O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou, no início da madrugada desta quinta-feira (24), horário de Brasília, o início das operações militares no leste da Ucrânia, alegando necessidade de proteger os civis. Ataques foram registrados em cidades de todo o país. O governo ucraniano afirma que a invasão não se resume às regiões separatistas de Donetsk e Luhansk, reconhecidas pela Rússia na segunda-feira (22).
Na manhã desta quinta, a Ucrânia é atingida por uma segunda onda de mísseis, segundo um assessor próximo do presidente Volodymyr Zelensky. O governo ucraniano fala em oito mortos e diz que está respondendo aos ataques. Trata-se da mais grave crise militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
Ao anunciar operação militar, Vladimir Putin diz: “quem pensar em intervir e tentar nos parar, saiba que a resposta russa será imediata e levará a consequências nunca vistas”.
Presidente russo disse que responsabilidade por ‘derramamento de sangue’ será do governo ucraniano. pic.twitter.com/hGzgx45b3q
— Muvuca Popular (@MuvucaPopular2) February 24, 2022
Sirene alerta habitantes de Kiev, capital da Ucrânia, para possíveis ataques aéreos na cidade. pic.twitter.com/hkOa4zooxO
— Muvuca Popular (@MuvucaPopular2) February 24, 2022