EM DEFESA DA SOCIEDADE

Pontuando

Esquema para arrecadar propina pode ter envolvido Paulo Taques, Brustolin e Ayala

Delator revela que Casa Civil ficou responsável por arrecadar propina de empreiteiros, Sefaz arrecadaria no comércio e Procuradoria cuidaria dos frigoríficos

Investigação

Redação 8163 acessos 9

Esquema para arrecadar propina pode ter envolvido Paulo Taques, Brustolin e Ayala
MUVUCA POPULAR

A estratégia pensada pelo grupo de Taques para roubar dinheiro público não será mostrada no restante da mídia, embora tenha sido descrita com riqueza de detalhes em audiência do empresário Giovani Guizardi para a juíza Selma Rosane. Segundo Guizardi, a Casa Civil do governo Taques ficaria responsável por ‘recolher’ propina junto aos empreiteiros, a Secretaria de Fazenda arrecadaria no comércio, e a Procuradoria atuaria junto aos frigoríficos. 

A revelação bombástica mostra que o grupo do governador eleito, Pedro Taques (PSDB) montou o esquema de saque aos cofres públicos desde 2014, antes de assumir o mandato, no lugar de outro ladrão, Silval Barbosa, que já divide cela com alguns integrantes do atual governo. O ‘bunker’ de Taques ficou sendo uma sala em frente ao Palácio Paiaguás, de onde saia todas as críticas ao governo anterior.

Pedro Taques chamou a corrupção para dentro do seu governo quando contactou com os empresários que investiram em sua campanha, como Malouf, e definiu-os como operadores de cada área. Pelo menos isso ficou claro quando o delator, Giovani Guizardi, relatou os jantares de apresentação do secretariado do governo para os investidores de campanha de Taques, com a presença do próprio governador.

A novidade está na operação sendo realizada de fora, pelos próprios empresários que não participavam do governo. Não apenas se permitiu que os "investidores" ocupassem as secretarias controlando-as através de servidores, como nomeassem os secretários.

A peça do quebra-cabeça também foi revelada pelo próprio ex-secretário de educação, Permínio Pinto, que disse em juízo que ficou sabendo que comandaria a educação através de Alan Malouf, antes mesmo da secretária de Taques, Ana Rosa Fagundes, lhe comunicar. Grosso modo, Alan ‘nomeou’ Permínio para comandar a pasta com maior verba do estado (25%), e Taques só ficou sabendo depois.

Giovani Guizardi, amigo de Taques e pré-posto de Alan Malouf, ficou responsável por fazer cobrança da propina na Secretaria de educação. Para não serem pegos trocavam de chips toda semana e usavam codinomes. Malouf, por sua vez, pagava um mensalinho por fora para cada secretário e propina dentro de banheiros para políticos ligados ao governo, longe das câmeras. (A justiça ainda não foi atrás disso, e muito provavelmente os envolvidos estão destruindo as provas).

A terceirização entranhada até a última pena do governo tucano, nunca antes na história foi tão bem montada, numa orquestração quase perfeita de um grupo de doadores de campanha, que se consideram "investidores" (capital investido na campanha + juros), atuando tão intensamente para reaver o saldo empenhado, seja direcionando o gasto público ou nomeando os gestores, e de modo direto, sem intermediário. Um fato raro no Brasil.

O que não contava em toda a expertise adquirida nos anos de procurador quando combatia a corrupção, é que alguém iria abrir a boca e desmonstaria tudo, monstrando ao Brasil que o atual governo conseguiu transformar o jeito de se fazer corrupção em MT. Embora este ainda seja o crime perfeito.

 

O que dizem sobre isso?

  1. E COM TUDO ISSO, E DEPOIS DE TUDO ISSO E TANTAS PROVAS E DELAÇOES. OUTROS JORNAIS JA FALAM DA QUE OS ENVOLVIDOS SERAO SOLTOS . QUE VERGONHA , QUE REVOLTA VER TUDO ISSO E NADA ACONTECER... IMPUNIDADE.. E A CORRUPÇÃO AUMENTA A CADA DIA JUSTAMENTE POR ISSO PORQ A PROPRIA JUSTIÇA MOSTRA QUE COMPENSA, SE SOLTAR ESSES BANDIDOS É UM ABSURDO E NADA ´PODEMOS FAZER. TRISTE FIM .. REVOLTA TOTAL

  2. Meu Deus, em quem confiar....

  3. Patryck Ayala está acima de qualquer suspeita! Impossível, impensável!

  4. Não acredito que o Ayala esteja envolvido nisso. Pode ter sido envolvido sem que ele soubesse.

  5. ESSA CANTROPIA QUERIA TERCEIRIZAR A VISTORIA NO DETRAN QUE HOJE E DE 22,69 PARA NO MINIMO MOTO 75,00 CARRO 150,00 E CAMINHOES DAI PRA FRENTE. MELHORAR O QUE? A ARRECADAÇAO JA E ENORME E FICAM FALANDO QUE FUNCI DO DETRAN E TUDO LADRAO.

  6. E pensar que votei neste Taques acreditando que estava fazendo a coisa certa!!!!Ajudei a eleger um sultão da corrupção. É, realmente o modus operandi do sujeito e transformador porque o outro ladrão a quem o Taques passou todo tempo até o momento a acusar que é o Silval pelo menos soube tratar com respeito aos servidores, este age com a mesma falta de honestidade com os recursos publicos e o diferencial estar em ele perseguir os servidores publicos dia e noite e esta perseguição é com o objetivo de desviar o foco e a sociedade olhar para os servidores imaginando sermos nós os destruidores do Estado. Obrigado, Sr. Guizardi que com sua delação mostra a sociedade que os servidores são vitimas igualmente a sociedade deste Governo e sua corja. Parabéns Sra. Adriana Vandoni que preferiu zelar pelo nome de sua família. E, agora esperamos que a senhora Vandoni ajude a denunciar este Governo que é uma enganação total.

  7. Que bando de canalhas. Até quando esses porcos irão comer nossas pérolas. São um bando de bandidos. Todos devem mofar na cadeia. Se bem que no final das contas deverão se safar com esse MPF que ai está. Nossa justiça estadual também não chegará muito longe nessa história. Enfim todos serão considerados injustiçados por terem seus nomes impolutos envolvidos nessa falsa acusação. No Brasil só petistas vão para a cadeia e de lá não saem tão cedo.

  8. Um, dois, três! Mini Me do Zé Gotinha no xadrez!

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé