Da Redação
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), assinou, nesta terça-feira (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de mais duas Estações de Tratamento de Água (ETA) no município – a ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol, que será construída com a participação do Governo do Estado e que tem capacidade de tratar 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia; e a ETA Imigrantes, construída na região do bairro 7 de Maio, com capacidade de tratamento de 125 litros por segundo, ou 10,8 milhões de litros por dia.
As duas obras juntas representam investimentos da ordem de R$ 55 milhões a custos iniciais, já que essas duas novas ETAs demandaram novas obras de adutora de captação e rede de distribuição.
A ETA Imigrantes será construída com recursos próprios da Prefeitura, por meio de financiamento da Caixa Econômica. A previsão para construção é de até 8 meses. Ela terá capacidade para atender cerca de 70 mil pessoas que hoje são atendidas pelo Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde e Capão do Pequi.
A ETA Barra do Pari, que será construída com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e que conta com contrapartida do Município, tem previsão de construção de até 11 meses. Ela será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas. Depois de pronta, atenderá cerca de 140 mil pessoas de 30 bairros de Várzea Grande na região atualmente atendida pelo Sistema 2, que é abastecida pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Mateus e São Simão.
“É uma data marcante para nós. Porque resolver a questão da água na cidade foi um compromisso que eu assumi com a população de Várzea Grande durante a minha campanha. Com essas novas ETA, a gente vai dar um salto no abastecimento de água na cidade”, ressaltou Kalil Baracat, lembrando que em dezembro do ano passado a Prefeitura já havia entregado a ETA Grande Cristo Rei, que produz 320 litros de água por segundo, ou 27,648 milhões de litros por dia, e atende toda a região do Grande Cristo Rei.
O tratamento da água nessas novas estações será do tipo convencional, composta pelo conjunto dos processos sequenciais de Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção e Fluoretação. “Ano passado colocamos em funcionamento a ETA Grande Cristo Rei, que foi iniciada na gestão da prefeita Lucimar Campos e nós terminamos a obra e colocamos a Estação para funcionar, atendendo todo o Cristo Rei. Somada a essas duas novas ETA vamos dobrar a produção de água em Várzea Grande”.
O diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Carlos Alberto Simões de Arruda, explicou que as obras das duas estações vão ocorrer ao mesmo tempo. “As obras vão acontecer ao mesmo tempo e após o início da operação dessas duas ETA, os consumidores terão o fornecimento de água na quantidade necessária e com a qualidade necessária, o que também é de suma importância”.