O deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) está tentando barrar a aprovação do projeto de lei (862/2021), de autoria do Poder Executivo, que visa criar o Conselho Estadual LGBTQIA+. Segundo o parlamentar conservador, a população LGBTQIA+ não precisa do órgão para defender seus direitos.
De acordo com o projeto, o Conselho Estadual LGBTQIA+ visa ampliar a participação política e o controle social das ações públicas de incentivo à cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A criação do órgão também leva em consideração os altos índices de casos de preconceito, homofobia e violência.
Apesar da relevância do texto, o deputado condenou a iniciativa e disse que articulou com o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), para que a tramitação do texto fosse interrompido e arquivada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Segundo o evangélico, o democrata havia concordado.
No entanto, a articulação foi desmentida pelo próprio governador Mauro Mendes (DEM) na manhã desta segunda-feira (25). Questionado sobre o assunto, o chefe do Executivo disse que não havia feito nenhum acordo com os deputados nesse sentido.
O chefe do Paiaguás ainda acrescentou que todas as pessoas merecem respeito e políticas públicas, independente da orientação sexual. “Isso não foi tratado. É um tema que para alguns é sensível, mas eu digo uma coisa meus amigos: nós temos pessoas diferentes e todas elas merecem respeito do Estado. Temos que cuidar de todas pessoas independente de sua opção religiosa ou orientação sexual”, pontuou.