EM DEFESA DA SOCIEDADE

Prefeitura julho cameras

Governo de MT confirma fim de secretaria de Direitos Humanos

Direitos Humanos perde força e será incorporado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas)

Governo

1212 acessos 10

Governo de MT confirma fim de secretaria de Direitos Humanos
GLÁUCIO NOGUEIRA / Gazeta

O governador Pedro Taques (PSDB) confirmou a tendência de extinguir três estruturas da administração estadual. Segundo ele, as discussões preveem o fechamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), da Companhia Mato-Grossense de Mineração (Metamat) e do Gabinete de Assuntos Estratégicos. Ele destacou que a continuidade da reforma administrativa vai dar ao Estado o tamanho necessário para a concretização das políticas públicas.

Taques lembrou que desde o início de seu mandato tem se empenhado em dimensionar a administração pública de modo a readequar o Estado ao momento atual. “Desde o primeiro dia do mandato iniciamos uma reforma, diminuímos o número de secretarias e cargos comissionados. Já fizemos o dever de casa, mas é possível fazer mais sem o comprometimento da atuação do Estado, da concretização das políticas públicas de Saúde, Educação e Segurança Pública, por exemplo”. 

Sobre a Metamat, o governador questionou os benefícios gerados pela autarquia, que consumiu apenas em salários R$ 13 milhões ao longo de 2015. “O que ela trouxe de beneficio para o cidadão?”. 

Já sobre o fim da Sejudh, Taques salientou que é possível a criação de uma Secretaria de Assuntos Penitenciários (SAP), como adiantado por A Gazeta nesta semana. A nova pasta deverá, inclusive, ser comandada pelo atual chefe da Casa Militar, coronel Siqueira Júnior. 

A parte de Direitos Humanos será incorporada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). No lugar de Siqueira, assume o coronel Evandro Alexandre Ferraz Lesco, atual adjunto na secretaria e ajudante de ordens do governador. 

Ele foi promovido ao posto de coronel em abril deste ano e é considerado um dos oficiais mais combativos da PM de Mato Grosso. Em seu currículo, coleciona atuações em casos de grande repercussão, como a Operação Imperador.

Para Taques, a mudança na estrutura é uma decisão normal de uma administração. “Precisamos readequar o Estado para o momento em que vivemos. Não defendo um Estado mínimo, máximo, em absoluto. Defendo um Estado que seja do tamanho que for necessário para concretizar as políticas públicas. Ele não pode ter muitas pernas, muitos braços. Ele tem que ser mais cerebral, estratégico”.

O governador pontua que aquilo que a administração pública não souber fazer pode, por exemplo, adquirir da iniciativa privada. “O papel do Estado, o ‘negócio’ do Estado, é fazer saúde de qualidade, educação que prepare as pessoas, uma segurança que nos permita andar pelas ruas e voltar com tranquilidade”. 

Até o momento, Taques nomeou o deputado Wilson Santos (PSDB) para a Secretaria de Cidades (Secid); o jornalista Kleber Lima para o Gabinete de Comunicação (GCom); o ex-secretário de Planejamento, Gustavo Oliveira, para a Secretaria de Fazenda (Sefaz), sendo substituído por Guilherme Muller; Rogério Gallo na Procuradoria Geral do Estado (PGE) e, por fim, o delegado Fausto Freitas para o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção (GTCC).

O que dizem sobre isso?

  1. o sispenmt precisa de disciplina e hierarquia, falta comprometimento por parte de muitos servidores, cada um se acha no direito de fazer o que quer, precisa de um gestor de pulso firme para acabar com esse comodismo dos servidores que não aceitam regras, ainda bem que muitos que cometeram ilícitos na função estão sendo julgados e demitidos, separando os bons dos ruins.

  2. Direito dos Manos, já foi tarde, sabosta, muvuca down

  3. Dr. Pedro Taques, quando os envolvidos na morte do Soldado Abinoão, que ocorreu em 2010, serão EXPULSOS da PM-MT? Não tem cabimento um processo se arrastar há mais fe 06 amos. Recentemente, durante aula prática do Corpo de Bombeiros, veio a óbito o Aluno Rodrigo Claro. Espero que os responsáveis pela morte do Rodrigo sejam punidos de forma severa. Expulsão da Corporação e Cadeia. Solicito, por fim, que o TJMT julgue os envonvidos no caso Abinoão, uma vez que são mais de 06 anos de impunidade dos Instrutores.

  4. A sociedade acompanha essa categoria e lemos as notícias e comentários e realmente vocês não se entendem de jeito nenhum um quer o oco do outro que assumir um cargo pelo amor de Deus típico de gente inescrupulosa vocês deveriam ser chamados de carcereiros mesmo pois com essas atitudes baixas , conheço alguns agentes e eles mesmo falam que de tão da SejuDH não existe um agente competente pra assumir

  5. O sistema teve sua chance tem um adjunto de administração penitenciária que pegou a sonolência do secretario não fez nada infelizmente o sistema. Não é corporativo como a PM. Se colocar um Agepen lá não dura 2 meses vão derrubar ele de alguma forma , está e a categoria mais desunida que eu já vi sou agente e hoje não tem agente competente pra assumir de jeito nenhum remoque ser de fora mesmo mas montar sua equipe de dentro do sistema acabar comesse negócio de secretario que está saindo segurar alguém no cargo só por que o secretário que está pedindo ao que está entrando isto é uma palhaçada tem que trocar todos que hoje estão em cargos pois já mostraram serem totalmente incompetêntes adjunto e superintendentes estes cargos tem que ser de extrema confiança do secretario e os que estão lá hoje voltar pra unidades sem cargos nenhum pois só fizeram cagada o sistema não merece isso

  6. ESSE GOVERNADOR SÓ DA BOLA FORA. NUNCA VI ASSIM. VOLTA BLAIRO B

  7. Estranha colocações de dois supostos servidores ... Se é do sistema penitenciário o certo seria alguém do sistema e não necessariamente agentes... A

  8. Como sempre o sistema usado como trampolim e a porcaria do sindicato de boca calada porque será ? Como disse o comentário anterior nada contra a PM MAS NOS COMANDAR OUTRA COISA E TIRAR ESSE SECRETARIO ADJUNTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA O CARA ESTÁ MORTO EM PÉ JÁ SABE QUE SAIRÁ AGORA ESTÁ EMPURRANDO TUDO CON A BARRIGA E ESSA A A MESMA SITUAÇÃO DOS DEMSIS CARGOS FORA AQUELES QUE RESPONDEM PROCESSOS E ESTÃO NOS CARGOS FORA OS MENSSALINHOS DE COMIDINHASSSSSSSSSSS FORAMENSSALUNHOS DE CANTINHINGASSSSSSSSS E DEMAIS OUTRAS COISASSSSSSS MAS SE FOR UM PM QUE ELE ENTRE E DE UM LIMPA NESSES CARGOS PRINCIPALMENTE ESSES TRÊS ADJUNTO E SUPERINTENDENTES UM TOTALMENTE INCAPAZ MAS É PARENTE DO DORMINDO E O OUTRO RESPONDE PROFESSOS NO TCE FORA OUTRIS QUE UM PSEUDO CORONEL SEGUROU E MUITOS OUTROS E UMA MERDA VER ISSO CALADO SÓ DECEPÇÃO QUE SECRETARIA PÉSSIMA E A PIOR DE TODAS E SE O NOVO SECRETARIO NÃO MONTAR UM TIME DECENTE VAI SE FERRAR E TALVEZ NÃO CHEGUE A SER O FUTURO COMANDANTE GERAL DA PM QUE SEU SONHO CUIDADO CORONEL SIQUEIRA E BOA SORTE

  9. reforma administrativa? a primeira foi um fiasco e a segunda tem quase um ano que escuto falar que ia acabar com a SECITEC, METAMAT, fundir outras tantas, tudo ficou no diz me disse, virou nada, perdeu se um ano. Dá a entender que não sabe ao certo o que quer, qual direção quer seguir. A cada vento muda de direção. Na primeira reforma criou 4 novos Gabinetes, o que estes órgãos geraram de serviços efetivos pra sociedade? O Gabinete de Desenvolvimento Regional e Assuntos Estratégicos o que fizeram em 2 anos? tem que prestar contas para a sociedade com números, locais de atendimentos e resultados obtidos. o Governador tem exigir relatórios pontuais destes organismos e divulgar para a sociedade no site de transparência.

  10. SE É Secretaria de Assuntos Penitenciários (SAP)... TERIA QUE SER COMANDA POR AGENTE PENITENCIÁRIO, NÃO POR CORONEL, NADA CONTRA A PM, MAS HOJE QUEM TOMA CONTA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO ( SÃO OS AGENTE PENITENCIÁRIOS, levam para o forum, hospítais, etc... a PM não cuida mais de presos ) OU SEJA, TAQUES ESTA ERRANDO ...

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG