Reuters
Whoopi Goldberg foi suspensa do talk show “The View” da ABC, na terça-feira (1°), por afirmar que o Holocausto “não era sobre raça”, disse o presidente da divisão de notícias da rede, abordando o furor sobre os comentários.
Goldberg, de 66 anos, pediu desculpas por seus comentários na segunda-feira (31) durante uma aparição no “The Late Show” e novamente na próxima transmissão do “The View” na manhã de terça-feira.
“Com efeito imediato, estou suspendendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários errados e ofensivos”, disse Kim Godwin, presidente da ABC News, em comunicado publicado pela rede no Twitter.
“Enquanto Whoopi se desculpou, eu pedi a ela para refletir e aprender sobre o impacto de seus comentários”, disse Godwin. “Toda a organização ABC News se solidariza com nossos colegas, amigos, familiares e comunidades judeus”.
Goldberg e seus co-apresentadores de “View” estavam discutindo o Holocausto depois que um conselho escolar local no Tennessee votou para remover a graphic novel “Maus”, de Art Spiegelman, de seu currículo de artes linguísticas da oitava série. Os funcionários da escola do condado de McMinn citaram palavrões e nudez no trabalho vencedor do Prêmio Pulitzer.
“Isso são pessoas brancas fazendo isso com pessoas brancas, então vocês vão lutar entre si”, disse Goldberg em um ponto.
Grupos judeus e outros ficaram furiosos com as afirmações de Goldberg, que, segundo eles, contradiziam o fato de que os nazistas mataram cerca de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial com base em uma ideologia antissemita fomentada por Adolf Hitler de que eles eram uma raça inferior.
“Não, Whoopi Goldberg, o Holocausto foi sobre a aniquilação sistemática do povo judeu pelos nazistas – que eles consideravam uma raça inferior”, disse Jonathan Greenblatt, executivo-chefe da Liga Antidifamação, no Twitter em resposta aos comentários.
“Eles os desumanizaram e usaram essa propaganda racista para justificar o massacre de 6 milhões de judeus. A distorção do Holocausto é perigosa”, disse Greenblatt.
A comediante e atriz, nascida Caryn Johnson, ganhou um Oscar por seu papel no filme “Ghost”.