EM DEFESA DA SOCIEDADE

AL ago mais 2 com link

Campos, Joaquim e Taques disputam governo; Mendes desiste

Três chapas estão sendo montadas para disputar o governo do estado este ano

Política

José Marcondes Muvuca 5252 acessos 17

Campos, Joaquim e Taques disputam governo; Mendes desiste
MUVUCA POPULAR

Fontes do MPopular anteciparam o cenário político de 2018, projetando uma disputa com pelo menos três fortes candidatos ao governo do estado.

Segundo a fonte, Mauro Mendes desistiu de disputar a eleição e estaria de malas prontas para ir para o Solidariedade, e deverá ser o vice de Pedro Taques, que será o candidato do conglomerado governista.

Mendes queria ser o candidato, mas como Taques se alinhou com o PSDB e DEM, que o ex-prefeito cuiabano não suporta, travou o diálogo de Mendes, que também sofre com dívidas, inclusive com condomínio da própria casa que recentemente teve que parcelar. A chapa de Taques ainda teria José Medeiros (Podemos) e Marco Marafon como candidatos ao senado.

Embora haja resistência interna, o PPS teria que engolir Pedro Taques, que se filiaria no partido de Percival Muniz com os seus secretários. Rede e Patriotas se alinharianham por aí.

Na outra ponta, o ex-conselheiro Antônio Joaquim será o candidato de oposição, tendo Valtenir Pereira como vice. A chapa seria completa com Maria Lúcia (PC do B) e Zeca Viana  (PDT)  como os dois candidatos ao senado.

A composição de Antônio Joaquim também contaria com apoio do MDB, PTB, PT, além dos partidos com representantes na chapa PC do B, PSB e PDT.

De outro lado, com uma chapa de centro, não se posicionando nem como oposição estridente, nem governista incompetente, sairia candidato Jayme Campos ao governo, tendo Carlos Fávaro de vice. Nilson Leitão (PSDB) e Blairo Maggi (PP) seriam os candidatos ao senado nesta chapa.

Embora se fale muito em Mauro Mendes, ele já teria capitulado para Taques. Isso porque além dos problemas que já enfrenta de ordem econômica, a classe política o rejeita (com exceção de Maggi). Por outro lado, o PSDB também jamais apoiaria Mauro Mendes, por causa das derrotas de Maluf e Wilson em Cuiabá.

O PMDB também não engole Mendes, pois seu líder, Carlos Bezerra, foi muito ofendido por Mauro, além de enganado em eleições anteriores. O PTB, de Galindo, também não engole Mendes.

A engenharia, no entanto, parece favorecer Blairo Maggi, já que ele comporia com as forças tradicionais da política liderada por Jayme, e colocaria seu pupilo, Mauro Mendes, na chapa governista. Assim, teria voto nas duas pontas, e estaria dentro do governo se a chapa de situação (Blairo/Mendes) ou de centro (Jayme/Fávaro), vencesse.

Nesse cenário, que também pode ser considerado hipotético, sob o ponto de vista das articulações, a oposição teria o discurso de que os governistas se dividiram para garantir o poder.

Em campanha, no entanto, Taques teria um alvo, ataca Jayme, pelas obras de Várzea Grande, que seriam todas feitas pelo Estado já que há uma aliança do DEM com o governo, além de acusá-lo de ter atrasado o salário do funcionalismo por 4 meses, e tachá-lo como ultrapassado e corrupto. 

Jayme não poderia atacar o governo do qual foi fiador, mas pode mirar a oposição, que revidaria os golpes, deixando os governistas garantirem os conhavos através da máquina. Em todo caso, o jogo ficaria embolado e com bastante confusão na cabeça do eleitorado.

Além dessas candidaturas, pode haver também uma alternativa, de partidos como PSOL, por exemplo.

P.S. Taques pretente, inclusive, reconquistar parte do funcionalismo, com a saída dos Secretários em abril, indicar servidores de carreira como substitutos, via lista tríplice.

P.S.²: Na última semana, Fávaro, Neurilan Fragra e Carlos Bezerra se reuniram com o senador Wellington Fagundes para saber se ele realmente disputaria o governo. A resposta foi positiva, mas ainda não houve movimentos nesse sentido.

O que dizem sobre isso?

  1. NOS, SERVIDORES , SABEMOS QUE NAO PODEMOS ELEGER UM GOVERNADOR. MAS SABEMOS QUE TEMOS FORÇA PRA QUE UM CANDIDATO NAO SEJA ELEITO. SE CUIDEM BANDO DE APROVEITADORES .

  2. ANTONIO JOAQUIM CONCERTEZA, VAMOS VOTR NO NOVO, OS DEMAIS JA PASSARAM NESSE GOVERNO E NAO FIZERAM NADA, E CONTINUAM COM PROMESSAS QUE AINDA VAO FAZER, CHEGA DE CONVERSINHA FIADA, VAMOS MUDAR TUDO , O PODER ESTA NA MÃO DO ELEITOR, FORA TAQUES, FORA, JAIME.. OPORTUNIDADE PARA SANGUE NOVO COM BOAS PROPOSTAS

  3. Desse jeito, Taques pode ir embora.

  4. Jayme governador Mendes e blairo senador

  5. JAIMINHO? JOAQUIM? TAQUES? KKKKKKKKKKKKKKKKKK "MEO DEUX" O POVO DE MT NUNCA ESTEVE TÃO LASCADO....

  6. Dizem que até as pedras do Bairro Pedregal sabem que o objetivo de MAURO MENDES é RECUPERAR O SEU CAPITAL INVESTIDO EM POLITICA.... pelo jeito vão ajeitar o lado do grande gestor!

  7. Se MM for vice, Taques ganha com certeza. E então, nas eleições de 22, MM ganha pra Governador certeza!

  8. Pra mim nenhum, prefiro votar nulo

  9. O povo tem o governo que merece. Acorde MT. Voto Nulo. Acordemmmmmmm

  10. Sou efetivo e Taques tem meu voto e de minha família

  11. Pqp....se isso for vdd é pra cair o c* da b*.....coitado de Mato Grosso....3 chapas....3 bandidos....de repente é isso mesmo que Mato Grosso merece.....que o povo de MT MEREÇE.....me admira o povo do interior engolir seco esses três nomes sem nem se articular.....

  12. Literalmente se correr o bicho pega! Se ficar o bicho come!

  13. Quero que eles ouça a música espinheira Duduca & Dalvan.

  14. Podem coligar, mas meu voto é Procurador Mauro.

  15. PEDRO TAQUES PODE POR O PARA EM QUALQUER SECRETARIA QUE NÃO CONQUISTA VOTO DOS SERVIDORES. SE EM UM 1º MANDATO, COM A CERTEZA DE IR PRA REELEIÇÃO FEZ O QUE FEZ, IMAGINA EM UM 2º MANDATO, ONDE NÃO HAVERIA POSSIBILIDADE DE REELEIÇÃO, AÍ É QUE PISARIA E COM PÉS DE MÃOS, EM CIMA DOS SERVIDORES! TROUXA SE ALGUEM ACREDITAR! E OUTRA, SE ALGUM SERVIDOR ACEITAR COMPOR QUALQUER SECRETARIA, SERIA TACHADO DE COVARDE E TRAIDOR!

  16. Muito improvável essa engenharia, única incógnita e Mauro Mendes, que ninguem sabe se tá falido ou não se tá só encantando, na minha opinião Jaime, Taques e Leitão querem o senado.

  17. Muito clara essa visão principalmente pela escrita. Parabéns Muvuca saindo na frente quando todo mundo estava perdido.

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG