EM DEFESA DA SOCIEDADE

TCE Fevereiro

Precariedade na BR 163 prejudica escoamento da safra em MT

Outra consequência é o aumento do frete, segundo os produtores.

Geral

Redação 638 acessos 1

Precariedade na BR 163 prejudica escoamento da safra em MT

A precariedade na infraestrutura da BR-163, e ainda agravado pela temporada de chuvas, faz com que uma viagens que normalmente durava cinco dias entre Sinop, a 503 km de Cuiabá, e o porto de Miritituba, em Itaitúba (PA), passasse a ser de oito dias. Com isso, os agricultores temem ficar sem espaço nos armazéns para guardar a produção devido ao transtorno no acesso aos portos do Pará, que gera lentidão no escoamento da safra.

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a explicação para o problema é que o contrato com a empresa que tocava as obras foi rompido e o trabalho do trecho entre Novo Progresso e Moraes de Almeida foi repassado para o Exército. A meta é lançar a primeira camada de asfalto em todo o segmento até o final de 2019 e, em 2020 fazer a compelmentação e o fechamento da obra.

Outra consequência do tráfego ruim é que o frete já aumentou.A previsão é de que 11 milhões de toneladas de grãos, entre milho e soja, saiam de Mato Grosso para o Porto de Miritituba neste ano. Com os problemas de infraeturura na estrada, as empresas que organizam os fretes nos municípios do norte e do médio-norte do estado, calculam um prejuízo mínimo de R$ 9 milhões por dia para os transportadores. (com informação G1).

O que dizem sobre isso?

  1. Daqui a pouco chega às camionetes da sefaz pra começar as autuações fiscais

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé