Da Redação
Em 2021, pela 29° vez consecutiva, a Orfeu Cafés Especiais foi uma das premiadas do Cup of Excellence, um concurso internacional considerado o Oscar do Café Especial. Seu microlote da variedade Geisha encantou os jurados e foi avaliado em 87,47 pontos.
Como regra do concurso, parte deste microlote foi colocada à venda em leilão para compradores internacionais, sendo arrematada a R$ 14 mil por saca (R$ 292,00 por quilo), cerca de dez vezes o custo da saca de café tradicional comercializada no Brasil. A Orfeu criou uma edição limitada, serão 500 garrafas numeradas que serão vendidas na loja virtual da Orfeu e em alguns mercados e empórios do Brasil.
Um café ancestral e repleto de história, que teve suas sementes originais trazidas diretamente da Etiópia para o Brasil e cultivadas no terroir da Fazenda Rainha, na região Mogiana de São Paulo, a 1.570 metros de altitude, naquela que é a lavoura mais alta do Brasil.
A Etiópia é o berço do café, suas terras guardam as sementes milenares dessa planta e deram origem aos primeiros pés de Geisha, uma das variedades de café mais raras e cobiçadas do mundo.
De sabor exótico e adocicado, seus grãos são usados ainda hoje nas Cerimônias de Café da Etiópia. As cerimônias acontecem ao redor de um pequeno altar, onde a família se reúne para conversar e fortalecer os laços. Os grãos de Geisha são torrados e moídos na hora, sempre pelas mãos de uma mulher, a Senhora do Café. Os aromas da torra se espalham pelo ambiente, criando uma atmosfera perfumada e convidativa, aflorando sentimentos de paz, alegria e conexão entre as pessoas.
A união do café com um dos melhores terroirs para café do mundo resultou em uma bebida de doçura marcante e acidez equilibrada, com notas de açúcar mascavo, florais de jasmin, laranja e a doçura do mel. De corpo aveludado, com uma finalização prazerosa e persistente, Orfeu Geisha encantou os paladares mais exigentes no Cup of Excellence, mais respeitado concurso de cafés do mundo.
Com informações da Forbes