EM DEFESA DA SOCIEDADE

TCE abril

Deputada denuncia seletividade de pagamentos do governo à saúde

Janaina Riva (PMDB) declarou em tribuna que o estado está pagando empresas com atraso de um mês e deixa outras mais importantes com cinco meses de atraso

Opinião

Rosane Mendes 1152 acessos 8

Deputada denuncia seletividade de pagamentos do governo à saúde
Claryssa Arruda

Como de costume, a deputada estadual Janaina Riva (PMDB) usou a tribuna para criticar o governador Pedro Taques (PSDB) durante viagem à China. Para ela, o estado de Mato Grosso ficaria melhor sem o governador. Ela aproveitou para denunciar a gestão do secretário Estadual de Saúde, Luiz Soares, que segundo ela, está fazendo pagamentos suspeitos. 

“O governador Pedro Taques poderia ficar lá na China que estaria fazendo um grande favor ao estado de Mato Grosso. O Estado está andando melhor sem ele. Se não fosse a falta de recurso, o estado estava funcionando muito bem sem ele estar aqui”, declarou.

O discurso da parlamentar foi durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ao pronunciar sobre a situaçã da saúde.  A parlamentar aproveitou o discurso e fez denúncia sobre a seletividade dos pagamentos realizados pelo governo do estado com relação aos fornecedores da Saúde.

Ela questionou a gestão de Taques ao nomear Luiz Soares como secretário Estadual de Saúde. A deputada reclamou que o secretário não está fazendo nada pela saúde e ainda se recusa a receber deputados para sugestões de melhorias, além de não responder questionamentos feitos pelo Legislativo. Janaina não foi a única a reclamar do secretário. O deputado estadual Adriano Silva (PSB), que é da base do governo, também criticou Luiz Soares.

“Eu aproveito para questionar porque é que o Ministério Público não analisa a seletividade nos pagamentos que o secretário Luiz Soares vem realizando. Eu gostaria de saber porque o governo tem pagado empresas que ele deve há um mês e não paga as que ele deve há 5 meses, como a saúde, por exemplo. Os empresários do setor de UTIs já ameaçaram parar de atender porque não recebem desde março”, argumentou.

Para finalizar, ela pediu aos colegas de parlamento, pedir 'impeachement' do governador "para que o estado volte a funcionar". Janaina lembrou que motivos não faltam, começando pela Casa de Leis, que o governo deve ao menos R$ 65 milhões.

“Nós, deputados estamos prestando um desfavor por estado de Mato Grosso que espera que a Assembleia afaste o governador. É esse o anseio de Mato Grosso como um todo. Já vai começar a atrasar salário também, a exemplo do governo, fora isso greves que prejudicam o estado inteiro por falta de diálogo", relatou.

Ela não deixou de citar também a falta dos repasses constitucionais de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios no prazo constitucional, escalonamento do pagamento de salários, atraso nos repasses da saúde, fechamento de hospitais filantrópicos, fechamentos de UTI's. A parlamentar conluiu dizendo que se todos esses motivos, que não são a metade dos problemas do estado, não for motivo para "Fora Taques", ela diz que não sabe o que mais precisa pra ser.

O que dizem sobre isso?

  1. A UNICA DEPUTADA DE FATO QUE ESTÁ CUMPRINDO PAPEL DE FATO É JANAINA RIVA OS OUTROS SÃO COMPARSAS DESTE GOVERNO SUJO.

  2. Para de falar dessa lindona, deixa a mulher trabalhar. Tá com ciúmes... Vai pescar

  3. Em falar em Saude, e o plano MT Saúde, cadê o dinheiro que é descontado dos servidores. Só falta o governo dar o calote e abrir falência

  4. Essa deputada é uma piada! Some e se toca, vc não vale nada!

  5. O Povo não aguenta mais bla bla bla!!! Menos conversa a mais ação! Eleições bate na porta deputada! Se continuar neste bla bla bla, vai pegar o banquinho e sair de mansinho com uma derrota assustadora nas eleições!!!

  6. Todos os deputados estaduais precisam defender e speitar a saúde sim. Está é a mais grave crise do Estado! Lutem Janaína e demais deputados pela causa. Olhos abertos com o MTSAÚDE pedimos a todos vcs de analisarem o porque esse plano, não paga os hospitais médicos firmas etc....cadeia nesse pessoal, caros deputados a favor do povo. MTSaúde era para ser exemplo!!! Aliás o governo falhou totalmente na Saúde hoje caótica. Impeachment ao Pedro Taxi.

  7. Carla enquanto houver parcialidade o povo perecerá...

  8. LUIS SOARES É HONESTO, TODO MUNDO SABE DISSE. MAS VOU DAR UMA SUGESTÃO PRA DEPUTADA; PEDE PRO PAI DELA, JOSE GERAL RIVA DEVOLVER PELO MENOS UNS 500 MILHOES QUE ELE ROUBOU QUE JÁ DA PRA RESOLVER PARTE DOS PROBLEMAS DA SAUDE

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG