Da Redação
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), promoverá, a partir de 1º de agosto, o ‘Mês de Proteção ao Bem-Estar Animal’. Os eventos serão realizados em unidades de ensino, no auditório da Prefeitura de Cuiabá, canil municipal e na Praça Alencastro. Todas as atividades serão abertas à população em geral.
A iniciativa tem como premissa, viabilizar um amplo debate sobre os assuntos inerentes ao tema, como a violência contra os animais, o papel das Organizações Não Governamentais (ONGs) e a importância dos protetores de animais independentes, por meio de palestras e rodas de conversas, com a participação de convidados e representantes da sociedade civil.
O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, afirmou que as ações são pautadas na efetivação da educação animal, contribuindo para diminuição de casos de maus-tratos e abandonos dos indefesos.
“Infelizmente, sabemos que em nossa cidade há muitos bichinhos em situação de vulnerabilidade. Nós, enquanto gestores, temos que agir, para que esse mal se perpetue em nossa comunidade. Essa semana especial vem para mostrar justamente isso, que se cada um fizer a sua parte, vamos ter uma convivência muito melhor e mais agradável com eles”, salientou o gestor.
A titular da DBEA, Beatriz Del’Isola, pontuou que essa é mais uma proposta da gestão Emanuel Pinheiro em fazer com que ações do Executivo Municipal alcancem aqueles que mais precisam. “Sabemos que muitos munícipes não tem condições, ou, muitas vezes não sabem tratar de maneira correta seus animais. A nossa ideia é justamente essa, levar conhecimento a todos, sejam eles, crianças e adultos, garantindo uma melhor qualidade de vida dos pets, partindo dos lares cuiabanos”, frisou.
Dados oficiais
Somente nos primeiros seis meses deste ano, a Pasta já conta mais 600 atendimentos prestados à população, o que compreende castrações (310); resgates (82); assistência médica veterinária (70) e denúncias (166), no período de janeiro a junho.
Além disso, em maio, o prefeito lançou a obras do Hospital Veterinário Municipal (HVM), o Complexo Manchinha, colocando, mais uma vez, a capital em evidência, como única da rede pública a dispor de um ambulatório de saúde destinado ao atendimento exclusivo de animais domésticos (cães e gatos).