The news is by your side.

TSE encontra cerca de 200 falhas em teste nas urnas

0

Da Redação

O Tribunal Superior Eleitoral(TSE) realizou um teste nos sistemas de totalização de votos e detectou cerca de 200 falhas nos softwares que serão usados nas eleições de outubro deste ano.

Iniciado na última segunda-feira (20), o procedimento foi realizado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná e envolveu cerca de 100 servidores e colaboradores do TSE e do TRE. Os testes duraram cinco dias e buscaram reproduzir vários cenários de uma eleição real.

O objetivo é encontrar possíveis falhas nos sistemas usados nas eleições, a fim de que sejam corrigidos a tempo. Segundo o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José de Melo Cruz, “bug é bom”, uma vez que o objetivo é justamente encontrar  equívocos agora e corrigi-los antes das eleições. Segundo o tribunal, a maioria deles foi corrigido imediatamente.

Além do sistema de totalização, foram testados o sistema de divulgação de candidaturas (no qual o TSE publica dados de todos os candidatos), as versões dos programas usados nas urnas no primeiro e no segundo turno, e as ferramentas usadas para fazer auditoria da votação.

Segundo o TSE, em julho, os sistemas devem passar por novos testes, “quando representantes e usuários de todos os 27 TREs testarão os sistemas em quatro Regionais do país.”

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação