EM DEFESA DA SOCIEDADE

TCE abril

MT Escola de Teatro abre as portas para alunos da terceira turma

A Escola forma alunos das artes cênicas em cursos como: Direção, Sonoplastia, Cenografia, Iluminação, cenário e atuação

Release

Redação 177 acessos

MT Escola de Teatro abre as portas para alunos da terceira turma

Neste sábado (03.02), a MT Escola de Teatro, sediada no Cine Teatro, teve a aula inaugural do semestre. 

A Escola vai para o terceiro semestre fazendo história nesse nicho que é a atuação, direção, sonoplastia, cenografia, iluminação e cenário, entre outros elementos que envolvem o universo do teatro e que os mato-grossenses estão tendo a oportunidade de conhecer e estudar, ainda mais.

Os primeiros alunos do projeto da SEC deverão se formar a partir de junho, já que o curso tem dois anos de duração e agora, eles receberão ainda o diploma pela Unemat, com o título de tecnólogos em artes cênicas.

O diretor do Cena Onze, responsável pela gestão do Cine Teatro, Flávio Ferreira, afirma que essa parceria com a Unemat representa avanço.  “Ao final de dois anos, além do diploma de tecnólogos, com mais um ano de licenciatura poderão lecionar, assim como se candidatar para um mestrado. Isso é muito importante para a comunidade e para o mercado de trabalho, que é fomentado, assim como o lazer e a cultura, que também ganham mais qualidade”, diz o diretor.

O coordenador do curso, professor e ator, Rodolfo Adaap, salienta que a Escola tem função multiplicadora. “As pessoas estão se qualificando e também criando uma sinergia, se encontrando, discutindo, propondo coisas. Tudo isso vai fazer com que o movimento teatral e os artistas tenham mais visibilidade, a população reconheça mais esse trabalho e, inevitavelmente, a politica pública será afetada por isso”.

Ele conta ainda que nesse semestre o tema abordado para as aulas são “corpos desviantes”, ou, basicamente, as minorias e como elas são tratadas. “São corpos desrespeitados, como o surdo que muitas vezes não conseguem ver um programa de televisão pela falta de legendas; o negro, o gordo, o índio, a mulher, os gays, as transexuais e minorias em geral. Como vive um corpo que não é respeitado? O teatro também tem uma função politica, de esclarecimento, de formação de cidadania, ou seja, é um lugar para experimentar”, diz.

(Com informações da assessoria)

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG