The news is by your side.

TCE aplica restrições às diárias de primeiras-damas

0

 

O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apontou, em resposta à consulta formulada pela Prefeitura de Tangará da Serra, a impossibilidade de concessão de diárias às primeiras-damas sem vínculo jurídico com a administração pública, para acompanhar o cônjuge em viagens em que estiver representando o município.

Em seu voto, o conselheiro Sérgio Ricardo ressaltou que “a primeira-dama, na função de esposa do prefeito, por não possuir vínculo jurídico com a administração pública nem figurar como colaboradora eventual, não tem direito ao recebimento de diárias para acompanhar o cônjuge em viagens quando este estiver representando o município”.

O relator ponderou, contudo, que é possível a concessão e o pagamento de diárias na hipótese de a primeira-dama ocupar cargo para prestação de serviço não remunerado de relevante interesse para o município, com expressa previsão legal. “É possível a concessão e o pagamento de diária à primeira-dama quando, no exercício dessa função, ela se afastar da sede para outro ponto do território nacional ou para o exterior em caráter eventual ou transitório”, completou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação