The news is by your side.

Rússia e Ucrânia iniciam negociações em Belarus

0

 

Representantes do governo da Ucrânia chegaram à Belarus na manhã desta segunda-feira (28), para participarem das negociações de cessar-fogo com o governo da Rússia. Dentre as exigências, além do cessar-fogo imediato, está a retirada de tropas russas. “A questão chave é um cessar-fogo e a retirada das tropas do território ucraniano”, diz uma nota da presidência ucraniana.

O ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, lidera a delegação ucraniana. As negociações acontecem no quinto dia da ofensiva russa, no momento em que a invasão encontra uma forte resistência para avançar contra Kiev. O negociador russo Vladimir Medinsky confirmou que o encontro começaria por volta das 12h (horário local, 6h no horário de Brasília).

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse que a Santa Sé “está pronta a facilitar as negociações”. A proposta do Vaticano foi feita algumas horas antes do início das primeiras conversas entre as partes em Belarus. “A Santa Sé, que nos últimos anos tem acompanhado de forma constante, discreta e com grande atenção os acontecimentos na Ucrânia, oferecendo sua disponibilidade para facilitar o diálogo com a Rússia, está sempre pronta para ajudar as partes a retomarem o caminho do diálogo”, afirmou o número dois do Vaticano em uma entrevista concedida a jornais italianos.

 

Com AFP

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação