EM DEFESA DA SOCIEDADE

Pontuando

Entidades médicas debatem Sistema Único de Saúde em Cuiabá

A abertura será está prevista para as 8h

Saúde

Redação 332 acessos

Entidades médicas debatem Sistema Único de Saúde em Cuiabá

Cuiabá recebe hoje e amanhã (14 e 15 de julho) a etapa Norte e Centro-Oeste do 1º Fórum Nacional da Comissão Nacional Pró-SUS. O encontro reune dezenas de lideranças, entidades públicas e não-governamentais dos estados participantes para debater questões que trazem impacto à assistência oferecida no Sistema Único de Saúde.

O evento é realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e é aberto e gratuito para médicos, gestores, servidores, estudantes e profissionais da área da saúde. A abertura será está prevista para as 8h e a programação preliminar pode ser conferida aqui.

A edição em Cuiabá, que envolve representantes dos sete estados das duas regiões mais o Distrito Federal, coloca em debate os principais temas relacionados ao sistema público de saúde, como financiamento, carreira médica, prestação do trabalho médico no SUS, regimes de contratação e remuneração nos serviços de saúde. Serão debatidos ainda a integração da rede assistencial, envolvendo atenção básica, centros de especialidades, urgência e emergência e hospitais de referência.

Entre os conferencistas estão o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, e o coordenador do Fórum Pró-SUS Nacional, Donizetti Dimer Giamberardino Filho. Os debates também vão envolver os presidentes e representantes dos Conselhos de Medicina das regiões Norte e Centro-Oeste, gestores públicos, integrantes das comissões organizadoras regionais e nacional do Fórum e representantes do Judiciário.

Segundo a organizadora do pré-fórum e presidente do CRM-MT, Maria de Fátima Carvalho Ferreira, as discussões do evento deverão resultar em propostas que serão levadas ao encontro nacional, em outubro. “Nosso propósito é subsidiar as gestões junto às várias esferas de governo para melhoria do sistema assistencial público”, destaca.

O evento vem em reforço à campanha “O Brasil tem urgência em ser bem tratado”, que expõe as muitas deficiências nas políticas públicas e de gestão na atenção à saúde da população. 

A etapa Norte e Centro-Oeste faz parte da programação que precede o 1º Fórum Nacional Pró-SUS. Já foi realizado o pré-fórum das regiões Sul e Sudeste e em breve será a vez da região Nordeste.

O Fórum Nacional Pró-SUS, onde todas as contribuições serão colocadas em perspectiva, está programado para os dias 3 e 4 de outubro, em Brasília (DF). O documento final a ser gerado norteará os rumos do movimento médico, balizando propostas a serem apresentadas aos gestores públicos e discussões no âmbito do Legislativo.

 

SERVIÇO

O que: Etapa Norte e Centro-Oeste do 1º Fórum Nacional da Comissão Nacional Pró-SUS
Quando: 14 e 15 de julho (quinta e sexta-feira)
Onde: Auditório do CRM-MT - Rua E, s/n, Centro Político Administrativo, Cuiabá-MT
Informações e agendamento de entrevistas: Ana Assumpção - (65) 99982.8312

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé