O ex-juiz Sergio Moro anunciou, nesta terça-feira (12), a pré-candidatura ao Senado pelo Estado do Paraná. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública vai ser o representante do União Brasil na disputa.
“Como nos tempos de juiz, escutei muito e tomei minha decisão: sou pré-candidato ao Senado pelo Paraná, minha terra. Precisamos de renovação, de mudança. Eu acredito que, a partir do Paraná, podemos criar novas leis, fazer aquilo que é justo na legislação atual”, disse Moro em vídeo divulgado durante o evento, realizado em Curitiba (PR).
“O meu entendimento é que o Paraná precisa de lideranças fortes, vozes robustas, focalizando os interesses do Paraná e também contribuindo para a boa formação da política nacional. O Paraná é um estado que tem um potencial gigantesco, enorme, mas, às vezes, temos a percepção de que fica sub-representado na esfera política”, completou.
Moro se filiou inicialmente ao Podemos, com intenção de concorrer à Presidência. Porém, ele trocou de legenda às vésperas do prazo eleitoral, no fim de março. Inicialmente, o ex-juiz havia mudado seu domicílio eleitoral para São Paulo, onde pretendia disputar a posto de senador. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) barrou a mudança, em obstáculo que forçou o movimento de Moro ao Paraná.
Questionado sobre eventual judicialização de sua pré-candidatura, Moro negou que esteja preocupado. “Zero risco, zero receio de impugnação. Os fatos e o direito estão do nosso lado. Agora, é surpreendente como é difícil para pessoas como eu se colocar no mundo político”, defendeu o ex-juiz.