A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) dá início nesta segunda-feira (03.05) às aulas do semestre letivo 2021/1. No total, 11.285 alunos matriculados em 3.608 disciplinas oferecidas de forma totalmente on-line retomam suas atividades.
No ano de 2020, a Unemat se adequou de forma rápida aos impactos provocados pela pandemia da Covid-19 e os alunos puderam continuar seus estudos de forma remota (on-line) nos Períodos Letivos Suplementares (PLSEs), que ocorrem em três edições em 2020 e uma em 2021. Foram os PLSEs que permitiram a Unemat continuar com a formação de seus acadêmicos e devolver à sociedade mais de 1.000 profissionais formados.
Em 2021, serão oferecidos dois semestres letivos, com carga horária maior e com mais tempo para a oferta das disciplinas. O primeiro semestre (2021/1) será ofertado de forma remota, com disciplinas on-line. O Calendário Acadêmico foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), em sessão realizada nos dias 17 e 18 de dezembro do último ano.
“Foi graças ao empenho de todos que a Unemat se reorganizou para ofertar os PLSEs e assim manter suas atividades de Ensino. Dessa forma, entramos em um grupo muito seleto de universidades públicas no País que estão com seus calendários letivos relativamente em dia, considerando a situação de pandemia pela qual estamos passando. Isso é resultado de um investimento de recursos e de muito trabalho para minimizar os prejuízos do processo de formação dos nossos alunos”, destacou o reitor Rodrigo Bruno Zanin.
De acordo com o reitor, os dados positivos são resultado do trabalho de gestores, professores e técnicos. “A Unemat teve que se reinventar. Adequamos nossas atividades pedagógicas, administrativas e investimos em tecnologia de informação para possibilitar as condições necessárias para acolher nossos acadêmicos”.