EM DEFESA DA SOCIEDADE

Prefeitura julho cameras

EDTORIAL: O que está acontecendo com os Bombeiros de MT

A apatia de Taques em 50% do seu tempo e a arrogância em outros 50%, leva a administração pública ao puro destrambelhamento

Opinião

Redação 4279 acessos 24

EDTORIAL: O que está acontecendo com os Bombeiros de MT
MUVUCA POPULAR

Os Bombeiros são, de longe, das instituições mais confiáveis do país. Aliás, possuem bom conceito em todo o mundo. Qualquer corporação deles é benquista pela população. Quando vem à tona algo como um instrutor mais abusado ou um aluno que sofreu dano físico em função de eventuais exageros, algo precisa ser revisto.

Dos quase 20 mil acessos em duas matérias do Muvuca Popular (aqui e aqui) tocando num assunto delicado porque escondido, como os exageros (tortura) nos treinamentos dos alunos, a grande maioria que leu e comentou fez a opção por condenar os métodos que, dizem, antiquados, arcaicos e nem um pouco pedagógicos. E se o alto comando não der o corte agora (apurar) a coisa sai do controle.

Bombeiros de MT primam pela qualificação técnica e não militar. MT segue a linha do RJ, até uniforme é igual. Há corporações como a do AM ou PA que tem os bombeiros na mesma linha da PM, com formação mais militar (e rigidez de Bope). MT não é assim há mais de 20 anos desde que Jayme Campos tirou os Bombeiros da PM.

Como técnica, se aprende, por exemplo, como se usa equipamentos e treinamento constante como prática habitual quando não estão em ocorrência, desde uso das mangueiras, cordas, machados e motosserras.

O comandante em chefe, o governador Pedro Taques poderia tomar uma iniciativa, e fazer algo que está em suas mãos, em nome de um resgate necessário a imagem desses heróis esquecidos: a comunicação social. O povo confia nos bombeiros mas o governo não explora sua imagem.

No governo Blairo havia matérias interessantes na mídia regional. Os canais mostravam os treinamentos dos alunos, dos soldados, o esforço recompensado, a família se orgulhava, e se encontrava a realização profissional no que faziam, com honra e glória.

O governo Taques parece não ter bombeiros. O que resta são reclamações,  instrutores se sentindo desprestigiados e descontando seus vazios no menosprezo aos alunos, com uma dose desnecessária. E o caminho não poderia ser outro, senão como nos casos relatados pelo MPopular (tem mais coisa a aparecer) e isso provoca estragos, tanto aos bombeiros que não merecem a exposição negativa, quanto ao governo, que não faz nada.

O fato é que Pedro Taques abandonou os Bombeiros (CBM). Fechou a mídia em si mesmo e não divulga feitos de uma das instituições de maior credibilidade em MT. Abandonada, aparecem membros da corporação que agem de modo estranho a própria corporação. A apatia de Taques em 50% do seu tempo e a arrogância em outros 50%, leva a administração pública ao puro destrambelhamento.

A máquina pública funciona sem a figura do governador. Mas todo governo imprime sua marca e dita seu ritmo. Por exemplo, os Bombeiros Militares se lembram de Jayme Campos, que praticamente criou o CBM, e Blairo Maggi, pela expansão, equipamentos e poder de mando (militares adoram chefes que sabem comandar). Mas Taques se reúne pouco, não apresenta planos aos bombeiros e tudo cai na vala comum (RGA, queda de braço com o funcionalismo e etc).

MT está um salve-se quem puder. E os bombeiros salvam os que dão conta.

O que dizem sobre isso?

  1. A CIDADE DE CUIABÁ SE TRANSFORMOU EM UM GRANDE CASSINO A CÉU ABERTO, RADARES, CÂMERAS, VÍDEO MONITORAMENTO, VÁRIOS MECANISMOS PARA ASSALTAR O CIDADÃO QUE TEM NOS SEUS OMBROS UMA GIGANTESCA CARGA TRIBUTARIA, PAGA MUITO E RECEBE EM TROCA QUASE NADA, NADA DE HOSPITAIS NADA DE ESCOLAS, VIVEMOS COMANDADOS POR VAMPIROS QUE USAM A MAQUINA PUBLICA PARA SEUS PRÓPRIOS BENEFÍCIOS, A CIDADE INTEIRA MONITORADA NÃO PARA GARANTIR A NOSSO SEGURANÇA, MAS SIM PARA NOS ASSALTAR DESCARADAMENTE.

  2. Fui aprovado no concurso de bombeiros em 1991, o qual o governador Jaime Campos cancelou. Eu não sofri torturas, porque o meu prepara físico do momento estava excelente, fazia todas as provas físicas sem grandes dificuldades. Observei que, aqueles alunos que não estavam bem fisicamente, eles botavam para arrebentar o cara. Eu presenciei torturas numa prova de natação. Os salva-vidas dentro da piscina afogaram um aluno, levaram o cara para o fundo da piscina e prenderam o cara por mais de 01 (um) minuto, porque o cara não sabia nadar direito. O coitado saiu quase morto. Isso no concurso, nos testes físicos, eu imagino no decorrer do curso, o que fazem de torturas. Isso é uma grande estupidez, um sistema arcáico, medieval, ultrapassado. Já passou da hora de banir isso no militarismo.

  3. Acho que nossos heróicos intrutores do CBM, tanto oficial ou graduado estão assistindo demais filmes, principalmente americano, e aí passa do limites, ou alguns são sádicos, eu acho.....Tem que ter punição dura mesmo......Mas como é uma oficial, aí tenho minhas dúvidas....Será que vão a fundo nisso??????

  4. BOMBEIRO DE VERDADE você é o que dentro do bombeiro,existe sim tortura dentro do bombeiro tenho parentes que é e seo muito bem presenciei muito,ese teste de sobrevivência de 1 semana os alunos sofrem principalmente as mulheres mestruadas ficam 1 semana sem tomar banho que teste e ess e outra gente grande dentro do bombeiro chamar praça de VEM AQUI SUA EGUA isso que trata uma mulher.REVOLTADA.

  5. Concordo plenamente quando o texto diz que o governador colocou o foco todo da mídia, paga por nós todos, nele mesmo, pessoas com problemas psiquiátricos, baixa auto estima, recalcadas, que escondem verdades sobre si mesmo, quando chegam a um patamar social deste, se fecham em torno de si, o ego fala mais alto do que tudo. E o reflexo é esse, toda a estrutura fundamental ao desenvolvimento do estado fica desamparada e disso surgem os aproveitadores como essa instrutora monstra, que tem a certeza da impunidade.

  6. Concordo plenamente quando o texto diz que o governador colocou o foco todo da mídia, paga por nós todos, nele mesmo, pessoas com problemas psiquiátricos, baixa auto estima, recalcadas, que escondem verdades sobre si mesmo, quando chegam a um patamar social deste, se fecham em torno de si, o ego fala mais alto do que tudo. E o reflexo é esse, toda a estrutura fundamental ao desenvolvimento do estado fica desamparada e disso surgem os aproveitadores como essa instrutora monstra, que tem a certeza da impunidade.

  7. Quem escreveu essa materia muito provavelmente nao tem nenhum parente que ja passou por esse curso... Eh militarizado sim! E muito! Meu marido passou por esse curso e até hoje as maos sao marcadas por fazer flexao com o punho fechado. Passou por tortura sim, foi humilhado sim. Emagreceu. Ralava pra caramba e o tempo q tinha fora do curso nao podia descansar pq tava lavando, engomando e passando roupa pra ficar com porcaria de vinco. Pra que tem q raspar a cabeça pra salvar vidas? Raspar a barba todo dia? Ele sempre teve alergia a gilete, todos os dias tinha q fazer a barba, engraxar coturno. Militarismo eh ridiculo. Se fosse só isso tudo bem, mas todos alem d passar por desgaste fisico alem do limite tinham q passar por desgaste pisicologico lidando com xingamentos o tempo todo. Uma profissao tao linda nao tinha q ter um treinamento tao nogento.

  8. Para "BOMBEIRO DE VERDADE" - Respeita você o luto da família, deixa de ser hipócrita, você e todos sabem muito bem que a CULPA é sim da TORTURA, ENTÃO NOS POUPE DE TANTO CINISMO por favorrrrrr......

  9. Infelizmente faleceu hoje o aluno, mas nao em virtude de tortura como descrito na matéria e sim por uma doença crônica congênita. Vamos respeitar o luto da família e da corporação e parar de fazer comentários sem fundamento ou provas sobre o ocorrido. Antes de falar algo sobre treinamento vamos estudar sobre como se realiza o treinamento dos homens do fogo, aqueles que são preparados para cumprir qualquer missão.

  10. Morre aluno torturado em treinamento dos Bombeiros.

  11. Atenção...Atenção aqui tem muitas perguntas no Ar que não me quer calar... Referente ao Aluno Rodrigo Claro que foi levado para o Matadouro da Tenente Izadora Ledur e seus Subordinados lá na Lagoa Trevisan sem falar daqueles outros que quebraram Costelas e Queimaram a região Glúteo no Asfalto ocasionando queimaduras de 3° Grau, se o Batalhão do Bombeiro não vem aqui para esclarecer e Punir com Rigor os Culpados por essas Atrocidades, e nem os Representantes do Governador e muito menos o Senhor Guilherme Maluf presidente da Assembléia, a já ia me esquecendo o Senhor Guilherme Maluf é do mesmo Partido do Governador sem comentários, Talvez a Rede Globo Através do Programa Fantástico que irá ao Ar após o dia da Formatura dos Alunos possa me Explicar um pouco mais sobre essas Ocorrências. Detalhe informações previ legadas dão conta que o Fantástico e o R7 TV Record já tem um Vasto Material do Ocorrido e de muitas outras coisas internas relacionadas ao Comando dos Bombeiros que irá Abalar as Estruturas de muita gente... E aí Secretários, Governador e Principalmente Deputados preparem-sepelo jeito vai ter a CPI dos PMS. E olha que o Fantástico e o R7 quer as coisas Acontecem... E aí Governador vamos agir antes que seja Tarde...

  12. Fosse só isso tava bom. Mas podridão do cbm vai mais além. O que dizer do Comércio Moral das Promoções dos militares! Essa bomba ainda vai explodir na mão da CPO e da CPP.

  13. Sargento do Corpo de Bombeiros é preso acusado de 'penhorar' moto furtada por droga EM RONDONÓPOLIS. O NEGOCIO ESTÁ FEIO MESMO.

  14. O Governador Pedro Taques, pelo jeito, näo vai corresponder às expectativas de seus eleitores. Eu votei no Senhor Pedro Taques, exatamente, para tentar moralizar a política e a Administração dos órgãos públicos deste Estado. Depois de muitas notícias sobre o tal curso de formação de Bombeiro Militar, tanto neste veículo de comunicação como em outros da Capital, sobre o estado grave de saúde do aluno Claro, que se encontra na UTI devido a supostos excessos no aludido curso, NÃO verifiquei sequer uma nota de esclarecinentos por parte do Governo Taques, em que pese tanto apregoar a transparência e a boa gestão da administração pública durante o pleito eleitoral de 2014. Ressalto que a derrota do Dep. Wilson Santos para o cargo de Prefeito de Cuiabá demonstra, por si só, o desgaste da administração Taques. Governador Pedro Taques, ainda há tempo para reagir e melhorar a adminitração deste Estado. As Instituições deste Estado, como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outras, precisam prestar contas aos contribuintes que pagam os salários de seus membros. Por derradeiro, faz-se necessáro que o Governo emita uma nota de esclarecimentos sobre o que, de fato, ocorreu e quais medidas serão adotadas.

  15. NOTA DE ESCLARECIMENTO O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso vem a público esclarecer fatos ocorridos durante etapa do Curso de Formação de Soldados, realizada nesta semana em Cuiabá. Nesta quinta-feira (10.11), durante instrução de salvamento aquático na Lagoa Trevisan, o aluno Rodrigo Claro queixou-se de dor de cabeça ao seu instrutor. O aluno realizava uma travessia a nado na lagoa com os demais companheiros de curso, com toda a estrutura de segurança exigida para o evento. Quando chegou à margem do lago, reclamou que não conseguia continuar a instrução porque estava com muita dor de cabeça. Em seguida, foi liberado para retornar ao Batalhão, onde deveria apresentar-se à coordenação do curso para explicar o problema de saúde ocorrido. Ao chegar ao Batalhão, Claro foi encaminhado à policlínica do Verdão, que fica em frete ao quartel, acompanhado por um bombeiro do curso, onde foi atendido. Enquanto era medicado, sofreu uma convulsão. Após isso, com o conhecimento dos pais, ele foi transferido para o Hospital Jardim Cuiabá, onde foi diagnosticado com aneurisma cerebral, passou por cirurgia e segue internado na Unidade de Terapia Intensiva. O Corpo de Bombeiros Militar está prestando todo o apoio ao militar e sua família e se coloca à disposição para prestar outros esclarecimentos, se necessário. Ainda de acordo com o instrutor da matéria de salvamento aquático, o aluno vinha apresentando os mesmos tipos de sintomas quando era submetido aos esforços exigidos para os treinamentos, não só na matéria especifica, mas também em outras atividades que demandavam esforços. Mesmo assim, o comandante-geral da instituição, determinou a abertura de um procedimento administrativo para apuração dos fatos. Ai está a resposta do CBMMT , está sim fazendo de tudo para esclarecer a verdade,s eguem a página CBMMT e lá tem a matéria

  16. MARCOS, você é um lixo. Respeite a nossa cooporacão? Vai a merda MARCOS, os que vivem na Coorporação respeitaram a vida do Al Claro? E se o Al fosse teu filho, qual seria teu pensamento? Você não sabe o que fala.

  17. MARCOS, você é um lixo. Respeite a nossa cooporacão? Vai a merda MARCOS, os que vivem na Coorporação respeitaram a vida do Al Claro? E se o Al fosse teu filho, qual seria teu pensamento? Você não sabe o que fala.

  18. MARCOS, você é um lixo. Respeite a nossa cooperação? Vai a merda MARCOS, os que vivem na Coorporação respeitaram a vida do Al Claro? E se o Al fosse teu filho, qual seria teu pensamento? Você não sabe o que fala.

  19. Já vi muitos Secretários de Estado passar por muitos Governos e sei que a Função do Secretário Chefe da Casa Civil nessenmonento de Crise Institucional é a hora do Secretário Paulo Taques colocar a cara para Bater e Blindar o senhor Governador porém esse seu Staff de Secretários e Sub Secretarios são Incopetentes que esta deixando tudo solto ou seja jogando M... no Ventilador, é momento do Secretário Chefe da Casa Civil cobrar do Ministerio Publico o porque que foram feitas mais de 4 Denúncias a y Meses atrás contra a Tenente Isadora Ledur (que é esposa do Capitão DeChamps e que ela vive arrotando nos Batalhões que ela é Filha de Coronel da Reserva e que nada ira avontecer com ela e que dia 2 de Dezembrovela sera Promovida a Capitã) mesmo apos a mesmabter levado o Aluno Bombeiro Rodrigo para a UTI no Hospital Jardim Cuiaba que podera se salvar ou ficar com Sequelas para Sempre ou vir a morrer. E que fique bem Claro existem Áudios e Vídeos Contundentes que podem vir a tona a qualquer hora e manchar toda uma Istituicão por causa dessa Tenente Izadora Ledur (aproveitem e dem uma olhadinha nas suas Ostentação no seu facebook)... E mais estamos a postos e aguardaremos o evento de formatura dos Alunos as Promoções que aconteceram no Bombeiro... Até lá pode passar muita água debaixo da Ponte com mais Audios e até Vídeos das Humilhações e Torturas sofridas por Vários Alunos do Curso de Formação... Por alguns Instrutores (Tenentes e Sargentos) e peço a todos os sites e da Midia Nacional Rede Globo (Fantastico), Record (R7) e o Programa Balanço Geral fiquem Atentos na Relação dos Alunos que irão formar ou não, e no novo quadro de Promoções do Bombeiro que ira Avontecer no dia 2 de Dezembro... Vamos Aguardar porque ainda vai passar muita Agua debaixo da Ponte... Atenção Governador não deixe esses Incopetentes manchar o seu Governo..

  20. Gostaria que algum bombeiro informa-se se ja foi aberto o IPM para verificar se houve abuso ou não e quem esta a frente deste inquérito, já que se fosse um praça que tivesse agido com excesso,com certeza ja teria aparecido a corregedoria e o comandante dando satisfação. "ao menos na PM seria assim!"

  21. Como anda a saúde do aluno Rodrigo Claro? Alguém pode informar?

  22. Respeite a nossa corporação, o que você sabe do dia-a-dia e do moral dos militares do CBMMT? Mais uma matéria que tem a finalidade de atingir o governo do Estado utilizando a imagem do Corpo de Bombeiros. Muvuca se você quer a sua fatia na verba de publicidade do Governo não tente consegui-la maculando a imagem dos militares que juraram arriscar a própria vida para salvar a de outros que nem se quer conhece.

  23. Estou sabendo que os Alunos foram para o campo do coxipo do ouro onde é feito os treinamentos do exército. A única coisa que me deixa dúvida o porque a equipe de investigação do Corpo de Bombeiros está fazendo no campo? A resposta é simples, apenas para colher informação de quem está denunciando os abusos, muito ridículo. Vamos agir governador, envie uma equipe do governo para ficar lá durante o curso. Exoneração já.

  24. Um governo fraco, acessores fracos a torcida é para esses dois anos passar logo, mesmo sabendo que o estrago já está sendo feito.

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG