pessoas competentes .b

  20. Dr. Aurélio... VTC

  21. Há uma cúpula no CBM que negociam essas promoções! Até dia 02 tudo virá à tona. E a sociedade de MT vai conhecer os verdadeiros "Heróis".

  22. Cuiabanos.. Quando postam nesta página. O seu post irá passar por um filtro, podendo ser ou não liberado, dependendo das besteiras que escrevem... Fiquem ai repetindo as postagens o tempo todo não seus....

  23. O Senhor Pedro Taques pode suspender a promoção dessa Senhora, conforme matéria do Portal gazetadigital, publicada nesta data (18/11). Segundo a reportagem, o Secretário da Casa Civil, Paulo Taques, se comprometeu a responder ao aludido Veículo de Comunicação. Cabe ressaltar que o Pedro Taques foi eleito para colocar ordem na bagunça em que se encontrava este Estado. Confesso que, até esta data, não verifiquei nada de concreto no sentido de moralizar o Estado. O caso Abinoão, por exemplo, ninguém foi expulso da corporação, sendo que o fato ocorreu em 2010. É preciso mostrar serviço governador, uma vez que 2918 está próximo. Depois não adianta reclamar a derrota nas urnas!

  24. O Senhor Pedro Taques pode suspender a promoção dessa Senhora, conforme matéria do Portal gazetadigital, publicada nesta data (18/11). Segundo a reportagem, o Secretário da Casa Civil, Paulo Taques, se comprometeu a responder ao aludido Veículo de Comunicação. Cabe ressaltar que o Pedro Taques foi eleito para colocar ordem na bagunça em que se encontrava este Estado. Confesso que, até esta data, não verifiquei nada de concreto no sentido de moralizar o Estado. O caso Abinoão, por exemplo, ninguém foi expulso da corporação, sendo que o fato ocorreu em 2010. É preciso mostrar serviço governador, uma vez que 2918 está próximo. Depois não adianta reclamar a derrota nas urnas!

  25. O Senhor Pedro Taques pode suspender a promoção dessa Senhora, conforme matéria do Portal gazetadigital, publicada nesta data (18/11). Segundo a reportagem, o Secretário da Casa Civil, Paulo Taques, se comprometeu a responder ao aludido Veículo de Comunicação. Cabe ressaltar que o Pedro Taques foi eleito para colocar ordem na bagunça em que se encontrava este Estado. Confesso que, até esta data, não verifiquei nada de concreto no sentido de moralizar o Estado. O caso Abinoão, por exemplo, ninguém foi expulso da corporação, sendo que o fato ocorreu em 2010. É preciso mostrar serviço governador, uma vez que 2918 está próximo. Depois não adianta reclamar a derrota nas urnas!

  26. O Senhor Pedro Taques pode suspender a promoção dessa Senhora, conforme matéria do Portal gazetadigital, publicada nesta data (18/11). Segundo a reportagem, o Secretário da Casa Civil, Paulo Taques, se comprometeu a responder ao aludido Veículo de Comunicação. Cabe ressaltar que o Pedro Taques foi eleito para colocar ordem na bagunça em que se encontrava este Estado. Confesso que, até esta data, não verifiquei nada de concreto no sentido de moralizar o Estado. O caso Abinoão, por exemplo, ninguém foi expulso da corporação, sendo que o fato ocorreu em 2010. É preciso mostrar serviço governador, uma vez que 2918 está próximo. Depois não adianta reclamar a derrota nas urnas!

  27. QUE GOVERNADOR E ESSE,ELA PODE MATAR E VAI SER PROMOVIDA E PRA ACABAR!!!!! EXPULSA JÁ!!!!!

  28. Caramba!!!! Pedro Taques tem que expulsar essa tenente ou a população o expulsa do governo!!!! Esse fato não ser a esquecido tão cedo!!!@ Mas como muitos se esconde em fardas, em forro privilegiados etc... Não deve dar em nada....

  29. Com o Muvuca não tem lero-lero-lero! Desde o início deste lanentàvel acontecimento, o Muvuca manteve-se atento aos fatos e atualizando as informações. Parabéns, Muvuca! Ainda estamos aguardando uma nota de esclarecimentos do Gov. Taques. Vamos aguardar as apurações!

  30. Sei como funciona este sistema oficial não pune oficial a prova já foi dito ela vai ser promovida a capitã, voçês acham que ela vai ser punida, infelizmente não. primeira coisa teria que afastar da função e não poderia ser promovida.

  31. SR.GOVERNADOR NÃO VAI FALAR NADA, ESTAMOS AGUARDANDO! E UM ABSURDO ESSA TEN SER PROMOVIDA TEM QUE SER EXPULSA EXPULSA !EXPULSA! CADE O COMANDANTE GERAL DO BOMBEIRO NÃO VAI FALAR NADA TBEM ! REVOLTADA

  32. Quando o Muvuca postou essa matéria pela primeira vez, tudo ainda era só boato, chamaram esse site de sensacionalista, mas ele manteve firme. Hoje todos tiveram que noticiar, de rádio a TV, e se render a notícia do Muvuca Popular. Essa sem dúvida é a maior audiência de uma só matéria em toda história da imprensa mato-grossense, uma denúncia do Muvuca, que infelizmente virou tragédia, e alcançou meio milhão de acessos. Nenhuma TV nesse estado consegue isso, um recorde retumbante que site nenhum jamais alcançará. Parabéns ao Muvuca Popular, hoje é de longe o site de maior credibilidade no estado.

  33. O que pensar dessa profissional, que teve todo um treinamento, e agora? Foi depositado total confiança a troco do que? Que a justiça seja feita

  34. Meus sentimentos a família vá em paz guerreiro. Estado de transformação.

  35. Infelizmente esse caso não é o primeiro, nem será o último enquanto não houver punição verdadeira para abuso de poder...

  36. Muvuca. Falta pouco para meio milhão de visualizações. La pelas bandas do paiaguas o homem deve estar em crise. Lembrando que ele poderia ter apertado a sua mão. Quem planta vento. Colhe tempestade.

  37. Agora é a hora. DIREITOS HUMANOS! Ou esse aluno não é humano???? Ministério Público; OAB????? Cadê VCs???? Quero que os Pais dessa guria ( a oficial) digam que ela estava cumprindo ordens; vcs são pais. Ela, se não é, será mãe, acha que não cometeu excessos? Misericórdia! Mas, Deus é bom, em todo tempo, Ele é bom. Cremos na Justiça de Deus, essa é fiel. Colocar a cabeça no travesseiro e conseguir dormir, só monstro mesmo; só quem acha que tem o rei na barriga. Uma pena oficial.

  38. Estamos no Século XXI, até quando essas barbaridades irão acontecer. GOVERNO DO ESTADO FAVOR TOMAR UMA ATITUDE. Praticamente todo concurso é isso. UMA VERGONHA, PARECE QUE NO ESTADO DE MATO GROSSO NÃO TEM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS PARA ISSO. MEU DEUS.

  39. ESSA TENENTE NÃO É HUMANA... A PROMOÇÃO DEVE SER BARRADA SIM ATÉ QUE SE APURE A VERACIDADE DOS FATOS ASSIM EVITANDO INJUSTIÇA EXPLÍCITA DIANTE DE NOSSA SOCIEDADE.

  40. Na minha opinião era pra pegar ela é fazer todas as maldades que ela fez com esse rapaz ela já era pra ter pedido a farda.

  41. Estou completando trinta anos de Bombeiro, sempre trabalhei na parte operacional e digo que essa mulher(despreparada) não tem qualificação para estar envolvida com a sociedade prestando serviço!!! Espero que não fique somente no afastamento, ela não deverá mais fazer parte dessa instituição preocupada principalmente em salva-guardar vidas!!!

  42. Essa tenente não tema a alma de bombeiro. á fácil judiar de pessoas humildes, muitos jovens quando entram em cursos militares demoram a assimilar o aprendizado isso faz a maldade dos instrutores aflorarem. Agora essa morte ficará em sua consciência. Vamos ver se a Comissão de Direitos Humanos vai se manifestar, estamos aguardando. Meus sentimentos a família.

  43. Todos os alunos se queixam da Ten. sera que ninguém que participa das instruções teve ombridade de falar que estava errado, sera medo por ela ser oficial? Mas não esqueçam que quem participava também é tão culpado como ela por ver o errado e calar. Infelizmente como em todos os estado os outros oficiais vão dar um geito de livra-la e se bobear vão dizer que o aluno foi o culpado. Mãe fique em cima, se aguarre com algum politico de peso para que se faça JUSTIÇA, essa Ten. tem que ser punida com prisão e exclusão, nada menos que isso. Deixo meus sentimentos a familia e aos colegas de turma. Srs. Oficiais responsaveis pelo IPM sejam honestos e façam justiça, Sr Governador mostre porque foi votado e também faça jutiça excluindo esta Ten. criminosa, porque fez uma vez vae fazer sempre.

  44. Todos os alunos se queixam da Ten. sera que ninguém que participa das instruções teve ombridade de falar que estava errado, sera medo por ela ser oficial? Mas não esqueçam que quem participava também é tão culpado como ela por ver o errado e calar. Infelizmente como em todos os estado os outros oficiais vão dar um geito de livra-la e se bobear vão dizer que o aluno foi o culpado. Mãe fique em cima, se aguarre com algum politico de peso para que se faça JUSTIÇA, essa Ten. tem que

  45. se fosse um ente querido meu que fosse assassinado na mão dessa mediucre, ela seria imediatamente promovida...PROMOVIDA A DEFUNTO

  46. É lamentável isso é revoltante uma situação dessas vc estuda tanto pra consegui sucesso e vem uma estrela achando que tem o poder de apaga uma que está querendo ter sucesso na vida, que Deus venha fazer a sua justiça e que isso nem venha ficar em caveta.

  47. É lamentável isso é revoltante uma situação dessas vc estuda tanto pra consegui sucesso e vem uma estrela achando que tem o poder de apaga uma que está querendo ter sucesso na vida, que Deus venha fazer a sua justiça e que isso nem venha ficar em caveta.

  48. essa tenente tem que ser suspensa,para não queimar a imagem dos bombeiros que são para salvar vidas e não tiraras .

  49. nesse pais só perde quem morre, a família da vitima está chorando, e a família da acusada festeja a promoção da tenente para capitã isso ae, valeu Coronel Ferreira,... meus aplausos para o senhor.

  50. MEDIANTE A UM FATO COMO ESSE EU DEIXO A PERGUNTA....SE COM UM MEMBRO DA CORPORAÇÃO ELA AGE ASSIM, IMAGINA O QUE NÃO FAZ POR TRÁS DOS BASTIDORES? E QUE DEUS CONFORTE A FAMILIA!

  51. Que absurdo esa tenente provoca a morte do aluno,e ainda vai ser promovida,gente onde estamos naum tem mais justiça nesse mundo,sera que tem que ser feita com as propria maos,idquinada meu Deus

  52. Que absurdo esa tenente provoca a morte do aluno,e ainda vai ser promovida,gente onde estamos naum tem mais justiça nesse mundo,sera que tem que ser feita com as propria maos,idquinada meu Deus

  53. Que absurdo esa tenente provoca a morte do aluno,e ainda vai ser promovida,gente onde estamos naum tem mais justiça nesse mundo,sera que tem que ser feita com as propria maos,idquinada meu Deus

  54. Que absurdo esa tenente provoca a morte do aluno,e ainda vai ser promovida,gente onde estamos naum tem mais justiça nesse mundo,sera que tem que ser feita com as propria maos,idquinada meu Deus

  55. Que absurdo esa tenente provoca a morte do aluno,e ainda vai ser promovida,gente onde estamos naum tem mais justiça nesse mundo,sera que tem que ser feita com as propria maos,idquinada meu Deus

  56. Que absurdo esa tenente provoca a morte do aluno,e ainda vai ser promovida,gente onde estamos naum tem mais justiça nesse mundo,sera que tem que ser feita com as propria maos,idquinada meu Deus

  57. Que absurdo esa tenente provoca a morte do aluno,e ainda vai ser promovida,gente onde estamos naum tem mais justiça nesse mundo,sera que tem que ser feita com as propria maos,idquinada meu Deus

  58. E lamentável... Que Deus conforte essa familia. E claro que a tenente nao merese ser promovida, isso e um absurdo poderia ser com meu filho ou com seu. As mensagens no aparelho celular da mãe diz tudo... As

  59. Essa tenente tem que ser penalizada, perca da função e julgada no 121

  60. Deixo os meus pêsames a família do ( Rodrigo claro ) que sofreu varios caldo por uma intrutora incopetente essa mulher temque ser condenada ou expulsá da corporação para que não venha acontece com outros alunos que vão se forma. COORDIALMENTE Bombeiro profissional civil TYRONE C. R. ESPERO QUE AS OUTORIDADES NÃO DEIXE ESSA SITUAÇÃO EM PUNI POIS A FAMÍLIA ESTA SOFRENTO POR UMA INCOPETENTE QUE SE DIS INSTRUTORA DA CORPORACAO MILITAR

  61. Mais uma pra conta do Pedrinho Malvadeza!

  62. Q vergonha!!!!! Com td isso ainda ganha promoção. Q dizer é só matar q fica por isso mesmo....com certeza n deve ter filhos n deve ter familia pq é um absurdo meu Deus!!!!Mata e passa a capitã por favor é o fim do mundo mesmo estou chocada francamente q mundo podre!!!!???

  63. Abuso de autoridade! Senão der em nada, que com certeza não dará, ela sabe o que fez. E levará essa culpa pro resto de sua VIDA! E tome consciência que tudo tem um limite, até mesmo nos treinamentos de seus comandados!

  64. Qual é o juramento que um militar faz servir e proteger é isso que esa tenente fez sera que quando seu filho fr servir ela vai dar o mesmo tratamento

  65. Olá Bom Dia, gostaria de saber do corpo de Bombeiros, se esssa TEN. passou por isso. e a Familia do Guerreiro, meus sentimentos.

  66. É uma vergonha!?...quem esta ali pra ensinar a salvar vidas vai pra tirar uma vida?!que curso é esse?essa tenente com certeza nao dve ser a primeira vez q fez isso,pra punição.Agora pra mae q perdeu seu filho sem palavras,fica difícil dizer porq um jove chega a norte porq queria fazer parte dos bombeiros ser socorrista,salvar vidas sendo q a dele foi tirada.Tenho irmã q tbm quer entrar pra fazer esse curso,como eu tbm!,Agora da ate medo de fazer.Porque quem é pra ensinar é uma assassina.

  67. Eu digo. Pensam que mulher é boazinha, mulher é o demonio cara. Se for muito frouxo com elas , elas atiçam o sadismo. Mulheres boas somente mães com seus filhos. E mesmo assim, muita ta criando verdadeiros monstros. Mulher ruim, vimos de monte esses dias. HILLARY, DILMA, MULHER DO NARDONI, MULHER QUE MATOU A FILHA DE 2 MESES. Tem de monte. NÃO DEEM PODERES MAIS PARA MULHERES.

  68. Esses absurdos tem que ter fim , nao se forma pessoas pra salvar vidas tirando suas vidas e nem atraves de treinamentos traumáticos . A própria força armada foi proibida de dar treinamentos abusivos como trotes e torturas , essa instrutora deve ser punida e expulsa da corporação .

  69. Estou com dois convites comprados pra essa formatura, que alias, nem deveria ter festa depois desse fato, deveriam juntar o dinheiro da festa e doar pra mae do rapaz morto, esse nao e o primeiro, nem sera um ultimo. Na PM esses abusos levaram a morte do Soldado Abinoao, dos dois cadetes Kobaiache e outro que nao me recordo o nome, porem, inocentes continuam perdendo a vida, e por ai vai, ninguem e punido. Quantas maes vao perder seus filhos para que se tomem providencias.

  70. Assassina ,vadia...merece cadeia

  71. Assassina ,varia...merece cadeia

  72. Esses treinamentos são ridículos não levam a nada, e essa tenente tem que passar pelo mesmo método que ele passou, ridícula pena de morte prá ela é para aqueles que permitem isso.

  73. Ela tem que ir para cadeia porque se fosse um cidadão comum estava preso governador exoneração para tenente cadeia o que nem Sinval Arcanjo cadeia nela governador confio em vc

  74. Ela tem que ir para cadeia porque se fosse um cidadão comum estava preso governador exoneração para tenente cadeia o que nem Sinval Arcanjo cadeia nela governador confio em vc

  75. SE ESSA TENETE QUIS MOSTRA ESFORÇO PARA GANHAR A PRO MOÇÃO DE CAPITÃ ELA NÃO PRESISARIA tortura E mata um ser humano um jovem com muitos sonhos. LUTOU PRA SALVAR VIDAS , MAIS FOI IMPEDIĐO DE FAZER ISSO.DEUS CONFORTE OS CORAÇÕES.

  76. Não é o primeiro nem o último caso de tortura militar em treinamentos. Essa prática é constante e velada pelos superiores que encabeçam a cúpula militarista neste país! Para manter um corpo de soldados fortes impõe-se treinamentos duros e desumanos onde os fracos caem e apenas os (q eles acham) fortes "mentalmente" sobrevivem. Meu pai é militar aposentado e sempre ouço ele dizer o tipo de treinamento que teve e que se ñ tivesse a mente centrada e forte desistiria, não só pela pressão dos superiores com exaustão física, mas também mental, dou graças a Deus por ele está vivo sem nunca ter matado ninguém e salvado muitas vidas. É uma pena que essa questão vai ser enterrada e esquecida (assim como o pobre rapaz) só pq quem clama são os menos desfavorecidos, se fosse um desses filhinhos de políticos ou dos próprios militares as autoridades ñ fingiriam investigar e depois passar um cala boca nas testemunhas, a mídia não ficaria com medo de questionar, se fosse um caso levado a sério mostrariam q esta instituição, essa classe é formada de heróis que ainda prezam pela vida e a honra! Desabafo de uma pessoa que fica indignada com tanta injustiça nesse país de gente tão sofrida e lutadora.

  77. Como é que é? A mulher comprovadamente é a causadora da morte do rapaz e ainda vai ser promovida? Que palhaçada é essa? Então a mensagem mandada para a mãe não remete toda a responsabilidade pela morte dela para esse "instrutora"? Me desculpem todos vocês, mas se é com um filho meu eu mato essa mulher.

  78. Essa Tenente deve pagar pela irresponsabilidade no agir! Óbvio! Insana! Uma vida se foi! Ela é responsável direta!

  79. Vc deveria ter vergonha de dizer que foi doença, dessa forma não respeita a dor da família e sim banaliza. Caso fosse sua família, suas palavras seriam as mesma,?certamente não ! Na minha opinião essa tenente é uma psicopata, tem de ser tirada de cireculação é um mal e perigo para a sociedade! Que o bom DEUS AMPARE ESSA MÃE, DIANTE DE UM ATO COVARDE, INSANO, TIRANO, CRUEL, DESUMANO, GRAVÍSSIMO QUE TEM DE SER PUNIDO POIS UMA VIDA FOI CEIFADA!

  80. Olhando os comentários ainda vejo pessoas defendendo essa Tenente. Quem a defende tbm eh cúmplice de assassinado. Tomam vergonha na sua cara seus lixos imundos. E respeitem a família do rapaz que vocês assassinaram. Se fosse com um parente meu. A conversa seria bem diferente. Se o Estado não resolve eu resolveria do meu jeito. Me envergonha saber q dentro da instituição tão séria existem pessoas q não merecem estar dentro dela.

  81. Tudo bem em instaurar um Inquérito Policial Militar, pois há indício também de crime militar. Entretanto, é estranho a Delegacia de Homicídios não instaurar Inquérito Policial, visto que Tortura seguida de morte e de atribuição de investigação do Delegado(a) de Polícia, e há indícios desse crime. O silêncio do Ministério Público também é anômalo. Aliás o caso do cidadão que foi morto desarmado e devidamente registrado pela mídia, no bairro CPA, qual a solução?

  82. A afirmação desse Cel Alessandro mostra bem o Comércio Imoral das Promoções no cbm. O Capitão Marco Antonio teve sua promoção barrada por fazer um curso na faculdade de economia da ufmt. Ja esta Ledur e outros q respondem por tortura serão promovidos dia 02/12. Qual é o critério Moral do Cel Alessandro. Estudar agride o decoro do cbm. Torturar, homicídio...não?!

  83. Isso não pode ficar assim pq isso pode acontecer dinovo ela em que ficar atrás da grade até sair o avescorpo do rapaz pq quem sofre com tudo isso é a mãe do moço?

  84. Realmente esse assunto tem que ser passado a limpo e questão de honra!!! Assim espero!!!! Porque se não vou deixar de acreditar!!! Na justica!!!

  85. Sinto muito pelo falecimento do soldado Rodrigo.Pois fizemos todos os treinamentos juntos,fui eliminado, na investigaçao social,e ele foi chamado no meu lugar. Infelizmente perdemos nosso futuro guerreiro de sinop. Espero que paguem por isso esquecendo o fardamento ou patente dos acusados,foi um crime e devem pagar. Meus sentimentos á familia e aos outros amigos.

  86. Acredito que a realidade de salvar alguém que esteja afogando, seja tenso e super apavorante, mais esse não é o primeiro caso que vejo de um aluno ou um integrante do grupo se afogar durando treinamentos e acabar falecendo .. Acredito que não deveria colocar tanta pressão sobre um iniciante , tudo que ele mais que é Não decepcionar o seu superior, aí vem superior com uma pressão que nem os cara que já estão acostumarmos, aguenta.. Aí o iniciante apavora e pá, morre. E papel que ele ia fazer de salvar vidas, acaba pois mataram o sonho dele, mataram a família dele, pq quando uma pessoa da família morre e todos nós morremos juntos, por 1 dia por uma semana meses ou até anos, mais morremos .. CORPO DE BOMBEIRO é a profissão mais linda que já vi, mais tem homens que fazem parte desta equipe de Heróis que Não merecem Ser Chamados de Heróis ! Pois por pensarem que é um SUPERIOR RESPEITADO acabam exagerando. . (Minha opinião )

  87. BOMBEIRO DE VERDADE UMA OVA...Se fosse de verdade nao seria CORPORATIVISTA.A TORTURA EXISTE SIM - não é torturando que se forma ninguém, se fosse assim voce teria aprendido a ser bombeiro de verdade e não esseFANTOCHE que se tornou...seu BOMBEIRO DE ARAQUE.

  88. Meus sentimentos a mãe e familiares.essa pessoa agiu como assina sem duvida.unica forma de vingar dela lutar ate ela perder o concurso..e lutar até estado pagar indenização.. sugiro a mãe q solte na mídia o pedido de socorro do filho..

  89. Meus sentimentos a mãe e familiares.essa pessoa agiu como assina sem duvida.unica forma de vingar dela lutar ate ela perder o concurso..e lutar até estado pagar indenização.. sugiro a mãe q solte na mídia o pedido de socorro do filho..

  90. Filha do Coronel Sidney da PM vcs acham mesmo que vai dar alguma coisa,corporativismo já ouviram falar?esse povo zua com o estado,burguesinha não vai dar nada,quem perde só a familia do aluno e o aluno.

  91. Mostra a cara dessa desumana safada,vagaba gosta de maltratar os outros,tomara q fação o mesmo com vc. MEUS SENTIMENTOS A ESSA MÃE,QUE DEUS CONFORTE SEU CORAÇÃO

  92. IZADORA LEDUR DE SOUZA DECHAMPS, é natural da cidade de Porto Alegre-RS, onde nasceu no dia 09 de junho de 1989, filha de Pedro Sidney Figueiredo de Souza e de dona Maristela Ledur de Souza, casada com o Sr. André Luiz Dechamps, chegou em Barra do Garças ainda criança e após alguns anos mudou-se para a cidade de Cuiabá-MT, onde morou até o ano de 2008,quando passou no concurso para o cargo de oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e aos 19 anos fez o curso de Formação de Oficiais na Academia Bombeiro Militar, do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. Em 26 de dezembro de 2012 apresentou à 1ª Cia. Independente de Bombeiros de Barra do Garças estando à frente das seções administrativas e de operações e, posteriormente acumulou a função de subcomandante da Companhia, participando e organizando vários eventos e projetos sociais e em meados de 2015, foi convocada a retornar à capital de nosso Estado, como 1º Tenente Bombeiro Militar.;;;;

  93. Que lixo de tenente se acha esse povo favorecido qur consegue entrar por "peixada" e nao competência quem conhece sabe que esse lixo que se diz tenente. É retardada e tem doença mental e um dia ela vai pegar o dela aqui se faz aqui de paga.

  94. A familia desse rapaz tem que contratar um bom advogado e processar o Estao de Mato Grosso e esta tenente despreparada para comandar. Isso nao vai trazer a vida do rapaz de volta mas peçam uma indenizaçao bem alta e a puniçao civil e criminal dessa assassina a mando do governo. O pior é saber que nos trabalhadores sustentamos com nossos impostos um ser tao desprezivel como esta retardada mental. Ministerio Publico estadual e imprensa vamos acompanhar mais este caso nao deixem so para esta Justiça Militar, se nao acaba tudo em pizza e essa cachaceira vai matar mais um aluno em breve ou até que algum deles meta uma bala na cara dessa covarde.

  95. A familia desse rapaz tem que contratar um bom advogado e processar o Estao de Mato Grosso e esta tenente despreparada para comandar. Isso nao vai trazer a vida do rapaz de volta mas peçam uma indenizaçao bem alta e a puniçao civil e criminal dessa assassina a mando do governo. O pior é saber que nos trabalhadores sustentamos com nossos impostos um ser tao desprezivel como esta retardada mental. Ministerio Publico estadual e imprensa vamos acompanhar mais este caso nao deixem so para esta Justiça Militar, se nao acaba tudo em pizza e essa cachaceira vai matar mais um aluno em breve ou até que algum deles meta uma bala na cara dessa covarde.

  96. Meus sentimentos a família que Deus conforte a todos, meu comentário sobre o fato é o mais fácil de entender basta vocês saberem o que significa essa sigla CFSD - Curso de Formação de Soldados o aluno está frequentando o curso para aprender ser formado da melhor maneira possível tecnicamente não há motivos para se ter castigos físicos em uma formacao de soldado até porque o bombeiro cumpre missões que não o elevam ao desgaste físico tão extremo devido a isso em cursos de formação basta o treinamento físico militar que é uma das matérias do curso e claro ministrado por um profissional da área então não há justificativas plausíveis para o ocorrido na instrucão.

  97. Isso é uma VERGONHA vim ordem do GOVERNADOR para abafar o caso? Queremos justiça com essa TEN SEJA EXPULSA.

  98. OLHA SO AS AMIGAS DA TENENTE FALANDO NO FACE DELA SOBRE FESTAS E CACHAÇADAS... NEM A FAMÍLIA DO RODRIGO QUE ESSA TENENTE LEDUR ASSASSINO É RESPEITADO NESSE MOMENTO.. ISSO É HORRIPILANTE VINDO DESSA MULHER AMIGA DESSA ASSASSINA .. ACESSEM O FACEBOOK DA ASSASSINA E VEJA.. Izadora Ledur #cadeia #natenente #izadoraledur #expulsajá Veja la no face dela segue abaixo o que ta escrito As vezes passamos uma vida inteira julgando e deixamos de viver e conhecer pessoas tão bacanas, e quem sai perdendo é quem se dá o trabalho de julgar. Mas ai as vezes, basta 15 minutos perto de uma pessoa, p ver o quanto ela é iluminada! Eu só agradeço a Deus por me permitir viver momentos bons, com pessoas boas! Isso me faz bem! Me faz feliz! Essas 2 são umas das grandes super mega power agradabilíssima surpresas da minha vida! @jessica__cristina @izaledur Vcs tem cara de chatas, mas são fodas de legais! Seguiremos juntas na cachaça, nos bons momentos, e nos difíceis tbm!

  99. Izadora, essa mulher é uma assassina covarde queria ver se fosse filho dela ou um parente tem q espulsa-la essa imunda...e quanto ao governo taques misericórdia faltar luvas no IML É O CÚMULO DO ABSURDO

  100. QUE OS RESPONSÁVEIS OU RESPONSÁVEL SEJA PUNIDO POR HOMICÍDIO E OMISSÃO DE SOCORRO, O TREINAMENTO ERA PRA BOMBEIRO OU BOINA VERDE.

  101. Torturado? Oras, fui militar por 30 anos e passei por momentos tensos, mas nunca torturado.

  102. Essa Izadora Ledur ja era um homenzinho desde a época da escola Estudamos juntos no CIN , e ela achava que mandava em todo mundo,gente assim não merece nenhum tipo de poder. Totalmente DESPREPARADA psicologicamente.

  103. bando de vagabundo assasinos tudo farinha do mesmo saco

  104. bando de vagabundo assasinos tudo farinha do mesmo saco

  105. Meus sentimentos a familia desse rapaz! #expulsãojá #TenenteIzadoraLedur #foradobonbeiro

  106. Os bombeiros são treinados como a PM... no cacete... um bando de sem cérebro são aqueles que pactuam com essa tradição atrasada... a PM aprende a Matar na bala e os Bombeiros a afogar.... vai entender o que é "proteger" para esses canalhas.

  107. Triste sabe que dificilmente alguém será punido pelo ASSASSINATO do jovem, justiça cega.

  108. É lamentável q um oficial aja dessa forma, quer mostrar q sabe tudo por que passou por uma academia + ñ sabe nada

  109. O Corpo de Bombeiro de MT Sempre teve o respeito da sociedade não está dando mesmo respeito. Acreditem!!!! os demais alunos continuam em instrução no Coxipó do Ouro, sem direito a despedirem do amigo!!!

  110. Ele teve um afogamento secundário, com certeza broncoaspirou água pelos pulmões apesar de ser pouca quantidade leva ao óbito, todos os sinais que apresentou leva ao afogamento secundário, incrível uma tenente que foi preparada para salvar vidas não perceber isso não acha? Ou ela foi preparada para torturar e tratar com indiferença uma pessoa porque é filho de alguém que ela não gosta, todos nois temos que sermos profissionais e deixarmos os nossos problemas pessoais e do passado de lado quando estamos trabalhando. E mais que tudo respeitando o limite de cada pessoa, ninguém é igual a ninguém, ali e um treinamento, ninguém já chegou ali preparado, quando esse limite compromete a vida de uma pessoa e crime, nenhum aluno falaria que não aguentava mais se realmente não fosse verdade,e humilhante uma pessoa assumir isso na frente de todos. Está mulher sábia que este aluno já tinha ultrapassado o seu limite e assim mesmo ela persistiu mesmo ele claramente já apresentando sinais de afogamento secundário ela deve responder judicialmente pelo crime cometido....

  111. Lamentável, ela se formou pra salvar e não matar! Tinha que ser expulsa. Muito triste.

  112. É necessário haver uma investigação afim de ter completo conhecimento do ocorrido para haver as devidas punições (espero que haja não somente expulsão da corporação como também uma pena em regime fechado) e evitar que tal procedimento seja novamente executado.

  113. Pra vc Manoela si foci seu irmão vc não falava o que vc está falando vc deve ser filha de alguma pessoa que prática esses tipos de ttrenamementos ponha seu filho ou teu irmão pra ser treinados por estes sem lei

  114. Contra fatos não há argumentos , foi premeditado o minimo é exoneração da responsável citada.

  115. Li acima alguém falando que isso é consequências do regime Militar, discordo. Isso é a desumanização de um Militar. Cada um tem um determinando potencial. Cada um tem o seu limite. Essa Militar aprendeu o regime e não a didática das diferenças. Quanto a fazer diferenças de um ou outro aluno, mostra mais ainda o despreparo desta Militar para preparar os cadetes. Meus sentimentos a família. E tirem essa desumana da corporação no lado instrucional. Pode ser boa nos treinamentos, mas é péssima como ser humano.

  116. Uma triste realidade que poucos conhecem, treinamentos que têm apenas uma intenção de humilhar o aluno. Meus sentimentos a família.

  117. Não foi comprovado que o rapaz morreu por conta de afogamento, uma coisa é certa, parentes de militares sofrem muito mais nos testes...outra coisa tb é certa, certos treinamentos sao necessarios, não falo de torturas, falo de treinamentos, de pressao...afinal de contas a pressao é algo rotineiro... no caso de outra materia que diz que o sargento torturou alunos por mandar pular na pscina na madrugada, qdo alunos estavam dormindo...vamos la, o militar está de serviço no quartel, acontece um acidente, um incendio, um afogamento e o bombeiro em serviço, dormindo ou acordado, precisa correr p viatura e ir de encontro à ocorrencia, se ele nao passar por pressoes no treinamento, nao ira aguentar as pressoes naturais referentes ao seu serviço, um acidentado nao pode esperar alguem acordar, se arrumar, se maquiar (isso falo de outra materia). No caso dessa materia, se houve mesmo um exagero por conta dessa Tenente, ela tem q pagar p isso, pois ate hj, o caso do rapaz de Alagoas (que morreu no Manso) ainda nao fora feito nada e a corporação (que merece nosso respeito) nao pode ser manchado por conta desses filhinhos de papai que entram mais para ostentar "poder" do que realmente salvar vidas. Meus sentimentos a família, em especial ao Pai, Sub Tenente do Bombeiro, que tb faz parte da mesma corporação e que nao merece (como bombeiro do MT) receber a culpa, assim como os outros companheiros de farda.

  118. Essa é a parte do militarismo que as pessoas desconhecem, só quem está dentro sabe e sente na pele...pessoas que não são comandantes..essas são pessoas medíocres que se acham poderosos debaixo da farda, egoístas, medíocres, e reproduzem ano após ano "valores " que são na verdade um desserviço pra sociedade, tortura e humilhação disfarçada de treinamento...

  119. Vergonhoso...nojo dessa mulher...achei q ela tinha treinado para salvar vidas e não para tirar vidas...mais me enganei...ta precisando voltar p o ensino fundamental e estudar para saber o q acontece com uma pessoa que sofre sessões de afogamento.

  120. Isso é uma injustiça.. e esse bombeiro de verdade ai que fica protegendo o que esta errado, essa tenente é a culpada tem que ser presa e tem que ser absolvida do cargo por tortura.

  121. Inaceitável!!! Isso não deve ficar assim, é preciso encontrar o responsável pelo acontecimento e fazer pagar. Absurdo !!!

  122. Uma família perdeu um ente muito querido! Que seja apurado todos os fatos para que a morte dele não fique impune

  123. Que absurdo que maneira mais retrógrada de se pensar não é pq vcs estão formando militares que deve ser a base da brutalidade pq os direitos humanos não intervém? Quanta hipocrisia a pessoa sai de casa em busca de um sonho querendo servir a Pátria e volta em um caixão? Que tipo de treinamento é esse? Isso é tortura sim é tratamento desumano sim mostra a cara direitos humanos e exija a responsabilidade devida!!! Deixem de ver somente o que convém!!! Que DEUS conforte a família

  124. No estado onde o governo é ditador barbáries sempre vai acontecer e pior os autores ficarão impunes. Ou desgoverno fica a critério do leitor.

  125. No estado onde o governo é ditador barbáries sempre vai acontecer e pior os autores ficarão impunes. Ou desgoverno fica a critério do leitor.

  126. Infelizmente que perdeu foi a mãe do bombeiro e a familia dos mesmo,pois contra a estes indeliquente e estes mal profissional não vai da nada pra eles pois são militares e um passa a mão sobre o outro pois aqui tenho peceguiçao direto já denuciei e não dei nada só fico mas perseguido ( era pra ponir e tira eles da corporação e deixa eles de irmolas pois marao um cidadao sonhador que sonhava de ser um heroi)

  127. Uma vergonha.Posta o nome da instrutora, da a cara a tapa se for mulher!!Sua incompetente , mal amada!!Faz com seu filho isso! Peça perdão.pra mãe do Rodrigo já que é toda toda!! TIRANA.

  128. Esses instrutores têm que saberem a diferença entre treinamento e humilhação, pois infelizmente alguns instrutores só sabrem humilhar seus alunos, além disso, eles deveriam primeiramente serem treinados pscologicamente bem antes de serem chamados de instrutores, e deixarem a arrogância de lado.

  129. É inacreditável um fato como este, nada justifica sobretudo em instituições militares ,na verdade evidencia despreparo, negligência, imprudência e até imperícia. Os responsáveis irão responder por homicídio. Esse tipo de pessoa deve ser excluída das corporações militares.

  130. É inacreditável um fato como este, nada justifica sobretudo em instituições militares ,na verdade evidencia despreparo, negligência, imprudência e até imperícia. Os responsáveis irão responder por homicídio. Esse tipo de pessoa deve ser excluída das corporações militares.

  131. O caso Abinoao, morto em um treinamento da PM (Ciopaer), no manso, nao ensinou nada. E ja caiu no esquecimento. Agora, os Bombeiros tambem tem sua morte em um curso, pra se orgulharem. Em ambos os casos, indiciados Oficiais, testemunhas soldados e alunos (vao falar o que?). Vai resultar em que? Ate quando? Nossas instituiçoes militares estaduais nao evoluem. So no marketing, claro. Direitos humanos? Ah nao, eram militares... nao delinquentes.

  132. Conheci o menino cara bacana gente boa, pena que isso aconteceu. mas acho uma falta de respeito com o Rodrigo terem colocado a foto dele com a roupa do corpo de bombeiros pois foi a mesma corporação que q mato ele...

  133. Olhando os comentários ainda vejo pessoas defendendo essa Tenente. Quem a defende tbm eh cúmplice de assassinado. Tomam vergonha na sua cara seus lixos imundos. E respeitem a família do rapaz que vocês assassinaram. Se fosse com um parente meu. A conversa seria bem diferente. Se o Estado não resolve eu resolveria do meu jeito. Me envergonha saber q dentro da instituição tão séria existem pessoas q não merecem estar dentro dela.

  134. Bom, não vejo q para ser bombeiro ou um agente de segurança pública precise ser torturado, se fosse assim um médico deveria passar por coisas desse tipo para ser médico, já q ele vai deparar com coisas absurdas tbm, a tortura foi banida a anos e isso ainda continua existindo nesses cursos de formação de segurança pública por oficiais e até mesmo praças despreparados que querem se aparecerem, essa oficial tem q ser presa e excluída. Falta de respeito com quem estuda anos para um concurso e vem uma pessoa desse tipo e tira o sonho de toda família.

  135. Essa Tenente se formou aqui em Goias. Pensa numa mulher babaca? Desde Cadete ja se mostrava uma despreparada. Ah detalhe, ate cartao de credito de colega ela roubou. Falta de profissionalismo da nisso. Mas sabe uma coisa? Nunca vai mudar. A mentalidade desses oficiais despreparados e essa. Se acham superior, semi deuses e o sistema protege. Pq uma pessoa que rouba se forma como oficial? Costas quentes e QI (quem indica) nao permite o vazamento de tais informaçoes. E se nada for feito vai matar outros.

  136. Quero deixar a minhas condolências e o respeito a os familiares, e quanto a tortura eu nao concordo, fas parde de um bom treinador exigir dos seu alunos e subordinados todo seu esforços físicos e mentais, ser bombeiros exige um bom treinamento, porque o lema não desistirmos e o nosso objetivo é salvar salvar sempre dalvar nem que seja com o risco de nossas própria vidas, e com certeza este javem tinha este objetivo . fica aqui meu abraço. .....

  137. Que absurdo, a pessoa de esforça tanto pra passar em um concurso, tentar ter uma estabilidade, uma vida melhor, mais tranquila e chega um enviado do diabo e destrói a vida de um jovem e de toda família. Em que mundo estamos? Qual vai ser a punição dessa instrutora? Ela deve ser indiciada como assassina. Estou indignada. Que Deus console a mãe e a família.

  138. Que absurdo, a pessoa de esforça tanto pra passar em um concurso, tentar ter uma estabilidade, uma vida melhor, mais tranquila e chega um enviado do diabo e destrói a vida de um jovem e de toda família. Em que mundo estamos? Qual vai ser a punição dessa instrutora? Ela deve ser indiciada como assassina. Estou indignada. Que Deus console a mãe e a família.

  139. Que absurdo, a pessoa de esforça tanto pra passar em um concurso, tentar ter uma estabilidade, uma vida melhor, mais tranquila e chega um enviado do diabo e destrói a vida de um jovem e de toda família. Em que mundo estamos? Qual vai ser a punição dessa instrutora? Ela deve ser indiciada como assassina. Estou indignada. Que Deus console a mãe e a família.

  140. O poder publico precisa punir essa tenente, isso tem de acabar, o cara investe tempo e estudos para realização de um sonho e a infeliz praticamente assassina o rapaz, com requintes de tortura, inadmissível.

  141. Essa é a maravilha do militarismo. É muito lindo a parte militar das honras e desfiles no dia da independência mas no dia a dia é isso aí que acontece. Quem tem o poder manda e desmanda como nem quiser. Um código em que te coloca uma mordaça e um cabresto não contribui em nada com o aperfeiçoamento de uma instituição. Se assim fosse até a polícia federal teria de ser militar. Quem defende esse sistema só o defende por que tem poder com ele!

  142. PARA ENTRAR NO CURSO DEVE TER SIDO EXIGIDO A BATERIA DE EXAMES, ENTÃO NÃO JUSTIFICA QUERER DISTORCER AS CAUSAS DE UM HOMICÍDIO. É NECESSÁRIO APURAÇÃO DOS FATOS. SE HOUVE EXCESSO É REFLEXO DE UM PROFISSIONAL DESPREPARADO E QUE SEJA PUNIDO EXEMPLARMENTE , POIS O FOCO DO CURSO DEVERIA SER FORMAR ALUNOS PARA SALVAR VIDAS. MEUS SENTIMENTOS A FAMÍLIA.

  143. Acho muito engracado esse povo falando em tortura e recriminando a corporaçao, bandos de hipocritas..... esses treinamentos tendem a ser pesados msm com intuito de prepara-los fisicamente e psicologicamente, para qdo houver necessidade a acao seja rapida e eficaz.... claro q se houve alguns excessos, tem q ser apurado e havendo culpados que sejam punidos..... Eu entendo que esses militares( bombeiros e policiais) sao a ponta da lanca que o estado disponiiliza para a protecao da populacao e merecem todo o nosso respeito.

  144. Expulsão é pouco, sei que violência gera violência eu daria uns caldos tbm até a figura pedir pra sair, sair para o HDT, esses babacas metidos a instrutores, pensei que depois do caso do policial ABINAEL esses torturadores iriam ter mais cuidado com o corpo de alunos. Pagam o curso as vezes caro pra caramba para o FDP do instrutor entregar o aluno em um caixão, pela misericórdia Deus toma a frente e dá coragem para essa mãe enterrar o filho e coragem para enfrentar a dor de perder um filho por causa da falta de profissionalismo deste(a) instrutor de merda. Meus pêsames a família deixo aqui a minha indignação.

  145. Enquanto isso... Aqui no Coxipó do ouro, mais de 100 alunos sem comer, com a mesma roupa desde segunda e vai até domingo. Água racionada, sem dormir direito, humilhados e ralando como se fossem culpados de algo. Treinamento? Treinando p que? Gás de pimenta? Bomba de gás Não entendo, mas vai p Fantástico.

  146. A farda do bombeiro esconde parte de projetos humanos de caráter doentios. Mas a credibilidade social faz com que Boa parte deles se comportem como bons, quando n realidade esconde relações de assédio moral, violência física e psicológica. Pessoas blindadas pelo mito do bom selvagem. Prontos a matar; dominar e gerar ao mesmo tempo a comoção de HERÓIS. Porém alguns heróis militam em pró de ações fraudulentas: promoções sujas; contratos de desvio de verba, torturas e pressões. Mas nada dessa denúncia vale, pois os anjos do fogo são sujeitosque estão acima de qualquer suspeita.

  147. Esse é o lema dessa tenente? Torturar (treinar) até matar?

  148. Ten. Ledur, e seu bando de opressores...

  149. Cara, não tinha convivência com meu primo, porque moramos longe, mais sei o quanto minha prima esta sofrendo porque os filhos dela era tudo pra ela principalmente Rodrigo que era orgulho, o sonho dele era se tornar parte da corporação, ja que Antonio claro(padrasto)é um bombeiro, sonho interrompido,por conta de uma pessoa sem sentimento, que foi essa tal estrutora, e agora mais uma, alem de morrer nao ter luvas para dar continuidade ao trabalho, minha prima ta sofrendo tanto mds..

  150. Meus sentimentos a Familia

  151. Como há pessoas estúpidas no comando de diversos setores nesse estado, especialmente nos de segurança pública!

  152. Tenho bons amigos no Bm, contudo sei que lá e um grupinho fechado e quem está fora deste grupo sempre e perseguido e prejudicado. Há muita bajulação. Fizeram um curso interno de sargentos só para benefíciar parentes de Coronel, vazou gabarito e ninguém faz nada e com os puxasacos sairão sargentos. Como pm fui perseguido por oficial Bm por querer estudar, sorte que na época um delegado da PC me protegeu. Meus repudios a estas práticas sem honra.

  153. #expulsãojá #TenenteIzadoraLedur #foradobonbeiro#expulsãojá

  154. PARECE QUE A JUSTIÇA ESTA SENDO FEITA COM ESSA TEN. #expulsãojá #TenenteIzadoraLedur #foradobonbeiro

  155. PARECE QUE A JUSTIÇA ESTA SENDO FEITA COM ESSA TEN. #expulsãojá #TenenteIzadoraLedur #foradobonbeiro

  156. E pra finalizar com chave de ouro esse governo imprestável não tem nem luva no IML para liberar o corpo. A morte do aluno, que Deus o tenha, fecha o caixão desse decadente governo Taques .

  157. Que nosso bom Deus do Universo acolha essa familia enlutada, por essa incrível tragédia que assola nosso Estado, onde interrompe a trajetória de um jovem sonhador.

  158. No cbm é assim: ou vc é amigo do príncipe ou vc é filho de rei. No caso da Ledur é blindagem total. Ela é filha de Cel e é amiga do Cmt. Logo será promovida em dez. Ja o Claro é filho de Praça, o qual esta finalizando o choa para sair oficial. Se reclamar não sera promovido.

  159. E o governador Pedro Taques deu uma desculpa de que passou mal essa noite, justamente quando ficou sabendo da morte do aluno, e foi dormir no hospital para se esconder do fato trágico ocorrido em seu governo. Não seja covarde Pedro Taques, apareça e dê satisfação para a sociedade!!!

  160. Isso é uma verdadeira vergonha para o Brasil aonde ??curso deveria ser curso e nao tortura e essa professora vai devolver a vida do aluno ela de viria ser suspensa .os bombeiros também são salva vidas mas antes de salva as pessoas Tirão vida. Isso é uma verdadeira vergonha tomara que eles tomam providências mas no mundo q estamos hoje é mas fácil fazer como se nao tivesse acontecido isso é um fato muito triste.

  161. Esse curso é para aprender a salvar vidas ou para tirar vidas??

  162. Lamentável a morte de um jovem cheio de vida q certamente sonhava como tantos outros servirem em uma corporacão centenária e respeitada como o Corpo de Bombeiros. Que esse crime não fique impune e os responsávei pela morte sejam punidos.

  163. "desumano" esse treinamento. Ninguém pensou na vida desse aluno, que essa Isadora Ledur seja punida "assassina". Siceramente não sei o vc está fazendo nessa corporação uma pessoa que se diz profissional para salvar vidas matar. Vc não deve teme à Deus. Qualquer pessoa pode vir aqui defendela. Mas vc sabe o que fez então fica com a sua consciência. Meu sentimento a família.

  164. Nossa... Tortura? Provas? Imputar fato definido como crime é crime tá?! Cuidado com as falácias sem base.

  165. Nossa... Tortura? Provas? Imputar fato definido como crime é crime tá?! Cuidado com as falácias sem base.

  166. É mentira desse Governador isso é puro Migué, Ele foi otientado pelos pessimos Assessores para dar esse migué, porque sabe que nessa Madrugada Morreu o Aluno Soldado Claro, do Bombeiro por causa das Torturas que Sofreu la na Lagoa Trevisan pela Tenente Isadora Ledur (veja no facebook dela pura Ostentaçao) cara de Anjo masvdevAnjo ela não tem nada Tenente Isadora Ledur você é uma ASSASSINA, mmatou um jovem que tinha uma Família digna correta de uma mãe que serve ao Senhor Jesus Cristo, Ledur porque tanto ódio no coração será que você fez isso por vingança porque o Pai do Garoto é da Corporação será que havia uma Richa do passado de você seu esposo que é capitão em Relação ao pai do Garoto. E ai Governador Migué ta no Hospital né, para desviar o foco né, toma vergonha na sua cara é nessas horas que o homem de verdade por a cara a tapa e vem para a Coletiva com a Imprensa, passa por você a caneta de exoneração de expulsão.... Não vamos nos calar vamos para cima e está lançada a Campanha aqui... #expulsãojá #TenenteIzadoraLedur #foradobonbeiro

  167. Basta puxar o histórico do atual cmt do cbm e todo irão entender o presente. Quem ja foi subordinado dele, sabe!

  168. O treinamento é para salvar vidas ou para perder vidas. Algo está muito errado nisso. A sociedade quer justiça e apuração rigorosa desse fato. Uma vida não é descartável. Um jovem que sonhava em salvar vidas não pode morrer nas mãos do Estado. Os culpados estão sujos de sangue. Inclusive o Comandante da corporação o Secretário de Segurança e o Senhor Governador. Todos estão sujos de sangue. Sangue da impunidade. Não podemos compactuar com isso.

  169. Infelizmente existem o abuso e a humilhação por parte da coordenação do curso, todos os alunos sabem disso, mas se mateem calados por causas das ameaças e punições que sofrem. Quando ocorre qualquer denúncia interna os próprios comandantes chamam um a um e fala que se alguém denunciar vai sofrer punições. O mais alarmante é que todos sabem disso, até a própria corregedoria. Infelizmente é um curso de formação obsoleto, nao preparam o aluno para salvar vidas, só fazem o aluno sentirem ódio, raiva e desiquilíbrio emocional. Formam alunos que visam somente a remuneração. Quantos alunos devem morrer? Quantos precisam de tratamento psicológico? O curso de formação de bombeiro é uma vergonha e deveria ser revisto imediatamente, e punir essas pessoas que praticam esses abusos, lógico que existem pessoas qualificadas, mas essa ten Ledur, e alguns outros deveriam ser exonerados, denigrem totalmente o curso. Meus sentimentos a família!!! obs. Ledur que Deus lhe de em dobro tudo que vc fez por esses alunos, a justiça Divina tarda mas não falha.

  170. Quantos mais Claros serão obscurecidos pela Falsa Persona de cordeiro do CBM?!

  171. Doença cronica congênita??/ Por favor né, palhaçada ainda arrumaram uma doença para se livrarem da culpa, é uma assassina essa mulher, tem que ir pra cadeia, fiquei sabendo de varias torturas realizadas por ela e pelos outros responsáveis pelo curso. Um lixo de curso de formação onde os alunos não aprendem nada somente sofrem.. Lamentável, e a familia que vão pagar pois perderam um filho com grandes sonhos, Justiça seja feita se não for aqui Deus irá punir

  172. Eu so acho que cursos é para todos PMs, Civil, bombeiros. ........ só tem que usar aulas de técnicas......não está porcaria torturas...... vamos melhorar as abordagens e outros.

  173. Não vai acontecer nada com a tenente.. Qdo minha irmã entrou pra PM dois colegas dela e ela foram infectados por rastejarem num esgoto de um matadouro em VG um rapaz morreu com a infecção minha irmã graças a Deus sobreviveu e outro rapaz ficou com sequelas graves...e nada foi feito...

  174. Não vai acontecer nada com a tenente.. Qdo minha irmã entrou pra PM dois colegas dela e ela foram infectados por rastejarem num esgoto de um matadouro em VG um rapaz morreu com a infecção minha irmã graças a Deus sobreviveu e outro rapaz ficou com sequelas graves...e nada foi feito...

  175. Revoltante isso. Essa tenente tem sofreee muitoo. Mulher sem coração #Justiça

  176. Quando uma pessoa passa em um concurso público e vai tomar posse precisa fazer todo tipo de exames e se não estiver 100% não entra, essa de problema de saúde não cola. E vir aqui dizer que é aluno mas não identificar, só pode ser alguém tentando salvar a pele de quem deve ter feito cagada.

  177. Mato Grosso terra de ninguém: o resultado só pode ser esse!

  178. Mato Grosso terra de ninguém: o resultado só pode ser esse!

  179. Mato Grosso terra de ninguém: o resultado só pode ser esse!

  180. Infelizmente faleceu hoje o aluno, mas nao em virtude de tortura como descrito na matéria e sim por uma doença crônica congênita. Vamos respeitar o luto da família e da corporação e parar de fazer comentários sem fundamento ou provas sobre o ocorrido. Antes de falar algo sobre treinamento vamos estudar sobre como se realiza o treinamento dos homens do fogo, aqueles que são preparados para cumprir qualquer missão.

  181. Infelizmente faleceu hoje o aluno, mas nao em virtude de tortura como descrito na matéria e sim por uma doença crônica congênita. Vamos respeitar o luto da família e da corporação e parar de fazer comentários sem fundamento ou provas sobre o ocorrido. Antes de falar algo sobre treinamento vamos estudar sobre como se realiza o treinamento dos homens do fogo, aqueles que são preparados para cumprir qualquer missão.

  182. Ninguém foi expulso da Corporação pela morte do Soldado Abinoão em 2010. E a agora, Dr. Pedro Taques?

  183. O nome da tenente é Paula Tejano

  184. Qual é o nome da tenente? Tem que abrir uma sindicancia e apurar os fatos, e ajuiza uma ação e que a tenente prove a sua inocência.

  185. Não escreva comentários em nome da família do aluno falecido, tenha respeito pelo menos nesta hora

  186. Indgnante CADEI pros culpados.

  187. NENHUMA doença congenita foi detectada nos exames do falecido. A mãe dele pode confirmar. É só uma artimanha da defesa dessa tenente irresponsável e desumana que já devia estar na cadeia. Por que afinal ela ainda nao foi presa?

  188. Infelizmente faleceu hoje o aluno, mas nao em virtude de tortura como descrito na matéria e sim por uma doença crônica congênita. Vamos respeitar o luto da família e da corporação e parar de fazer comentários sem fundamento ou provas sobre o ocorrido. Antes de falar algo sobre treinamento vamos estudar sobre como se realiza o treinamento dos homens do fogo, aqueles que são preparados para cumprir qualquer missão.

  189. Ainda tem quem acha que foi DOENÇA....

  190. Meus sentimentos a família!

  191. Infelizmente faleceu hoje o aluno, mas nao em virtude de tortura como descrito na matéria e sim por uma doença crônica congênita. Vamos respeitar o luto da família e da corporação e parar de fazer comentários sem fundamento ou provas sobre o ocorrido. Antes de falar algo sobre treinamento vamos estudar sobre como se realiza o treinamento dos homens do fogo, aqueles que são preparados para cumprir qualquer missão.

  192. A data na foto, está correta?

  193. Não sou a favor dessa crueldade dos militares fazem ,acho que deveriam mais cuidado com a vida dos nossos filho que querem ser militar. Que Deus conforte o coração dessa mae e que ela consiga seguir a vida em frente ,

  194. Assassina!!!

  195. MEUS SENTIMENTOS À FAMÍLIA DO ALUNO RODRIGO! QUE O GRANDE MESTRE O ACOLHA, PELO SEU ESFORÇO, QUE A FAMÍLIA POSSA RECONSTRUIR A VIDA DEPOIS DO QUE MUITOS ACHAM NECESSÁRIO E NORMAL NUM TREINAMENTO MILITAR. E SAIBA QUE NÃO FICAREMOS DE BRAÇOS CRUZADOS. ISSO É TORTURA...

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG