EM DEFESA DA SOCIEDADE

Sem dinheiro, funcionários públicos passam o pior fim de ano da história

Salário só vai cair na conta depois que todas as festas tiverem passado

Governo

Redação 107393 acessos 56

Sem dinheiro, funcionários públicos passam o pior fim de ano da história
MUVUCA POPULAR

Os servidores do estado de Mato Grosso passarão o réveillon sem ter 'o que' e nem 'como' comemorar. Isso porque o governador Pedro Taques (PSDB), resolveu atrasar o pagamento do salário de todos os quase 100 mil funcionários públicos para o dia 10, rompendo com uma tradição de 23 anos com salário em dia, e 12 anos desde a gestão Blairo Maggi, passando por Silval, onde se pagava salário dentro do mês.

Como se não bastasse o ‘presente’ de final de ano ao funcionalismo, o governo ainda prepara um pacote de medidas que vai afetar diretamente os trabalhadores, onde se prevê, por exemplo, o corte definitivo da reposição inflacionária (RGA), impactando numa perda de poder aquisitivo dos servidores na ordem de 10% em relação ao ano anterior e mais 10% este ano, rebaixando o salário do funcionalismo em 20% do seu poder de compra. Outra medida dura é o corte das progressões de carreira, que tem causado um mal estar generalizado nas repartições.

Dinheiro tem

Analistas avaliam que a questão é mais política que orçamentária, haja vista que o orçamento do estado vem crescendo ano a ano. A LOA de 2016, por exemplo, previu um crescimento de receita da ordem de 21,24%, em comparação com a LOA de 2015; Já a Receita Executada pelo atual governo em 2015 foi maior que a LOA de 2015 em 2,95%; A Receita Executada em 2016, até o momento, na média, é 22,32% maior que a Receita Executada em 2015, o que mostra o estado com saúde financeira boa, e com dinheiro suficiente em caixa para pagar o funcionalismo em dia e ainda pagar o RGA.

A decisão dura do governo em sapecar a conta da suposta crise nos servidores públicos começou desde 2015, quando sindicatos constrangeram Pedro Taques com a maior greve da história de Mato Grosso, e em outubro deste ano derrotou seu candidato a prefeito de Cuiabá apoiando em massa o candidato adversário, o que causou contrariedade no chefe do estado. O 'troco' dado pelo governador, ao invés de tomar medidas austeras, como acabar com os chamados 'cabides de emprego' e cortar gastos supérfluos, além de cobrar impostos dos ricos, é a vingança de jogar toda essa conta nas costas do funcionalismo.


Leia também: Jornal Nacional Mostra Governador Pedro Taques envolvido com corrupção
 

O que dizem sobre isso?

  1. Impossível comentar uma situação como essa... Onde está o respeito com seus colaboradores... E a primeira gratificação natalina que é paga quase na páscoa... Esse governador não tem noção de como o povo trabalhador vive...

  2. Essa politica da crise é antiga no PSDB, desde Fernando Henrique Cardoso e sempre será dessa forma, esse partido e seus aliados devem ser banidos da politica nacional, pois não pensam no povo, a casta a qual pertence esses políticos apenas pensam em terceirizações e entregar as riquezas do país para outros paises.

  3. bom dia, nós funcionários do hospital regional de colider, além de não ter pagamento não tivemos a ultima parcela do 13º salário, foi um dos finais de anos mais apertado que já passei em 10 anos. nós somos terceirizado os pagamentos chega atrasar até 1 mês

  4. É unânime a reação das pessoas quando perguntadas sobre o desgoverno Taques: PÈSSIMO!! NOTA O. Quais as realizações desse Governo Estadual? NADA!! Mostra números maquiados. Para ele a crise só afeta o trabalhador. Aonde ele vai é vaiado, pois só faz as pessoas sofrerem. Deveria ter a ombridade de Renunciar o Mandato ao ver seu nome chafurdado na lama da corrupção. Enquanto isso Juízes, Ministério público e a mídia $$$$$ só bajulando o demagogo. Acha que o povo é otário. Quem apoiar esse sujeito estará jogando seu nome na lama, porque o dele já enlameou faz é tempo.

  5. Não suportamos mais este sujeito

  6. Vai a PQP Mariza e demais puxa sacos desse safado!!!! Dignidade acima de tudo....

  7. Parabéns Muvuca pelo que tem feito ao nosso Estado de Mato Grosso. Legado Pedro Taques - esporte zero, saude - zero salário do funcionário no final do mês: noves fora zero.

  8. Ele avisou o banco , os cartões de credito, as prestações que estão vencendo? Não né ...afff ....Mais uma vez me sinto como um bobo da corte!! Atos de covardia e vingança política..... Pessoa mesquinha de coração e mente pequena

  9. Esquenta nao pelo menos temos amigos, filhos, pessoas que nos amam, ja essa imundica, nem esposa tem, a mulher largou dele, certa ta ela, perdeu status de primeira dama mas nao perdeu a dignidade ......

  10. Olha gente ninguém vale nada...................................... MPGOVERNADOR

  11. SINTEP quando é para fortalecer greve pede aos contratados mas passou abandona os contratados aos caos. Vergonhoso.

  12. Teve o roubo na SEDUC, denúncia de caixa 2 e ainda tem gente que acredita no atual governo. Essa história de crise é só uma cortina de fumaça.

  13. Primeiro que parabenizar o Muvuca Popular pela tão interessante matéria, enquanto outros sites de informações ficam colocando flores nas matérias sobre o assunto, o Muvuca vai direto ao ponto. Sou professor do estado sob o regime de contrato temporário, nunca até este governo fomos tão humilhados e penalizados. Essas atitudes juvenil do governador está levando-o ao fracasso eleitoral no futuro, não sei se as decisões partem da auto ignorância de Taques ou é influenciado por outras pessoas, só sei que estão construindo um governo pautado no erro primário de combater os interesses sociais e econômicos do trabalhador enquanto privilegia a classe dominante, assunto que faz parte da cartilha de governo do PSDB. Quero dizer aqui para encerrar que em 2018 vamos todos, digo todos com boa memória, dar o troco.

  14. Isso é o começo do fim. MT nunca teve um governador tão ruim como administrador igual a esse atual.

  15. Quer saber se o sindicato nao deflagrar greve,vou retirar minha contribuiçao,fodam se,pq aceitar tudo que esse canalha faz,nao deu RGA,atrasa salario dia dez,pagamos juros e quer cortar de vez RGA 2017,pense moro de aluguel e os reajustes vem,independente que esse canalha faz com nos servidores publicos,se nao tiver greve,pra mim nao vale forum sindical!!!

  16. Ei Marisa! Você quer saber se eu prefiro um corrupto que pague o salário em dia ou um corrupto que só beneficia o alto escalão e dá pancada no Executivo??? A minha resposta você já pode adivinhar né sua puxa saco de corruptos!!! Me poupe filha!

  17. Sem duvidas que a questão é politica e de vaidade. Pior que ele encasquetou que o funcionalismo Público é culpado da ladroagem que assola o país ! Feliz Ano Novo!

  18. Sem duvidas que a questão é politica. Pior que ele encasquetou que o funcionalismo Público é culpado das coisas feitas na calda da meia noite e vinte e quatro!

  19. Realmente alguns secretarios mandam mais que ele. Marquei uma reuniao até hoje com uns dos secretarios. Falei com ele mais com uns dos secretarios tão fugindo igual o Diabo foge da cruz !

  20. Acho que muita gente prefere a corrupçao dos governos anteriores. Se a crise assola no pais e em MT é por causa dos rombos ocorridos nos cofres publicos há anos e foi tanta "robalheira" que o saco sem fundo furou. E agora as co sequencias estao ai e a populaçao que é a culpada por permitir tudo isto, apoiando estas atitudes e criticando que quue tentar mudar as coisas de forma seria. Pena que os funcionarios publicos so criticam o governo por causa sa RGA, nao estao olhando as outras necessidades. Quem sabe ate o final deste governo todos começam a pensar diferente.

  21. O SENHOR QUE PROMETIA SER O SERVIDOR DA PÁTRIA CAMINHA PARA SER UM DOS PIORES GOVERNOS DE MT. O SALVADOR NADA MAIS É DO QUE UM UM GOVERNO QUE NÃO CUMPRE COM OS COMPROMISSOS FIRMADOS. SE QUER EQUILIBRAR AS SUPOSTAS FINANÇAS DO ESTADO CORTE OS PRIVILÉGIOS DE ALGUMAS CATEGORIAS INCLUSIVE DOS DIGNÍSSIMOS POLÍTICOS DO ESTADO.

  22. Esse Governo tem uma equipe muito ruim que montaram uma equipe pior ainda e vivem de power point e propaganda. Cidadãos mato-grossenses vejam exemplos de boa gestão nessa reportagem do Jornal Nacional que foi ao ar em 281216 http://g1.globo.com/jornal-nacional/edicoes/2016/12/28.html

  23. Eu não votei.Prenda a votar este cuiabano tá fazendo só besteira funcionalismo público votou em peso neste babava. Agora guenta.vamos corrigir na próxima votando certo.

  24. O QUE É SEU TA GUARDADO TAXI... TBM NÃO QUERO FAMÍLIA RIVA E SILVAL NO PODER... NO FINAL NÃO SOBRA UM, SÓ CONTA P O POVO PAGAR COM FOME E DESEMPREGO.

  25. Vamos desfiliar dos sindicatos já. Bando de pelegos.

  26. Eu creio na Justiça Divina, pq a dos homens é falha. Se esse governador demagogo estiver agindo por vingança, com certeza a Lei do Retorno virá. Pode demorar, mas, virá. E aí, eu quero estar viva para mais uma vez dizer: Deus existe e não desampara seus filhos.

  27. vcs faz q trabalha ele faz q paga

  28. Esse homem é muito gostoso. Ele é forte. Põe todo mundo abaixo dos pés dele. E pouco se importa. Isso é ser alfa. Ele é o presente que eu queria esse ano. Delicioso!

  29. Não eram os coxynhas funcionários públicos que sairam as ruas pedindo fora PT. Fora Dilma? A corrupção iria acabar e tudo mais? Agora cade suas panelas batendo? A Vergonha de baterem panelasnos calaram? Que pena.

  30. Pior de tudo é o nosso décimo terceiro que nem esse vamos ver os contratos vergonha é pouco com esse governo, sem ter o que comemorar mesmo.

  31. Aposto que o Senhor Governador ten dinheiro no bolso e esta tranquilo da vida por ai gozando de boa comida e bebida, enquanto eu que trabalhei o ano inteiro numa escola estadual, obs: amo minha profissão, passei por vários perrengues, pra chegar agora nas festas e não ter dinheiro nem pra abastecer a moto! Taques filho da puta de merda!

  32. ENQUANTO ISSO ESSE BUNDA MOLE TÁ VIAJANDO PARA O EXTERIOR GASTANDO NOSSO DINHEIRO, COM MANSAO NO FLORAIS , CHAPADA , SÓCIO DO PRIMO COM ESCRITÓRIO EM SÃO PAULO CARÍSSIMO , TODO DIA VAI NO FLORAIS DOS LAGOS ... E AÍ MP COMO FICA ESSE PATRIMÔNIO TODO E SEUS LARANJAS

  33. ESSE PILANTRA, TEM A MORAL DO TAMANHOVDELE MESMO. CORRUPTO SAFADO. PERSEGUIDOR DE FUNCIONARIOS DO EXECUTIVO. VOLTA SILVAL! VOU INAUGURAR A CAMPANHA VOLTA SILVAL. ERA BEM MRLHOR, MESMO COM ROUBO.

  34. Kkkkkkkk quem mandou votar em cacador de bruxas...... pra liquidar a fatura é do PSDB Kkkkkkkkkkk

  35. Eu acho é pouco. A culpa não é minha meu candidato era o Lúdio. Na época avisamos da furada que os senhores iriam entrar. Mas preferiram ir de Taxi agora recebam esses presentinhos de fim de ano.

  36. Só gostaria de saber onde está o Sintepe que na hora de fazer greve é o primeiro a falar em direito do servidor público, agora ninguém aparece para reivindicar nossos direitos de receber o salário em dias.

  37. Enquanto os funcionários públicos, Passam por necessidades, até pra comprar alimentos, esse golpista está fora do estado, desfrutando de suas arrogâncias e alguns trocados que sobraram do caixa 2.

  38. Sei da independência dos poderes,mas, se é que realmente há essa crise toda no estado de MT, gostaria muito de saber do grupo do governo pq não houve qualquer discussão para proposta de lei reduzindo os valores dos repasses ao TJ e AL. Assim como ocorreu com a RGA, paga integral, certamente haverão os aumentos e promoções normais a esses dois poderes, ou seja, até em 2020 como é a VONTADE DO GOVERNADOR, o poder de compra dos servidores do executivo estará cerca de no mínimo 50% menor em relação aos demais servidores do TJ e AL. #INDIGNADO

  39. Apesar de passar o final do ano sem dinheiro o pior é no dia 10 quando receber e vou pagar juros que vai ser mesmo que não receber nada. O que me deixa indignada é por roubalheiras de politicos corruptos os servidores estão arcando com as consequencias.

  40. Volta silval

  41. Eu nunca me decepcionei tanto com um político, como este atual governador, perdi totalmente a confiança. Ele tem o poder de convencimento, mas só caio uma vez na lábia de políticos mentirosos e falsos...

  42. Essa gente terá que pagar o que faz com a classe trabalhadora. Ele não está na pele de quem está sofrendo. Principalmente um pai de família que depende desse pagamento.

  43. Fiquei decepcionado com o atual governo do estado, nós o apoiamos o governador em 2014,agora ele não paga o salário dos servidores em dia principalmente final de ano,enfim agora o sr.verá nossa resposta nas próximas eleições, espero isso do povo.

  44. ESSE VERME NÃO SABE DO QUE UMA PESSOA ( PAI DE FAMÍLIA ) É CAPAZ DE FAZER QUANDO NÃO VÊ MAIS SAÍDA, E AS CONTAS ATRASADAS E COM JUROS ALTÍSSIMOS. NESSAS HORAS SÓ SE TORNANDO UM BANDIDO OU TERRORISTA SUICIDA. MUITA RAIVA DESSE VERMEEEEE....

  45. O maior covarde que nosso estado já presenciou...

  46. Politico bom é aquele que ajuda os mais necessitados e isso há muito tempo não temos visto no nosso Mato Grosso e no Brasil.

  47. Estamos em uma transição de democracia para ditadura

  48. Pedrinho nunca mais nesse vida terá o meu voto, um defensor dos direitos dos cidadãos fazer esse cachorrada não tem perdão. Ele está esquentando que ele pode ser candidato de novo.

  49. O governador não tem culpa, infelizmente é um coitado.vou orar por ele, mesmo pelo que fiquei sabendo que ele é um ateu. Ele esta sem amigos, nota-se que parece uma presa preste a morrer no caminho, onde o seu único observadores são os abutres..Cuidado governador, não afaste dos que votaram e acreditaram.

  50. É para sobrar para mandar para as contas na Suiça tem que fazer o pé de meia deles nao é assim que faz .O MP ,O TCE, O Diabo a quatro não ta nem ai pois eles estao com as contas e seus salarios la nas alturas,deveria essa corja sumi do mapa.

  51. além de provar que não gosta de funcionário público, esse senhor é um privilegiado, goza de artimanhas judiciais singulares, o poder judiciário deste estado para agrada-lo até instituiu um novo instrumento jurídico, inédito no país, o ALVARÁ DE INOCÊNCIA PREVENTIVA, o que pode ser considerado uma aberração no olhar do cidadão comum, mas, tudo pode para o ditador que protege os seus.

  52. Gostaria de saber quem é o orientador político do governador porque pode demitir não sabe nada de política, depois de ver o que aconteceu nas eleições municipais Taques deveria mudar sua forma de fazer gestão, não por ele mais em nome de seu grupo político que estão todos herdando um legado de rejeição prejudicando a sustentação e manutenção do grupo político no poder e na sucessão em projetos futuros.

  53. Infelizmente, um governador que se preocupou mais em prseguir os servidores do que realmente concretizar obras...dá resultados, governo improdutivo e sem liderança, se tivesse os servidores como parceiros estaria bem melhor no ccenário. ..Mauro Mendes deu um show de gestão, até porque é do ramo...Já a gestão estadual está completamente perdida sem direção alguma.

  54. Greve geral já marcada para janeiro 2017. Pedro taques eh o inimigo número 1 dos funcionario públicos honestos e sérios. Nas secretarias já tem funcionário público trabalhanho sem motivação.

  55. Realmente virou um simples chefe do Departamento de Recursos Humanos do Estado de Mato Grosso . Ou seja, só tem forças para cortar direitos dos servidores públicos, enquanto os mega - empresários dos mais diversos setores nadam de braçada nos incentivos fiscais.

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG