Da Redação
Garantir o acesso das famílias consideradas em risco de vulnerabilidade social tem unido o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Várzea Grande, nos repasses de recursos do Programa ‘Ser Família Emergencial’.
“Temos redobrado os cuidados com aquelas pessoas e famílias que vivem em risco, ainda mais com a inflação alta e os constantes aumentos nos gêneros alimentícios e nas tarifas de serviços essenciais como energia elétrica, água, combustíveis entre outros”, disse o prefeito Kalil Baracat, logo após a solenidade de entrega de mais de 1.500 títulos definitivos de propriedade feitas pelo governador Mauro Mendes e pelo próprio prefeito.
Kalil enalteceu os esforços do Governo do Estado na área social sob o comando da primeira-dama, Virginia Mendes, com suporte da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania que tem atuado em comum acordo com a primeira-dama de Várzea Grande, Kika Dorilêo Baracat e com a Assistência Social da segunda maior cidade de Mato Grosso, para que o atendimento realizado, as famílias em risco de vulnerabilidade social, seja mais efetiva e resolutiva.
A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande recebeu, no último dia 09 de maio, os novos cartões do Programa ‘Ser Família Emergencial’ que serão distribuídos as famílias cadastradas. A entrega dos novos cartões começa a ser realizada no dia 13 de maio, próxima sexta-feira a partir das 8 horas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para as pessoas como nome iniciados com a letra A.
Nos dias 16 a 18 todos os demais receberão seus cartões, das 8h às 17 horas, no Centro Pastoral Padre Aldacir Carniel – CEPAC, localizado na região central da cidade. O município recebeu mais de 8 mil cartões.
A titular da pasta, Ana Cristina Vieira, disse que a Secretaria de Assistência Social segue nesta semana com uma extensa programação de entrega de outros benefícios sociais como cestas básicas e filtros de barro a diversas localidades, entrega estas já agendadas, e que também conta com a parceria do Governo do Estado.
Ana Cristina informou ainda que o município de Várzea Grande recebeu 8 mil cartões do Programa Ser Família Emergencial, e que as famílias beneficiadas com a transferências de renda, irão receber o valor de forma retroativa.
Ela frisou ainda que existe toda uma logística para a distribuição e um cuidado especial para fazer chegar aos detentores do direito, os recursos do ‘Ser Família Emergencial’.
A troca dos cartões se deve em função do Governo do Estado de Mato Grosso romper o contrato com a empresa Eovale (Meovale) em seguida, abrir uma nova licitação de forma emergencial, para não prejudicar as famílias que dependem do auxílio. Segundo o Governo, o rompimento ocorreu após o Estado repassar recursos a empresa que não repassou aos beneficiários.
A coordenadora do Programa de Proteção Básica de Várzea Grande, Bernadete Miranda alertou para a necessidade de o beneficiário apresentar os seus documentos pessoais, para o recebimento do cartão. “Esses documentos serão exigidos por isso é preciso que o beneficiário certifique toda a documentação antes de ser dirigir ao CEPAC”, completou.