EM DEFESA DA SOCIEDADE

AL ago mais 2 com link

Governo veta projeto que cria fila única para cirurgia bariátrica

O governo alega que já existe um controle das pessoas que necessitam receber os serviços de saúde do Estado, como as cirurgias.

Geral

Redação 532 acessos

Governo veta projeto que cria fila única para cirurgia bariátrica
Larissa Malheiros

O governo do Estado vetou integralmente o projeto de Lei que tem como objetivo a criação da fila única para a cirurgia bariátrica, a fim de garantir o acesso da população de todo Estado de Mato Grosso à cirurgia, controlando e atualizando constantemente a fila de atendimento.

O projeto que é de autoria do presidente da Assembleia Lesgilativa, deputado estadual Eduardo Botelho foi vetado com a justicativa de que a proposta ao criar atribuições a Secretaria de Saúde incidiu o dispositivo que prevê que pertence ao chefe do Executivo a iniciativa de leis que disponham sobre as atribuições das Secretarias de Estado.

A justificativa foi exposta no diário oficial desta terça-feira (09). Além disso, o governo alega que já existe um controle das pessoas que necessitam receber os serviços de saúde do Estado, como as cirurgias.

Entretanto, é necessário lembrar que no Brasil, estima-se que de 80 a 100 mil mortes são decorrentes de doenças associadas ao excesso de peso. Indivíduos com a chamada obesidade mórbida apresentam grande risco de adoecer e morrer precocemente. 

Os últimos dados apontam que existe uma grande fila de espera para este tipo de cirurgia. 
 

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG