The news is by your side.

Rio de Janeiro tem 80% das amostras de areia de praias contaminadas por coliformes

0

Da Redação

Um estudo realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro aponta que 80% das amostras coletadas de areias da orla carioca têm alta contaminação por coliformes fecais. Na prática, 19 dos 24 pontos pesquisados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram classificados como “não recomendados” para o público.

No processo de avaliação da faixa litorânea do Rio, a qualidade da areia pode ser classificada como ótima, boa, regular e ruim. De acordo com o levantamento, a contaminação da orla se dá principalmente pela “presença de fezes de cachorros”.

Entre os trechos desaconselhados à população aparecem praias conhecidas pelos turistas, como a Praia Vermelha, de Botafogo, Leme e Copacabana, todas na Zona Sul. Trechos mais nobres da orla fluminense, como Ipanema e Leblon, também aparecem com uma grande quantidade de coliformes em determinados pontos.

Além das praias da Zona Sul, grande parte da orla da Ilha do Governador e Paquetá apresentam altos níveis de bactérias, fungos e parasitas, segundo o boletim da prefeitura.

Por outro lado, três pontos de coleta da prefeitura do Rio de Janeiro alcançaram o nível ótimo de qualidade: Praia do Flamengo, Praia de Ipanema (altura da Rua Maria Quitéria) e Praia de São Conrado (altura do Hotel Nacional).

Para o biólogo e pesquisador Mário Moscatelli, o resultado na cidade do Rio de Janeiro é “triste”, mas “não surpreende”. Ele explica que a liberação dos esgotos no mar e o aumento no volume de fezes liberadas nesses locais são os principais responsáveis para o cenário atual da orla carioca.

“Fezes de moradores de rua, fezes de animais, esgoto proveniente das galerias de águas pluviais ou de canais que ligam lagoas às praias são os maiores vilões por trás disso tudo. E precisamos lembrar que o Rio de Janeiro é uma cidade turística e precisa desses recursos naturais”, explicou.

 

Fonte: CNN

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação