Imagine nascer afro-americano em Louisiana, dois anos após o fim da escravidão.
Imagine nascer mulher na época vitoriana, viúva aos 16 anos.
Imagine trabalhar como lavadeira durante a maior parte de sua curta vida, com um (novo) marido que a desencoraja de seus sonhos empresariais.
Imagine que você perde a maior parte do seu cabelo.
Aprenda sobre a vida de Sarah Breedlove, também conhecida como Madame CJ Walker, uma mulher que tinha melhores desculpas do que a maioria para desistir, ir para a cama e acabar com sua vida.
Ela não, e é por isso que a conhecemos como a primeira mulher afro-americana milionária. Vindo de um passado difícil e do trauma da perda de cabelo, ele lançou um império de cuidados com os cabelos que lhe rendeu uma fortuna.
O negócio de Walker empregava milhares de mulheres negras e sua riqueza financiou grandes instituições afro-americanas, do Instituto Tuskegee à NAACP. A casa de Walker tornou-se um centro para os pensadores do Harlem Renaissance. Graças à sua riqueza e influência, ele ajudou a criar refúgios para os afro-americanos em uma época de ressurgimento do racismo.
Como a adversidade gera inovação
Madame Walker não apenas superou a adversidade, ela fez da adversidade sua inspiração. O resto de nós poderia aprender com ela.
Walker já sabia algumas coisas sobre os desafios de ser uma mulher negra na América do século 19. Sua experiência com a queda de cabelo deu a ela uma visão ainda mais pessoal das dificuldades impostas às suas companheiras negras. Isso a ajudou a alcançar a ideia de negócio que a tornou famosa.
Como o lendário investidor de startups Paul Graham diz:
“A maneira de obter ideias de startups não é tentar pensar em ideias de startups . É procurar problemas, de preferência problemas que você mesmo tenha… O verbo a usar em relação a ideias de startups não é ‘pensar’, mas ‘observar”.
Aqueles que viram o sofrimento muitas vezes sabem melhor como resolver o sofrimento, para si e para os outros. Os produtos de cuidado de Madame Walker ajudaram muitas mulheres a sentir a dignidade e a beleza que Walker desejava.
Mas a adversidade dá mais do que apenas uma visão. Ela fornece a clareza e a motivação necessárias para transformar essa visão em ação.
Tendemos a trabalhar mais quando conhecemos nosso inimigo e tendemos a ficar mais fortes quando treinamos sob resistência. As pessoas que saíram da adversidade costumam ser mais corajosas, mais inteligentes e mais habilidosas porque treinaram nos campos mais difíceis que a vida tem a oferecer.
Aproveitar a adversidade
Nem todas as adversidades são iguais. Algumas pessoas experimentam um verdadeiro sofrimento de injustiça que pode parecer esmagador.
Alguns podem se sentir como pesos leves em comparação. Mas todos nós sofremos. A questão é o que faremos com esse sofrimento.
Embora Madame Walker não tenha recebido justiça em sua vida, ela criou algumas realidades surpreendentes de sua adversidade. Você pode fazer o mesmo e começar com qualquer desafio, não importa o tamanho.
Identifique seu problema
O que te parou, te marcou ou simplesmente te incomodou? Depois de conhecê-lo, você pode transformá-lo em sua inspiração.
Comece a “perceber”
O que o tornou diferente dessa experiência adversa? Você pode descobrir que sua adversidade permite que você veja coisas que ninguém mais notou, assim como Walker foi capaz de ver, através de sua própria perda de cabelo, e foi capaz de construir um império de cuidados com os cabelos.
Você pode ter vivido perto da linha da pobreza, mas essa experiência pode ter lhe dado o que é preciso para ensinar habilidades financeiras. Você pode ter sofrido com problemas de saúde, mas talvez tenha visto como os hospitais podem deixar os pacientes mais confortáveis.
Que melhor fonte de inovação do que resolver seu próprio problema?
Personifique sua adversidade. Imagine um valentão que você deve derrotar, ou um crítico que você deve silenciar. Com cada ação que você toma, você silenciará aquele crítico e colocará os músculos do valentão para trabalhar para você. Não deixe sua adversidade passar até que ela lhe sirva. Sua própria revolução começa quando sua adversidade se torna sua vantagem.
Suas adversidades e as do mundo
A maioria das aulas de história subestima a importância do legado de Walker e seus dons para as primeiras instituições da cultura afro-americana e dos direitos civis. Na história de Madame Walker, vemos não apenas como ela superou sua própria adversidade, mas também como a inovação desempenhou um papel na igualdade social na América.
Adversidade e inovação hoje compartilham a mesma relação. E se você enfrentar sua própria adversidade com a coragem de Madame Walker, poderá se surpreender como também pode ajudar a resolver problemas no mundo.
James Walpole é escritor e comerciante de startups. Ele escreve regularmente em jameswalpole.com.