EM DEFESA DA SOCIEDADE

TCE abril

Imprensa nacional diz que acusações graves complicam recandidatura de Taques

Segundo o jornal Folha de São Paulo, acusações podem impedir governador de MT de se recandidatar

Política

Redação 5199 acessos 9

Imprensa nacional diz que acusações graves complicam recandidatura de Taques

O governador Pedro Taques (PSDB) entra no último ano de mandato com seu futuro político incerto, após denúncias sobre seu governo. Uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo neste sábado (6) relembrou os escândalos envolvendo a gestão do tucano – e que ganhou destaque nesses últimos anos.

Segundo a publicação, a tentativa de reeleição de Taques vai depender da colaboração de poucos aliados que o tucano ainda tem. Em 2014, ele teve como padrinho político o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), que deve ser peça fundamental nas eleições deste ano.

Caso não obtenha esse apoio, Taques poderá disputar novamente uma cadeira no Senado, ou tentar uma cadeira de deputado federal. O que não pode é ficar sem mandato e correr o risco de ir preso após sua curta e desastrosa carreira.

Em 2015, Taques ganhou projeção nacional ao ser o primeiro governador a apoiar o impeachment de Dilma Rousseff. Em seguida, deixou o PDT e se filiou ao PSDB tendo o então presidente do partido, Aécio Neves, como um dos principais apoiadores.

CAIXA DOIS

Após o primeiro ano Taques já foi apontado como patrocinador de uma fraude nos cofres públicos que levou o secretário de educação para a cadeia. O dinheiro roubado na secretaria era para pagar dívidas de campanha de Taques, segundo diz o delator Alan Malouff, que foi tesoureiro de Taques e responsável por montar o esquema de propina no seu governo. Taques também se tornou alvo da delação do ex-governador pelo PMDB Silval Barbosa.

Hoje em prisão domiciliar, Barbosa disse em depoimento que houve caixa dois em 2014 na eleição do atual governador e que liberou R$ 10 milhões para a campanha do hoje tucano. Taques falou na época que o delator foi seu adversário político e que hoje tenta "fazer vingança pessoal".

Recentemente Taques se tornou investigado pelo Superior Tribunal de Justiça por conta do chamado "escândalo dos grampos", que envolvia uma central de interceptações telefônicas clandestinas contra adversários políticos, advogados, jornalistas e magistrados.

Ele nega ter cometido qualquer irregularidade e defendeu a investigação para que o assunto seja esclarecido.

Na administração pública, o governador do PSDB também vem enfrentando percalços com os servidores, desonrando todos os acordos de pagamento e garantias do funcionalismo.

A falta de competência administrativa fez com que os salários fossem escalonados por alguns meses, após 20 anos de pagamento em dia.

O que dizem sobre isso?

  1. Leonardo e traques ainda devem cerca de quase 10 milhões do Programa Bolsa Atleta para os atletas dos ano de 2011 a 2015. Traques deu a palavra dele, durante o mês de setembro de 2014, que assim sendo eleito, quitaria toda a divida com os atletas. A divida é de mato Grosso e não do Silval. Não teve honra e nem palavra pra cumprir o acordo firmado com toda a classe desportiva de MT!

  2. Pedroca asquerosa. Sua hora está chegando. Aqui se faz e aqui se paga.

  3. Para: Andreia 07/01/2018 12:15:07: Cuidado com o que escreve sobre determinados políticos, que hoje em dia estão processando os internautas. Não querem ler a opinião do povo, o verdadeiro patrão desses Agentes Públicos. Tem até juíza mandando quebrar o sigilo do perfil de pessoas que omitiram um comentário a respeito da mesma. A bonita ficou ofendida. Estamos vivendo tempos sombrios disfarçados de normalidade.

  4. Jõao de Deus concordo com você em tudo, pois aqui em casa passamos por essa mesma situação, regrando tudo e contando moedas. A justiça de MT não tem competência para julgar esse cidadão, por que são todos comprados, a justiça Nacional tem o tal de Gilmar Mendes que está soltando todo mundo, (incrível que ele está cada vez mais rico, não sei porque???) mas a justiça de Deus....Ah essa é para todos e aqui se faz aqui se paga, esse sujeito saiu do cargo que exercia para ser governador e conseguiu, porém agora nem para presidente de bairro não ganha mais, vai ter que voltar a vender cachorro quente como tentou fazer um dia, massssss até isso ele conseguiu falir!!!! Não soube administrar. Só fico triste que nós brasileiros não pesquisamos a fundo a vida desses sujeitos que se lançam a qualquer tipo de cargo. Precisamos pesquisar mais, debater mais.....

  5. Ele vai tentar outro cargo público pra não ir pra cadeia: lugar que merece. Pra Governo o Sr. esquece, viu Taques!

  6. Fui as urnas com a maior confiança votar nesse cidadão, e hoje pela manhã conclui que ele me levou o mais importante de um chefe de família, a dignidade! tive que catar moedas no carro para poder entrar na padaria e comprar 5 pães, imagina um pai com duas crianças de férias em casa o dia todo??? Sem contar as festas de final de ano que não podemos participar nas brincadeiras de amigo oculto por falta de salário, Pedro Taques tentou aniquilar o maior patrimônio do Estado que somos nós os servidores, ele e os seus capachos de confiança são passageiros, mas nós somos efetivos e vamos continuar no estado, somos eleitores e vamos as urnas este ano votar como fomos a 4 anos atrás e tentar mudar essa situação, a esperança de dias melhores para nós, e o nosso rico Estado vai ser o combustível a nos levar a votar em um Governador melhor, menos egocêntrico, menos prepotente, menos centralizador, menos personalista e mais respeitoso, DIGNIDADE JÁ!!!

  7. meu governador PEDRO SAQUES

  8. A maldade e a arrogância desse cara para com as pessoas vai sair caro Se pra justiça dos homens ele não for punido pra Deus nada escapa. Cedo ou tarde ele vai pagar, podem ter certeza.Pedro Malvadeza.

  9. Se não se reeleger vai pra cadeia porque perde a impunidade e só Deus sabe quantos crimes essa quadrilha cometeu. O chefe do grampo, por exemplo é ele. O dinheiro do caixa 2 era pra ele. O saque na merenda das crianças de 52 milhões era para pagar dívida dele, então só tem uma pessoa que falta ir presa nesse estado....

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG