The news is by your side.

Esposa do líder do cartel ‘El Mencho’ é presa no México

Rosalinda González Valencia acusada de envolvimento em 'operação financeira ilícita' do cartel Jalisco Nova Geração

0

 

Os militares mexicanos prenderam a esposa do traficante mexicano “El Mencho”, líder do ultra violento cartel Jalisco New Generation (CJNG).

Rosalinda González Valencia foi detida no município de Zapopan, no oeste do estado de Jalisco, em um “golpe significativo para a estrutura financeira do crime organizado no estado”, disse o Ministério da Defesa em um comunicado na terça-feira.

González foi detida por diversos crimes, com as evidências apontando seu envolvimento na “operação financeira ilícita de um grupo do crime organizado”, acrescentou o ministério.

Seu marido, cujo nome verdadeiro é Nemesio Oseguera Cervantes, é um ex-policial que se tornou o chefe de um dos dois grupos criminosos mais poderosos do México .

Oseguera, que teve uma recompensa de US $ 10 milhões pelas autoridades americanas em 2018, planejou o surgimento do CJNG como um império criminoso que abrange cinco continentes e é um dos poucos líderes de cartel de longa data a escapar da captura.

Um soldado guarda a cena de um crime em Guadalajara, em setembro de 2020.

 

‘Uma atmosfera de terror’: a ascensão sangrenta do maior cartel do México

 

O cartel de Jalisco é indiscutivelmente o mais poderoso e violento do México. Fez sua reputação com ataques descarados às forças de segurança do país, incluindo uma tentativa de assassinato no ano passado contra o chefe de polícia da Cidade do México, que o feriu e deixou três pessoas mortas. Em 2015, homens armados do cartel abateram um helicóptero militar mexicano com uma granada propelida por foguete.

O CJNG foi acusado de contrabandear grandes quantidades de drogas, incluindo o opioide sintético fentanil, para os Estados Unidos, onde as mortes por overdose principalmente ligadas ao fentanil aumentaram para mais de 93.000 em 2020, mostram dados dos EUA.

A organização está travando uma luta feroz por território e rotas de contrabando com o cartel de Sinaloa, anteriormente liderado por Joaquín “El Chapo” Guzmán, e homens armados dos dois grupos rivais freqüentemente entram em confronto em pontos críticos em todo o país.

González já havia sido preso em maio de 2018, mas foi libertado sob fiança alguns meses depois.

A filha de Oseguera, Jessica Johanna Oseguera González, foi presa em fevereiro de 2020 e em maio passado se declarou culpada em um tribunal dos EUA por realizar negociações financeiras com empresas mexicanas identificadas como traficantes de drogas.

 

The Guardian

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação