Nestes momentos em que o turismo está aquecido, as redes sociais são uma fonte perfeita de inspiração para planejar nossos próximos destinos. As fotos que vemos em redes como o Instagram nos fazem descobrir novos lugares, conhecer os destinos da moda e, claro, fantasiar uma viagem futura.
Portanto, a empresa de design online Design Bundles, elaborarou uma lista dos locais mais populares do Patrimônio Mundial da UNESCO, classificando-os de acordo com o número de vezes que foram marcados em postagens do Instagram.
1. Centro histórico de Roma (Itália)
A lista é encabeçada, como não poderia deixar de ser, pelo belo centro histórico da cidade de Roma. O sítio do Patrimônio Mundial se estende até as paredes de Urbano VIII e inclui alguns dos principais monumentos da Antiguidade, como os fóruns, o Mausoléu de Augusto, o Mausoléu de Adriano, o Panteão, a Coluna de Trajano e da coluna de Marco Aurélio, bem como os edifícios públicos e religiosos da Roma papal.
2. Rio de Janeiro (Brasil)
O Rio de Janeiro tornou-se a primeira cidade a ser declarada Patrimônio da Humanidade por ser um centro urbano excepcional, que engloba elementos fundamentais como os picos das montanhas do Parque Nacional da Tijuca, o cume do Corcovado com seu famoso Cristo, os morros que circundam a Baía de Guanabara e as amplas paisagens da Baía de Copacabana.
3. Veneza e sua lagoa (Itália)
Fundada no século V, Veneza é uma obra-prima arquitetônica, onde encontramos obras dos maiores artistas de todos os tempos, como Giorgione, Ticiano, Veronese e Tintoretto . A cidade está construída em 118 pequenas ilhas e parece flutuar nas águas da lagoa.
4. Kiev (Ucrânia)
Por um lado, o Patrimônio Mundial de Kiev engloba a Catedral de Santa Sofia e seu conjunto de edifícios monásticos, uma das principais representações da arte arquitetônica e monumental do início do século XI. E do outro lado encontramos o Mosteiro das Cavernas de Kiev, um notável centro espiritual e cultural.
5. Centro histórico de Florença (Itália)
Em Florença, a cidade simbólica do Renascimento, 600 anos da arte de gênios como Giotto, Brunelleschi, Botticelli e Michelangelo deixaram sua marca na catedral do século 13, nas igrejas de Santa Maria del Fiore e Santa Croce, o Palácio de os Escritórios e o Palácio Pitti, entre outros monumentos.
6. Centro histórico de Praga (República Tcheca)
O local do Patrimônio Mundial compreende o Centro Histórico de Praga e o Parque Průhonice. Nestes locais podemos encontrar pontos-chave como o castelo Hradcani, a Catedral de San Vito, a Ponte Carlos e várias igrejas e palácios.
7. Budapeste (Hungria)
A paisagem urbana de Budapeste ilustra um dos períodos de esplendor da história da capital húngara. E é que preserva vestígios de monumentos como os da cidade romana de Aquincul e o castelo gótico de Buda.
8. Brasília (Brasil)
Brasília é um marco na história do planejamento urbano. Cada elemento, desde o desenho dos bairros residenciais e administrativos até a simetria dos edifícios, está em harmonia com o conjunto da cidade . Por exemplo, edifícios públicos impressionam com sua aparência inovadora e criativa.
9. Centro de São Petersburgo (Rússia)
São Petersburgo se destaca com seus muitos canais e mais de 400 pontes. Além disso, seu patrimônio arquitetônico concilia os estilos barroco e neoclássico, como pode ser visto no Almirantado, no Palácio de Inverno, no Palácio de Mármore e no Hermitage .
10. Quito (Equador)
Fundada no século 16 sobre as ruínas de uma antiga cidade inca a 2.850 metros de altitude, a capital do Equador possui o centro histórico mais bem preservado de toda a América Latina . Por exemplo, encontramos os mosteiros de São Francisco e Santo Domingo, e a igreja e escola da Companhia de Jesus.
11. Cidade Nova e Cidade Velha de Edimburgo (Escócia)
Edimburgo possui duas áreas distintas: a Cidade Velha, dominada por uma fortaleza medieval; e a Cidade Nova de estilo neoclássico . A harmonia entre as duas zonas históricas é o que confere à cidade um carácter único.
12. Centro histórico de Lyon (França)
A cidade de Lyon foi fundada no século 1 aC pelos romanos. Destaca-se desde os vestígios romanos do antigo Lugdunum às ruas medievais nas encostas de Fourvière e as casas renascentistas de Vieux , bem como as encostas da Croix-Rousse .
13. Verona (Itália)
A histórica cidade de Verona preservou um número considerável de monumentos da antiguidade greco-romana, da Idade Média e do Renascimento, como a Porta Borsari, o Arco dei Gavi, a Ponte Pietra, o teatro romano, a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori.
14. Rabat (Marrocos)
A cidade de Rabat é uma simbiose entre a cultura árabe-muçulmana e o modernismo ocidental. O local do Património Mundial engloba tanto a “cidade nova”, onde se encontram o Palácio Real e o Jardin d’Essais, bem como algumas zonas mais antigas da zona urbana do século XII.
15. Parque Nacional de Yosemite (Estados Unidos)
Yosemite National Park está localizado no coração da Califórnia com os seus vales de suspensão, inúmeras cachoeiras, lagos de circo, cúpulas polido, morenas e vales em forma de U . Neste parque encontramos exemplares de todas as formas de relevo granítico moldadas pelas glaciações, bem como de espécies animais e vegetais extremamente variadas.
16. Parque Nacional do Grand Canyon (Estados Unidos)
O gigantesco cânion esculpido pelo rio Colorado atravessa este parque localizado no estado do Arizona, que com 1.500 metros de profundidade é o desfiladeiro mais espetacular do mundo . Em suas camadas horizontais, a história geológica dos últimos dois bilhões de anos é refletida.
17. Havana Velha e suas fortificações (Cuba)
Fundado em 1519, o centro histórico da Havana Velha preserva uma mistura de monumentos barrocos e neoclássicos , além de um conjunto homogêneo de casas com arcadas, varandas, grades de ferro forjado e pátios.
18. Bali (Indonésia)
A paisagem cultural de Bali cobre uma área de mais de 19.500 hectares e inclui cinco terraços de cultivo de arroz com seus templos de água correspondentes, bem como o Templo Real de Pura Taman Ayun.
19. Catedral de Notre-Dame em Paris (França)
A Catedral de Notre-Dame é uma obra-prima da arte gótica que mostra o domínio das novas técnicas arquitetônicas adquiridas ao longo do século XIII e atinge uma harmonia entre arquitetura e escultura.
20. Obras de Antoni Gaudí em Barcelona (Espanha)
A Espanha entra nesta lista graças à obra de Gaudí em Barcelona. Trata-se de sete edifícios construídos pelo arquiteto na cidade ou nos arredores: Parque Güell, Palácio Güell, Casa Milá, Casa Vicens, obra de Gaudí na fachada da Natividade e a cripta da Sagrada Família, a Casa Batlló e a cripta da Colonia Güell . São a expressão de um estilo eclético e altamente pessoal, e deram uma contribuição excepcional para a evolução da arquitetura no final do século XIX e no início do século XX.
El Periódico