Reeducandos de Centros de Ressocialização de Cuiabá recebem novas oportunidades de reinserção na sociedade através do trabalho de limpeza e zeladoria pública, executados diariamente em diferentes pontos da cidade.
O projeto que é realizado desde 2018 pela Prefeitura de Cuiabá, por meio de termo de cooperação técnica firmado entre a empresa Eletroconstro Prestação e Terceirização de Serviço LTDA e Fundação Nova Chance (Funac), atualmente emprega mais de 60 detentos, dos regimes fechado, semi-aberto e aberto. Deste total, dez já atuam de carteira assinada, tendo assegurado todos os direitos garantidos por lei a qualquer trabalhador civil.
O diretor administrativo da Eletroconstro, Neimar Toledo explica que, seguindo os trâmites do projeto, a admissão acontece por meio de contrato de serviço simples junto a Fundação Nova Chance. Mas, para incentivar o trabalhador a seguir a vida de forma honesta, a empresa oferece essa modalidade de contratação aos que mais se destacam no cumprimento das funções e que se encaixem nos regimes semi-abertos e abertos.
“Os reeducandos que querem recomeçar a vida de forma honesta sofrem preconceitos sem precedentes e, por não conseguirem oportunidade, muitas vezes voltam ao mundo do crime. Por essa razão, a oferta de carteira assinada é nossa forma de contribuir com a sociedade, devolvendo a ela um cidadão que se arrependeu de seus crimes e que visa ganhar a vida com o seu trabalho”, pontuou o diretor.
A possibilidade de registro também é ofertada aos que recebem alvará de soltura. Neste caso, o trabalhador que já estava sendo avaliado enquanto cumpria pena, passa por nova triagem e teste vocacional em diversas áreas para saber em qual se adapta para seguir com a contratação.
Essa nova chance foi garantida ao Daniel Rosa, 55 anos, que, após 6 anos de detenção, pôde recomeçar a vida com dignidade.
“A maioria que sai da cadeia não têm perspectiva de recomeço por conta da discriminação. E esse projeto deu a mim e a diversos outros detentos a oportunidade de recomeçar. Hoje tenho minha moto zera e quitada com o suor do meu rosto. Trabalho aqui já vai fazer cinco anos, pois comecei na Nova Chance e depois de sete meses entrei na Eletroconstro e estou trabalhando na zeladoria da cidade até hoje. Foram 6 anos de prisão e agora todo esse tempo que junto com minha esposa, que é faxineira, lutamos e estamos crescendo. Meus sonho agora é somar ainda mais na empresa e já estou sendo avaliado pra trocar de cargo. É uma oportunidade de ouro que quem realmente quiser, não volta pro crime. Eu só tenho a agradecer essa parceria da Nova Chance, da Eletroconstro e da Prefeitura, pois mudou minha vida’, enfatizou o servidor.
Para o prefeito Emanuel Pinheiro saber que o trabalho realizado pela gestão está transformando para melhor a vida das pessoas é gratificante.
“Estamos há cinco anos e meio levando a humanização para a vida dos cuiabanos por meio de nossas secretarias e nossos parceiros que somam com elas. E esses resultados fantásticos de transformação de vida é o sinal de que estamos no caminho certo. E com toda certeza seguiremos firmes nessa missão de mudar pra melhor a vida da nossa população, especialmente das que mais precisam do poder público”, enfatizou o prefeito.
SELEÇÃO
A seleção dos trabalhadores é realizada por criteriosa avaliação da própria gestão dos presídios.
Todos saem com tornozeleiras eletrônicas que ficam abaixo dos uniformes para que não haja discriminação. Os servidores são acompanhados por fiscais e supervisores. A jornada é realizada de segunda à sábado, das 7h às 17h com duas horas de almoço.
Os proventos dos detentos é depositado em conta própria, onde 50% fica à disposição do mesmo e os outros 50% fica em poupança retida, estando à disposição no ato da soltura.
Da Assessoria
Oziane Rodrigues