Da redação
Um caso de maus-tratos aos animais foi registrado na última terça-feira (26), em um condomínio, no bairro Recanto das Seriemas, em Cuiabá. Um homem matou um cachorro e feriu outro na cabeça, com golpes de facão. Os cachorros são da raça Pitbull.
Segundo a dona dos animais, assim que ela chegou em casa e abriu o portão, os cachorros escaparam e atacaram uma cadela vira-lata que passava pela rua. A mulher ainda tentou impedir o ataque, mas sem sucesso. O dono da cachorra, no entanto, estava com um facão em mãos e desferiu os golpes.
A mulher registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, porém, segundo foi informada, o prazo para abrir a investigação pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) é de três dias, pois alegam serem apenas 9 investigadores para atender a demanda de todo o estado.
Ela afirmou em seu depoimento, que seus cães são doceis e que nunca atacaram nenhuma pessoa ou animal. Após o ataque, a mulher levou os animais imediatamente ao veterinário. O Pitbull macho morreu e a fêmea segue internada e gravemente ferida.
Crime:
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.