Da Redação
O aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, vai ganhar status temporário de terminal internacional para receber a delegação do Melgar, time peruano que estreia contra o Cuiabá pela Copa Sul-Americana, amanhã (7).
A liberação foi anunciada nesta quarta-feira (6) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conforme o órgão, o Governo de Mato Grosso enviou os dados necessários exigidos pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), Receita Federal e Polícia Federal.
O voo da delegação peruana partiu nesta manhã de Lima, capital do país. A viagem demora entre 11h e 12 horas.
A Conmebol, responsável pela organização do torneio, havia levantado a hipótese de dar a vitória ao Melgar por W.O, com a justificativa de que o time do Cuiabá não disponibilizou um aeroporto internacional a uma distância máxima de 150 km do local do jogo.
A internacionalização do Marechal Rondon se arrasta, pelo menos, desde o início das obras para a Copa do Mundo no Brasil, em 1012. O projeto de reforma do aeroporto incluía adaptação para critérios internacionais, mas não houve avanço para o novo status.
Em 2019, a direção do aeroporto passou para o Consórcio Centro-Oeste Airports e havia expectativa de que os voos internacionais começassem a ser operados já no início de 2020. A intenção era transformar o Marechal Rondon em hub internacional, uma central de conexão para vários países.