EM DEFESA DA SOCIEDADE

AL ago mais 2 com link

Deputado pode ser preso novamente; MBL diz que AL passou na frente da justiça

MBL protocola ação pedindo anulação da soltura de Gilmar Fabris (PSD). Para o movimento, a justiça tem o devido conhecimento para mandar prender o deputado

Judiciario

Redação 625 acessos 10

Deputado pode ser preso novamente; MBL diz que AL passou na frente da justiça
Claryssa Arruda

Com 6 dias de liberdade, o deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) pode ser preso novamente após ação protocolada pedindo anulação de sua soltura, nesta segunda-feira (30). O advogado Ulysses Lacerda Moraes protocolou o processo representando o Movimento Brasil Livre (MBL) em Mato Grosso à Procuradora-geral da República, Raquel Dodge. 

Os deputados estaduais votaram e aprovaram a revogação da prisão de Gilmar Fabris na última terça-feira (24). O parlamentar foi liberado no dia seguinte (25.10) do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), onde ficou preso desde o dia 15 de setembro por obstrução de justiça. Antes da aprovação da revogação do deputado, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, o visitou e disse que estava se sentindo abandonado.

O Movimento citou na ação, que a Assembleia derrubou a competência do Poder Judiciário pedindo a soltura do deputado. Para eles, se Gilmar estava preso é porque tinha motivos e se a justiça optou por continuar o investigando preso é porque também tem o conhecimento do que estava fazendo. 

O parlamentar, que ficou preso 40 dias, foi liberado antes mesmo do ministro e o Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1) serem comunicados da decisão dos deputados. 

A ação argumenta também que o 'alvará de soltura' só poderia ser expedido pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles detalham um acontecido que a justiça já sabe, mas permitiu a soltura, que teoricamente só deve ser expedida pelo magistrado que decretou a prisão ou medida cautelar do investigado. O que não aconteceu, onde apenas com a revogação da Assembleia, Fabris foi liberado.

Em um dos trechos do documento, o MBL ressaltou que a Assembleia não pode achar que é 'dona do estado' e sair soltando quem está preso por motivo, já que imagens de circuitos internos de seu apartamento mostra fugindo de pijama e chinelo com uma maleta, antes da operação 'Malebolge'. 

“O presente ato assim é eivado de vício e deve ser imediatamente anulado e como sabe-se que não o será feito pela Assembleia, cabe ao poder judiciário o controle de legalidade do presente ato, ressaltando que o presente possui quase todos os vícios possíveis, entre eles, competência, forma, ilegalidade do objeto e desvio de finalidade”, consta em trecho da ação.

Para eles, a Casa de Leis ultrapassou os limites das questões materiais e feriu "de morte" os procedimentos formais, passando por cima da expedição do ministro, sem ao menos comunicar o judiciário.

O que dizem sobre isso?

  1. Concordo com o comentário do internauta acima: o cara sabe de podre de todo mundo! E aí, os mais cagados do baile foram correndo lá soltar o cara e criticar a Procuradoria da Assembleia pelo fato de o Fabris estar preso (!!!???!!!). E quem foi o cara que fez isso??? O Brucutú- mor de Juara! O Rei da Borduna! Espancador de Jornalistas: Oscar Bezerra... Agora quer sair dessa "politica podre"... Pegaram ele e a dignissima (ainda) Prefeita de Juara mamando.... Sugiro que ele troque de nome para Oscar BEZERRO!!!!

  2. Como se o preso já vai ficar até como presidente da Assembléia. Kkkk, acabou a seriedade, toma lá da CA pois se não eu entrego

  3. PORQUE SOLTOU, O PODER JUDICIÁRIO NÃO VALE MAIS NADA..........???????????

  4. A verdade é que todo mundo sabe por que esse esforço para tira-lo de lá. Ele sabe todas as porcarias de corrupção que vive o estado. Conhece um por um dos deputados, e se ficar engaiolado cai um monte com ele. Vai ter falência e mais falência de empresas dentro de Cuiabá e várzea grande. Funcionários tire seu fusca, se o gordo voltar ele não vai aguentar

  5. mato grosso ja é motivo de chacota nacional, ex presidiario, solto sem aval da justiça e volta ao cargo de deputado... que vergonha GILMAR FABRIS, vc é uma vergonha pro estado de mato grosso

  6. UAI ESSE CORRUPTO NEM ESQUENTOU A JEGA DA CELA E JÁ TÁ SOLTO????????????

  7. PORQUE SOLTOU..........????????????

  8. Volta ele pra lá. Eu estava tão feliz.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Cadeia nele

  10. perpetuaaaaaaaa

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé