EM DEFESA DA SOCIEDADE

TCE abril

Servidores do Indea são agredidos por produtor após comprovação de irregularidade

O produtor, Vilson Andreollo, inconformado com a fiscalização em sua propriedade, invadiu o prédio do Indea e agrediu os trabalhadores

Sindicatos

Redação 859 acessos 3

Servidores do Indea são agredidos por produtor após comprovação de irregularidade

A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) oficializa, na tarde desta segunda-feira (24.10), o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Guilherme Nolasco, no sentido de saber quais providências estão sendo tomadas a respeito das ameaças que os servidores da Unidade Local de Execução (ULE) da cidade de Água Boa estão sofrendo desde a última quarta-feira (19). Na citada data o produtor, Vilson Andreollo, inconformado com a constatação da fiscalização de irregularidades em sua propriedade, invadiu o prédio do Indea naquela cidade e agrediu os trabalhadores verbalmente e visivelmente fora de si, tanto que invadiu a parte de dentro do balcão, onde ficam os servidores.

Na busca por conter a fúria do produtor contra o engenheiro-agrônomo que fez a fiscalização, um casal de agentes fiscais o segurou e, na ânsia de se soltar para continuar as ameaças, ele acabou por machucar o agente fiscal que o segurava. A polícia militar foi acionada e também teve trabalho para contê-lo, o que só foi feito mediante algemas. Passado o entrevero deste dia, o ódio entre produtores e servidores continua sendo incitado. Na manhã desta segunda-feira, o prédio amanheceu pichado com palavras de ódio, xingamentos e ameaças.

Uma agente fiscal do local e que ajudou a conter o produtor juntamente com o outro agente que saiu machucado, conta que Andreollo, após sair da Unidade algemado e sem escoriações, simulou um ataque cardíaco e, por isso, foi encaminhado ao hospital ao invés de ir para o Instituto Médico Legal para realizar o exame de Corpo de Delito. Contudo, após sair do hospital ele apresentava machucado e uma foto dessa escoriação chegou ao presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin, que, por sua vez, encaminhou ao presidente do Indea, pedindo providências a respeito do caso. Todavia, o temor dos servidores é de que haja o afastamento injusto do servidor que fez a vistoria por causa dessa suposta agressão, que, segundo as testemunhas, não ocorreu.

Na avaliação da presidente do Sintap, Diany Dias, é muito triste ver os servidores serem desrespeitados dessa maneira apenas por cumprirem o seu dever que é o de fiscalizar regiamente as propriedades a fim de garantir a qualidade dos produtos que Mato Grosso vende. “Queremos estar junto com a direção do Indea para buscar soluções de entendimento entre ambos os lados e que este incidente não contamine outras localidades e sim que vire um exemplo de que a lei é dura, mas é a lei e, portanto, deve ser respeitada e sempre cumprida por parte do servidor. Mas é preciso dar segurança para que ele possa cumprir seu papel da melhor maneira possível. Assim, vamos acompanhar este caso e dar toda assistência jurídica ao servidor para que a verdade venha à tona”, finalizou.

O que dizem sobre isso?

  1. A CORDA SEMPRE ARREBENTA DO LADO MAIS FRACO. TUDO INDICA QUE HAVERÁ UM ACORDÃO ENTRE PRODUTOR, ALTA DIREÇÃO DO INDEIA E APROSOJA. COM UMA PUNIÇÃO AO SERVIDOR QUE CUMPRIA SEU DEVER.

  2. Um descaso com o servidor que está na ponta. Damos o nosso sangue por este órgão. Mas quando precisamos de advogado ou temos que implorar pro sintap ou pagar com o próprio bolso. E agora. Quem vai cuidar dos servidores? Pq até onde eu sei. Os advogados do indea são só para os assuntos do indea.

  3. O Sindicato não tem que estar junto com a direção do Indea tem que estar junto é com o Servidores e ter uma assessoria jurídica que aga de verdade é não fique fazendo politica e dizendo que esta advogado para o Sintap; os servidores estão sendo agredidos moralmente e psicologicamente por este presidente do Indea o pecuarista e não é de agora.

Comente, sua opinião é Importante!

Uninter - Banner JPG