EM DEFESA DA SOCIEDADE

Prefeitura conciliação outubro

Prefeitura abre mais 11 frentes de trabalho para reestruturação das Unidades Básicas de Saúde

Com a proposta de expansão, o programa de saúde bucal passará a contar com mais 19 equipes, um amento de 280%

Release

Redação 265 acessos 1

Prefeitura abre mais 11 frentes de trabalho para reestruturação das Unidades Básicas de Saúde

Seguindo a tônica da humanização dos serviços públicos para a construção da Cuiabá dos 300 anos, a Prefeitura deu início a 11 novas frentes de trabalho para reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O projeto de reestruturação visa à inversão do modelo atual de assistência à saúde, fortalecendo o conceito da Atenção Básica como porta de entrada do usuário ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Exemplo da mudança de foco da cura para a prevenção e promoção à saúde é o atual modelo odontológico. Hoje Cuiabá conta com 11 equipes de saúde bucal. Contudo, os atendimentos são realizados, em sua grande maioria, nas policlínicas e nas duas UPA - Norte e Sul -, onde são priorizados os casos de urgência e emergência (vermelho e amarelo).

Com a proposta de expansão, o programa de saúde bucal passará a contar com mais 19 equipes, um amento de 280%. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está finalizando a abertura de um processo seletivo aberto para a contratação imediata de 28 auxiliares de consultório, sendo que uma parte será destinada ao reforço das equipes já existentes e outra à composição das novas equipes.

“Para oferecer uma saúde de qualidade à população, precisamos investir pesado na atenção básica. E para alcançar o que consideramos ser um ideal, contamos com o envolvimento da comunidade. É o caso das reformas dos Centros de Saúde do Tijucal e do Parque Cuiabá. Lá os moradores estão ajudando com a mão de obra”, apontou a secretária Municipal de Saúde, Elizeth Araújo.  

Os trabalhos de reforma e ampliação tiveram início recentemente. As obras estão sendo executadas por administração direta, o que deverá gerar uma economia de 30% aos cofres públicos. As novas frentes de trabalho abertas recentemente são nos Programas Saúde da Família (PSF) do Jardim Vitória II e III, Pedra 90 III e IV, Pedra 90 V e VI, Cohab São Gonçalo; e nos Centros de Saúde do Alvorada, CPA III, CPA IV, Jardim Leblon, Ana Poupina, Grande Terceiro.  

Estão no projeto de estruturação e reestruturação de toda rede de atenção a construção do novo Pronto Socorro, de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Oeste e Leste, um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III) e duas Unidades de Acolhimento. A reforma do prédio da Vigilância Sanitária foi concluída em maio deste ano. Em relação às UBS, serão construídas 16. No início de agosto, 19 frentes de trabalho foram abertas para reforma e ampliação de UBS. 

O que dizem sobre isso?

  1. Cadê o Prefeito ladrão, Picareta, mão gorda!!???? Sumiu!? Tá escondido!? Emanuel Taturana...

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG