EM DEFESA DA SOCIEDADE

AL abril

Após condenação, Lula cresce nas pesquisas e lidera sucessão presidencial da cadeia

Nas sondagens sem o ex-presidente, disputa contra o deputado Jair Bolsonaro fica acirrada

Política

Redação 6163 acessos 23

Após condenação, Lula cresce nas pesquisas e lidera sucessão presidencial da cadeia
DataFolha

A condenação por corrupção e lavagem de dinheiro em segunda instância pelo TRF-4, no último dia 24, não parece ter sido suficiente para convencer o eleitorado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a abandoná-lo na corrida eleitoral. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o petista à frente em todos os cenários em que seu nome aparece, com até 37% das intenções de voto.

Na sondagem em que Lula disputaria o primeiro turno com Jair Bolsonaro (PSC), Marina Silva (Rede), Luciano Huck(sem partido), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes(PDT), o petista aparece com 34% da preferência do eleitorado; o deputado, com 16%; a ex-senadora, com 8%; e os outros três ficam empatados, com 6% cada um. Os demais candidatos sondados somam 8%; os votos brancos ou nulos, 14% e 2% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa, realizado na segunda (29) e na terça-feira (30), também mostra que Lula venceria as disputas de segundo turno: contra Geraldo Alckmin, por 49% a 30%; contra Marina Silva, por 47% a 32%, contra Jair Bolsonaro, por 49% a 32%. Na última sondagem realizada pelo Datafolha, nos dias 29 e 30 de novembro do ano passado, Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por 51% a 33%.

Sem Lula
O ex-presidente foi lançado pré-candidato pelo PT mesmo após a manutenção de sua condenação pelos desembargadores do TRF-4 pelo escândalo do triplex no Guarujá, com aumento da pena, de 9 anos e 6 meses (sentença do juiz Sergio Moro) para 12 anos e um mês de prisão. Ele pode se tornar inelegível, mas ainda passará por julgamento no TSE em setembro.

Diante desse cenário, o Datafolha realizou sondagens em que o petista não aparece. A saída de Lula impulsionaria principalmente Marina e Ciro Gomes. Na comparação de cenários com e sem a participação do ex-presidente, Marina passa de 8% para 13%, enquanto Ciro cresce de 6% para 10%. Outros candidatos também crescem, mas com menos intensidade: tanto Alckmin quanto Huck sobem de 6% para 8%. Nesse cenário, Bolsonaro aparece em primeiro lugar, com 18%.

Apesar do favoritismo, Bolsonaro parou de crescer. Ele oscilou negativamente em todos os quadros apresentados na pesquisa, em comparação com o levantamento de novembro.

Favorito para se candidatar à Presidência pelo PSDB, Alckmin patina em todos os cenários, com variação de 6% a 11% das intenções de voto. No segundo turno, o tucano seria derrotado por Lula e aparece tecnicamente empatado em uma disputa com Ciro Gomes. Nesta segunda simulação, quase um terço dos eleitores diz que votaria em branco ou nulo.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), outra alternativa dos tucanos para a corrida, também não decolou: aparece com, no máximo, 5% das intenções de voto.

O Datafolha fez 2.826 entrevistas em 174 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR 05351/2018.

O que dizem sobre isso?

  1. petebas, essa vaca no cio da Gleisi, esta convocando terroristas “Islamistas”, para virem salvar lula da cadeia. Quero ver a cara de vocês, quando homens bombas começarem (explodirem), a fazer vitimas inocentes no Brasil. Crianças, jovens, quem quer que seja. Que nível chegou a esquerda no país?

  2. Pois é, o Brasil é mesmo o país da contradição...Lula tá condenado na segunda instância e disque tá em primeiro lugar na pesquisa...tá caindo pois tava com 37% agora é só 31%. Aqui em Mato Grosso, o Éder Moraes, condenado há 80 anos, cismou em dar consultoria pra Assembleia Legislativa, em como salvar o Governo do tio Taques, que colocou a vaca das Finanças Públicas do Estado no meio do brejo, atolada até opescoço. De tornozeleira eletrônica, apresentou um projeto pra mexer com o FETHAB. Ih! Já mexeram com o FETHAB faz tempo...já deram até pedaladas nele. Hoje no programa Opinião, Antero e os outros, explicaram o que aconteceu com o FETHAB...em 2016, passaram o ano todo dando pedaladas...aí, em 2017 fizeram uma PEC, aprovada na Assembleia,alterando a aplicação do FETHAB, pra dizer que tudo o que fizeram em 2016 tava certo. Só não entendi bulhufas uma coisa...pode fazer PEC retroativa pro ano anterior? Pensei que PEC era do momento que foi feita em diante...Nunca vi PEC retroativa. Existe isso? No Brasil das inversões de valores, na certa até existe, ou não existe? Sei lá.

  3. “Os fascistas do futuro chamarão a si mesmos de antifascistas.”

  4. Os partidos de esquerdas, vermelhos, comunistas, petebas (ditos progressistas) só defendem o aborto, legalização de drogas. Os direitos humanos exaltam os bandidos, são contra a redução da maioridade penal. Também tem como bandeira a ideologia de gênero. Isso é o que eles pregam e lutam por isso. Comunas, levem pra casa de vocês todos os estupradores, latrocidas, assassinos e facínoras de toda especie, e sejam felizes para sempre!

  5. O PT E LULA JÁ MORRERAM, ESSA DATA FOLHA SEMPRE QUERENDO MANIPULAR O ELEITOR EM BENEFICIO DO PT, NAS URNAS VAMOS DESMASCARAR ESSE JORNALECO PETISTA,

  6. Eleger Lula na cadeia será a primeira resposta que o país dará a esse bando de políticos aproveitadores que se valem da imprensa para alienar a população menos esclarecida politicamente. Falem o que quiser, só me expliquem como vai tirar o mérito do Lula com o dr que se formou pelo fies, da dona Maria que tem uma casa pelo minha casa minha vida, do seo João que hoje tem uma microempresa pelo MEi e tem um carro porque os financiamentos foram abertos aos pobres. Aos baixa renda que deixaram de comer dorso de galinha, picadao de carne (restos de carnes de segunda) e arroz de 3 • que hoje só é comercializado para alimentar os animais. Se muito me lembro essa miséria era no governo do PMDB que hoje é MDB e novamente vem se assentando no governo do Temer, bandido com provas e que está solto pela articulação criminosa que fez com a corja que deveria proteger a sociedade brasileira. Enfim, daria pra escrever um livro com as benesses do governo de Lula e com o medo que a posição tem dele voltar ao poder! Só que esqueceram de combinar com a população. Chora, porque se Lula não for eleito na cadeia, seu sucessor será o próximo presidente da república! Duvidam dessa pesquisa? Pega o caderninho e começa a perguntar onde de fato interessa... sr moro pai da honestidade quer que o Lula seja julgado pelos supostos crimes mencionados na condenação? Deixe que a população o julgue nas urnas e aí vcs verão quantas provas cabais o Lula tem para condená-lo!

  7. O cara é condenado em duas instâncias. Na segunda por um colegiado e por unanimidade! Ainda assim ele não é culpado, é perseguido político! A grande verdade é que o povo brasileiro é corrupto de berço em sua grande maioria! Infelizmente no curto e médio prazo não há perspectivas de melhoras.

  8. tenho certza que essa prisao do Lula é politica...essse sergio moro imparcial a casa dele vai cair..deixa qdo podres dele vier a tona. moro mora em.curitiba..e receb auxilio moradia esse qje é o pai da moral?

  9. Infelizmente tem gente que é cego, não é capaz de enxergar que os processos e a prisão do Ex Presidente é político. Não tem pra ninguém , ele é o Cara 13

  10. e verdade a estratégia não da certo mesmo todos já descobriram que é pra tirar o Lula fora da eleição e agora querem o Bolsonaro hoje a Globo já começou a campanha mas Geraldo Alkmin quando fala alguma coisa e bem baixinho pra não ser ouvido

  11. Lula e Bolsonaro fora das eleições de 2018. Motivo: condenação em segunda instância (em breve). A disputa real vai ser entre Alckmin, Ciro e Marina. Já podem chorar

  12. Lula prêso= vitima. Morto= mártir. Sôlto= PRESIDENTE !!! Colírio nos olhos é refresco !!!

  13. O país, finalmente, vai ser todo governado diretamente das cadeias.

  14. Voto 13 para Lula preso

  15. Vai mentir assim lá na cadeia. O cara ta ferrado da vida e ainda vem querer dizer, que pode ser eleito? Papai-noel já chegou? Rsrsr!

  16. Inelegível, está é a primeira condenação, tem mais processos.. apareceu na mídia por causa de desobediência a justiça.fato político.

  17. Veja bem: o PT pode registrar Lula candidato e até o TSE negar o registro, que se daria perto do primeiro turno, o substituiria pelo Vice, Haddad, que herdaria toda a votação. E quem assumiria a Vice, seria Josué Alencar (PR). Isso já está definido. Teria apoio também desde o primeiro turno, do PSB, PP, PC do B, PSOL e de metade do MDB. Está claro que Bolsonaro é o cavalo paraguaio e ficará em terceiro, como Marina em 2014. Alckmin vai pro segundo turno e perderá pra Haddad, já que Ciro e Marina apoiarão Haddad, enquanto Bolsonaro apoiará Alckmin.

  18. Esse é o Brasil atual...que precisamos mudar urgentemente. A que ponto chegou a Nação: dependeu de sonegadores pra fazer a repatriação do dinheiro; de delatores premiados abrirem o bico, contarem tudo (ou quase tudo) pra fazer a limpeza. Não seria surpresa se Lula condenado fosse o próximo presidente do Brasil. Ontem os telejornais deram uma notícia, onde parece que a Nação vai é piorar pra burro. Mudaram a questão das armas...agora se um marginal assaltar alguém armado, vão ter que provar que a arma realmente era uma ameaça. Vai que estava estragada, ou o cara não ia disparar, ou nem tinha bala. Agora só se o cara der o tiro, é crime. Senão é pena leve. A nossa Justiça brasileira dá um passo pra frente, nos avanços de proteção à sociedade...e dois pra trás. Ontem nos telejornais apareceram vários advogados, e autoridades, defendendo esse absurdo das armas. Vão facilitar pros bandidos. O que é pior, isso ou o INSS estar cortando uma série de Aposentadoria por Invalidez e Auxílios-doenças de trabalhadores, pra fazer economia em cima deles. As pessoas aposentaram por invalidez há mais de 10 anos, vivem com 1 salário mínimo, algumas já fizeram até empréstimo consignado e as parcelas são descontadas na Aposentadoria...agora vão cortar esse benefício pra fazer economia? Conheço um cara que uma vez sofreu um acidente de trabalho, cortou um dedinho e aposentou...vão cortar a Aposentadoria por Invalidez dele também? Vão cortar de quem perdeu braço, perna, ou outro Órgão essencial. É um absurdo convocar inválidos e trabalhadores que recebem auxílio-doença pra fazer perícia. E os doentes mentais.

  19. Conversa fiada! Rei posto, rei morto

  20. Moro mesmo condenando Lula e mais o Sítio de Atibaia , ele governa da cadeia. Da show nesses nomes que estão aí. Mesmo preso como a elite quer voto pra ele.

  21. Tem o meu respeito !

  22. Vindo do Datafolha esquerdopata....Lula ta preso....Pesquisa mentirosa..Mas enfim..O.jeito brasil de se tentar ganhar as eleições com pesquisa mentirosa....Nunca gi esse datafolha pesquisando nada...Nunca respondi nenhuma pergunta...Comprado definitivamente....Colova enquete ai muvuca..Lula x Bolsonaro pra tu ver.....O povo esta com bolsonaro...E sem PTX...no.MT

  23. Que nem massa de pão, quanto mais o juiz bate e humilha, mais Lula é exaltado pela população. Estratégica deu ruim hien moro!!

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG