EM DEFESA DA SOCIEDADE

Governo confirma que salário de todos os servidores sofrerão atraso de 10 dias

Poderes também terão que atrasar salário para se adequar ao repasse do governo

Governo

Redação 2320 acessos 5

Governo confirma que salário de todos os servidores sofrerão atraso de 10 dias

O Muvuca Popular antecipou, e governo agora confirmou: Os salários de todos os servidores serão pagos no dia 10 à partir deste mês. A previsão era de que seria após as eleições. A ideia do governo era implantar o atraso salarial ainda em agosto, mas o governador Pedro Taques preferiu adiar para não prejudicar a campanha dos seus candidatos.

Com a mudança, os mais de 100 mil servidores públicos do estado terão que renegociar todas as suas dívidas, pagar juros pelos 10 dias de atraso nas contas pessoais, e se contentar pelo menos até junho de 2017, já que no comunicado feito pelo governo o atraso vai até essa data, embora há quem duvide que  neste governo o salário volte a ser pago dentro do mês, como ocorre há mais de 12 anos.

A decisão foi comunicada ao Fórum Sindical através de uma carta, enviada na manhã desta quarta-feira (23), e circulou pelas redes sociais. O governo não teve sequer a pachorra de se reunir com os representantes dos servidores, se limitando a encaminhar o comunicado com a decisão já tomada.

O texto, assinado pelo secretário de gestão, Júlio Modesto, remete a decisão a uma suposta crise vivida pelo estado, embora se saiba que a arrecadação este ano tenha crescido. O governo enfatiza que a mudança no calendário de pagamento do servidores será amplamente divulgada (vai gastar mais dinheiro público com propaganda).

"Os pagamentos dos subsidios dos servidores públicos do Estado deste mês até o mês de junho de 2017 ocorrerá até o dia 10 do mês subsequente ao mês trabalhado, sem escalonamento", diz um trecho, confirmando que irá jogar todos para a vala do dia 10.

Já em relação ao duodécimo dos Poderes - Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa - o governo comunicou que repassará todo dia quinto útil de cada mês, embora ninguém mais acredite, já que não conseguiu honrar nem um tac assinado com esses poderes.

Dessa forma, os demais poderes aceitam se comportar obedientes ao executivo, passando a pagar o salário dos servidores de cada poder também no dia 10, seguindo o mal exemplo do governo do estado.

O governo Taques não tomou nenhuma medida para reduzir os efeitos da tal crise, não reduziu os cargos comissionados, não cortou gastos supérfluos, não taxou os grandes produtores e chega na metade do mandato sem conseguir, sequer, manter os salários em dia. E ainda puxa os outros poderes para uma espécie de efeito cascata, obrigando todos pagarem salário atrasado.

 

O que dizem sobre isso?

  1. Apoiado: #FORATAQUESJA

  2. O governo se diz amparado em Lei Estadual para fazer os pagamentos dos servidores até o décimo dia de cada mês, porém a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF que é Lei Federal diz que os pagamentos de servidores devem ser feitos no máximo até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado! e ai Fórum Sindical vamos recorrer a Lei Maior!!

  3. No Brasil, se os porcos pudessem votar, o homem com o balde de comida seria eleito sempre, não importa quantos porcos ele já tenha abatido no recinto ao lado.

  4. O curuginha não é nem homem pra assinar um documento desses...é Samira....tô esperando pra ver aquele FODA que vc esbravejou....por enquanto só vejo um menino mimado que cresceu e que faz birra e fala frases de efeito pra passar por astuto e esperto....como todo bom frequentador do posto 9 em Copacabana no RJ....

  5. Eu apoio essa ideia

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG