Em entrevista à Radio Super, de Belo Horizonte, nesta quinta-feira (24), Lula descartou o apoio de Dilma Rousseff em um eventual governo petista, “não tem sentido uma ex-presidente da República trabalhar e auxiliar em um outro governo”. “Tenho profundo respeito pela Dilma, a Dilma tem uma competência técnica extraordinária, mas tem muita gente nova que surgiu depois que governamos esse país”.
Um dos entrevistadores lembrou Lula que ele mesmo aceitou assumir a pasta da Casa Civil de Dilma Rousseff em março de 2016. “Quando eu fui convidado pela Dilma, eu disse para Dilma que em um Palácio não cabem 2 presidentes”, afirmou. Na época, Lula tentava escapar da Operação Lava Jato garantindo o foro privilegiado. A manobra durou menos de um dia. Em menos de 24 horas, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a nomeação.
A respeito de José Dirceu e José Genoino, Lula disse: “Todos eles são meus amigos e tenho um profundo respeito por eles, mas obviamente eles não vão repetir a passagem deles pelo governo”. A fala do presidente acontece depois que José Dirceu afirmou, publicamente, que eles estão criando um projeto socialista para o Brasil.