EM DEFESA DA SOCIEDADE

IPTU Prefeitura Cuiabá

Estado não atende liminar da Justiça para transferência a UTI e adolescente corre risco de morte

A mãe de Vitor Hugo informou que o Estado está fazendo 'pouco caso' e sem a transferência para UTI, adolescente já teve duas hemorragias

Saúde

Redação 2435 acessos 5

Estado não atende liminar da Justiça para transferência a UTI e adolescente corre risco de morte
Claryssa Arruda

Por não atender duas liminares da Justiça, o Estado deixa o adolescente Vitor Hugo da Silva Castro, de 15 anos, com risco de morte no Hospital Regional do município de Sinop, onde está internado há dois meses. Segundo o tio e advogado da família, Belmiro Castro, a liminar foi para transferir Vitor para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cuiabá, pois teria mais assistência médica. 

A mãe Daniela Luciane da Silva lamentou ao MPopular que o filho "está sendo tratado como um cachorro pelo Estado". Ela explicou que o filho foi internado com 'diarréia' intensa e após dois dias da internação, ele teve uma parada cardíaca. A mãe informou ainda que o filho ficou internado 18 dias na sala vermelha, sendo que era para estar em uma UTI. Na sala vermelha, ele estava sendo só medicado, nenhum exame foi realizado.

"O caso dele está bem complicado. Quando ele teve a parada cardíaca, era pra ter sido encaminhado para a UTI, mas não tinha vaga [hospital de Sinop] e aí a saúde dele foi agravando. Ele teve hemorragia no intestino e no cérebro e conseguimos duas liminares do juíz para a transferência dele, mas o Estado não está nem aí. Só quero que meu filho tenha diagnóstico pra dizer se tem cura ou não tem. Meu filho está sendo tratado igual um cachorro, jogado pelo Estado", disse.

Daniela diz que está apreensiva sobre o estado de saúde do filho, pois a unidade de Sinop não tem diagnóstico para dar a família. Segundo a mãe, os médicos não sabem o diagnóstico por falta de exames que não está sendo realizado no hospital, devido a paralisação por falta de repasse do governo do Estado, além de estar sem utensílios básicos para o atendimento. 

Inicialmente o diagnóstico dos médicos seria possível duas doenças, 'retocolite ulcerativa' ou 'doença de crohn', que são oriundas do intestino. Porém, após cirurgia de retirada de todo o tecido grosso e reto do intestino, o adolescente continuou com o agravamento na saúde e os médicos descartaram as doenças. 

"Precisou ser divulgado pela imprensa para recebermos uma ligação do Estado [Secretaria de Saúde] e mesmo assim não ajudou em nada. Disse que teria conseguido uma vaga em Colíder, lá não tem nem neurologista. O próprio médico aqui disse que se ele tivesse ido, teria morrido já. Os médicos estão fazendo o que pode, mas eles não tem estrutura para fazer mais", reclamou Daniela.

A mãe do Vitor disse que o vice-prefeito, Gilson de Oliveira (PMDB), entrou em contato com ela e garantiu que o município pagaria a transferência do paciente com direito a UTI aérea, assim que conseguisse a vaga. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio de assessoria, informou ao MPopular que não tem como atender a liminar se não há vaga e que está sendo monitorado a situação. Entramos em contato com a Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) para verificar a falta de vaga durante dois meses, mas até a publicação desta matéria não conseguimos resposta.

"O Vitor é forte, está lutando mesmo sem forças, mas até quando? Até quando ele vai conseguir, tudo por causa do Estado. Se tivesse atendido a liminar logo que conseguimos, ele não teria as hemorragias", concluiu. 

O que dizem sobre isso?

  1. MP...??? MP está preocupado é com ruazinha fechada no Jardim das Américas e outas amenidades...Nas reais necessidades do cidadão ninguém pensa...

  2. A saude no mato grosso vem muito mal a anos o governo culpa os governos pasados mais ele ja fais 3 anos que ta la dentro e o que fez ate agora absolutamente nada eu sofri um acidente a 9 meses quebrei as 2 pernas graças a deus que minha condiçao finançeira deu pra mim ir pra goiania com uma ambulancia particular e ser internado no terceiro melhor hospital de traumas do pais o hugo que pertence ao estado de Goiás se tivesemos ido pra cuiaba com certesa eu teria ambutato pelo menos uma perna ja que o vice prefeito quer ajudar tentem uma vaga no estado de goias porque la os pasientes sao tratado como gente pelo governo moro no mato grosso mais me envergonho pelo geito que o giverno trata a saude aqui no estado

  3. Lamentável essa situação do nosso Estado, aliás do nosso BRASIL a a cada dia pior na mão desses porcos imundos.

  4. PORQUE MP FAZ VISTA GROSSA QUANDO SE REFERE AO GOVERNO ATUAL????????? LER NOTICIAS DA MUITA TRISTEZA . CAOS TOTAL NO ESTADO DO MATO GROSSO , PESSOAS SENDO TRATADAS COMO LIXO. REVOLTA, TRISTEZA E INDIGNAÇÃO.

  5. FAZ MUITO TEMPO QUE O ESTADO IGNORA LIMINARES E CAGA PRA JUSTIÇA, ESTRANHO É O SILÊNCIO DO MP-MT, SERÁ QUE NÃO TEM UM MAGISTRADO DE SACO ROXO E MANDAR PRENDER QUEM NÃO CUMPRE LIMINARES.

Comente, sua opinião é Importante!

Pontuando rodapé