O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse, nesta quinta-feira (21), que os Estados Unidos não são “exemplo de processo eleitoral”. A declaração ocorre um dia após o porta-voz americano Ned Price desacreditar o presidente Jair Bolsonaro (PL) após o mandatário criticar as eleições brasileiras em encontro com embaixadores.
“Estados Unidos não é um exemplo de processo eleitoral. Quantas e quantas eleições lá são contestadas? A gente tem que respeitar, é um grande parceiro econômico do Brasil, mas não são eles que vão ditar regra no nosso país”, disse o ministro, em entrevista ao programa Perspectivas do SBT.
Na última segunda-feira (18), Bolsonaro reuniu embaixadores no Planalto e fez críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Questionado pelo SBT sobre qual foi o retorno que os diplomatas dos EUA receberam da embaixada no Brasil sobre a reunião, o porta-voz estadunidense respondeu:
“Eu posso comentar o assunto amplamente e, na forma mais ampla, isso é algo que temos conversado desde o ano passado. Temos falado de maneira privada com funcionários sêniores do governo brasileiro, mas nós também tornamos nossa visão pública”. Price se referiu à nota da embaixada dos Estados Unidos em Brasília, emitida na terça-feira (19), na qual o governo americano afirma ter confiança no sistema eleitoral brasileiro.
Ciro Nogueira rebateu: “Nós temos autonomia e instituições fortes no nosso país, e eu acho que eles não são exemplo”.